quinta-feira, 10 de novembro de 2016

OCUPAÇÃO: EMBURRECIMENTO DA EDUCAÇÃO

Ocupações lideradas por... desocupados?

A invasão (chamada de ocupação) de escolas por grupelhos de estudantes que protestam contra a PEC 241 e a reforma do ensino médio é a prova de que nosso país é de terceiro mundo. Ao invés de tomarem as ruas com suas ideias, fazerem manifestações como aquelas que derrubaram a ex-presidente Dilma Roussef, uma minoria de estudantes prejudica a maioria de seus colegas com protesto que não dará em nada. Claro... esse grupelho está sendo insuflado por outros interesses. A massa de manobra da “vida de gado” que já cantava Zé Ramalho em sua música. Ela não existe apenas de um lado. Como já dizia uma frase “quem não tem opinião própria serve como instrumento daqueles que têm”.

Invadir uma escola e impedir aulas é o maior contra-senso para quem, na teoria, luta pela melhoria da educação. Se fosse para efetivamente protestar, poderiam ocupar o Congresso Nacional, onde estão aqueles que vão votar as PECs (Projeto de Emenda Constitucional) e outras mudanças. Conturbar o ambiente escolar tão somente empobrece o ensino, emburrece a educação. Mas o objetivo não é nem protestar contra isto ou aquilo. É fazer oposição ao governo “ilegítimo” de Michel Temer. Enquanto a educação for tratada como disputa política, o Brasil continuará sua sina de um país de terceiro mundo.

Todos puderam acompanhar pela imprensa que algumas instituições de ensino  onde seriam realizadas provas do Enem estavam ocupadas pelos manifestantes. O Inep, instituto que coordena as provas e sua logística já anunciou que para mobilizar a estrutura para que os estudantes que não puderam fazer a prova a façam no dia 3 de dezembro, o custo será de R$ 15 milhões. O governo federal terá que bancar. Com o nosso dinheiro de impostos, claro... aí se depreende uma outra leitura: as ocupações causam prejuízos à educação e ao erário público. E nós pagamos a conta duas vezes. Menos mal que o governo diz que tentará cobrar judicialmente das entidades que patrocinam esta mobilização este prejuízo.

Particularmente sou totalmente favorável que as pessoas manifestem suas ideias, seus anseios e suas discordâncias. Só assim se provoca o debate. Mas cada coisa no seu lugar. Impedir pessoas de ir e vir, atrapalhar aulas e provas, prejudicar ainda mais o sucateado ensino brasileiro, é um desserviço à educação. Gostaria de saber por que não existe a mesma motivação para fazer um mutirão e dar uma geral nas escolas. Pelo menos um faxinão. Quem sabe juntar esta energia mal canalizada para angariar fundos para mais equipamentos ou segurança. E ir protestar no foro competente onde serão tomadas as decisões sobre os temas em debate.

Fora isso, é muita espuma para pouca onda.


DONALD E PATETA

O (Donald) Trump venceu, o resto do mundo ficou com cara de pateta. Mas o mais fantástico é o número de pessoas reverberando com opiniões tão profundas que até assustam aos seres humanos ditos normais. A gente não consegue nem entender direito o processo eleitoral estadounidense... como queremos opinar sobre a eleição de lá?


NO FACE

Pra variar é nas redes sociais que lemos pessoas empenhadas em defender ou atacar Trump. Como se ele estivesse aí para o que pensam os intelectualóides de facebook.

Aí um amigo posta a seguinte frase, muito bem dita: “Cada vez que abro o facebook vejo tanta gente que sabe de tudo que não ouso me manifestar frente tanta sabedoria... Resta-me ficar aqui cada vez mais ciente de nada saber”. Bingo!


ZOAÇÃO

Os intelectualóides de facebook cansam, mas o brasileiro é bom mesmo em zoar as situações, independente de sua seriedade. Aí o cara vê esta nas redes: “Pra quem já acordou com Dilma reeleita, Trump é fichinha”. Aliás, não faltaram memes de todos os tipos sobre o presidente eleito dos EUA.


NOVES DENTRO

O feriado de 15 de novembro marca o dia em que será obrigatório ter a agenda atualizada com o novo dígito 9 nos celulares.


VIVO MATA!

A operadora Vivo vai ganhar o título de “a maior enchedora de saco do ano”. Não é possível!!!  O uso do call center é extremamente abusivo. Liga para os clientes várias vezes ao dia e quando o cliente atende, a ligação cai. Nem com a inscrição no serviço de proteção ao consumidor para não receber mais telemarketings, eles não param!  O efeito que surte é o contrário. Ia fechar negócio com a GVT. Soube que a Vivo comprou, não fechei mais. Minha conta da Vivo de pós, virou pré-paga. Uso mais a TIM, agora...
  

Mais de 10 ligações por dia, todos os dias. 

Aliás, por esta razão e por efetuar cobranças abusivas e ilegais, está sofrendo ações na Justiça por danos morais. Todo mundo que recebe as ligações deveria procurar o Procon e, depois, a Justiça. Só uma avalanche de ações e condenações, com muito prejuízo financeiro, pode fazer uma gigante dessas entrar nos trilhos e passar a respeitar o consumidor.


Nenhum comentário: