segunda-feira, 28 de novembro de 2016

JUSTIÇA SEJA FEITA


A notícia de que cinco mulheres reagiram e dominaram um assaltante pé-de-chinelo em Blumenau me fez viajar no grande, complicado e insolúvel problema da violência urbana. A cena foi gostosa de ver na tevê. O assaltante subjugado, jogado ao chão, prensado entre a calçada e a humilhação. É nessas horas que nos vemos cansados da incompetência do sistema e consideramos justa toda forma de revide. É nessas horas que rasgamos a lei teórica para fazer justiça na prática. É nessas horas que o dito “bandido bom é bandido morto” não assusta tanto assim.

As pessoas comuns, trabalhadoras, cansaram de ser ameaçadas na rua. Roubadas. Agredidas, ainda que somente psicologicamente. Quem já teve sua casa arrombada por ladrões, sabe do fantástico sentimento de impotência que se abate sobre si. É como se eles tivessem acesso ao bem estar de sua família a hora que bem entenderem. Comerciantes que já tiverem seu estabelecimento furtado ou, pior, assaltado à mão armada, sabem que é revoltante pagar altos impostos, custo social para dar emprego e ver um qualquer levar o fruto de seu trabalho.

Todos sabemos que a lei jamais dará jeito nisso. Não há competência, não há estrutura e não há dinheiro. Não se investe o suficiente em educação de base para buscar resolver o problema em seu nascedouro. Não há policiais suficientes nas ruas, com tecnologia suficiente para dar a impressão de segurança ao cidadão. Não há dinheiro para manter um sistema carcerário que funcione. Não há competência legislativa para efetivamente punir aquele que é preso. Uma coisa puxa a outra para o fundo do poço. Por isso, mesmo que ao avesso da lei formal, nos parece cada vez mais comum e, pior, justo, que as pessoas façam algo para se proteger; que as pessoas reajam a esta situação; que os bandidos paguem na prática pelos seus atos.

Não será surpresa se, daqui a pouco, a população brasileira começar a considerar prudente ter uma arma em casa, com venda legal e facilitada, como nos Estados Unidos. Não me surpreenderei _ como pareço não me surpreender mais – quando vejo as vítimas reagirem, socarem, lincharem seus algozes. Todos nós sempre nos deliciamos com a vitória da parte mais fraca. E em relação à violência indiscriminada, nos colocamos na posição da vítima. Passou da hora do sistema se preocupar com isso. Daqui a pouco, ali na frente, a reação (tão condenada pelos policiais) e a justiça com as próprias mãos (tão condenada pelos judiciários), será caso banal apoiado pela grande maioria, diante de um sistema inoperante (tão condenado pelas pessoas comuns).


DELAÇÃO DA VIRADA

A delação da Odebrecht pode virar uma Mega Sena da Virada ao contrário, para os delatados. Será um início de ano bem conturbado na vida de alguns não poucos políticos brasileiros.

Será que agora a casa cai?


ERA FIDEL

A morte de Fidel representa o fim de uma era. A era de uma certeza. Certeza de que Cuba se manteria daquele jeito. Uma era que durou mais de 50 anos. Agora, a única certeza é de que Cuba continuará sendo uma ilha do Caribe. Fidel Morreu. E morreu, morto está.


TIRANDO ONDA

O vídeo de Lula homenageando Fidel em um de seus sítios, que está rolando na internet, é emblemático. Ele picha “Viva Fidel” em uma parede utilizando um... lava jato!

Depois desta acredito que passa a ser o primeiro da lista da Delação da Virada.


WHITE O QUÊ?



Há certas informações que fazem muito mais sentido na vida dos brasileiros. A morte de Fidel não muda nada por aqui, mas usar pasta de dentes branqueadora, muda. Segundo meu dentista, essas pastas – abundantes no mercado – são responsáveis por retração nos dentes. Ou seja, são um tiro no pé. Ou na boca.


QUEDA LIVRE



Realmente seria interessante saber o que está acontecendo com os Supermercados Angeloni. Não é nem sombra da qualidade que já foi um dia. A limpeza dos banheiros é uma piada. Mau cheiro, falta de papel toalha... a gerência deveria ir dar uma olhada no Giassi para ver como funciona bem.

Também poderiam se espelhar no concorrente para fazer andar as filas do caixa rápido. Enquanto no Giassi todos os caixas têm operadores, no Angeloni são dois ou três funcionando. Aí não tem como não irritar a clientela.


ASSIMVI BOMBOU!

Festa de confraternização de final de ano dos profissionais de imprensa, promovida pela Assimvi no último sábado, foi fantástica. Estão todos de parabéns. Participantes, diretoria e apoiadores. A foto aqui exemplifica apenas a adesão dos colegas ao evento, mas é na página da Assimvi (www.assimvi.wordpress.com) e no Facebook e Instagram que toda a história está contada com as palestras, o futebol, o almoço e o sorteio de brindes, além do bate papo geral.


BRASILEIRÃO

Torcida do Palmeiras feliz da vida, Vasco subindo com o chapéu na mão, Avaí na série A em 2017, Figueira na B e Joinville na C. O Campeonato Brasileiro. Depois de sete meses de disputa, quem plantou, colheu. O mais impressionante, no entanto, é ver as diferenças na tabela no início (3ª rodada), meio e fim (penúltima rodada) do campeonato. Olha só como times que estavam lá em cima foram para baixo, alguns que estavam lá em baixo subiram...

 Da terceira rodada pro final do campeonato, muita diferença...

Da metade do campeonato pro final, pouca diferença... 

Faltando uma rodada, briga só do 5o ao 7o e do 15o ao 17o.


SÉRIE B

A gozação de que o Vasco não ficou em vice até procede, mas para a torcida o importante é que o time subiu. Para os vascaínos, avaianos e os demais clubes que estarão na série A ano quem vem.

Desta vez, o vice foi o Avaí, um orgulho para o time de Guga.


GRÊMIO

Enquanto isso, meu Grêmio só pensa no título da Copa do Brasil. Jogar com reservas nas últimas rodadas do Brasileirão foi a opção par chegar inteiro ao título. E eu que considero Roger um ótimo técnico e Renato Gaúcho um motivador fanfarrão, só posso acreditar que Roger estava desgastado com o grupo.

Mas, agora nem importa: que venha o título!!!


KART


Finaleira do campeonato do Kart Clube Blumenau acontece no próximo sábado, dia 3, no kartódromo de Indaial. A briga está ótima na categoria Máster, onde pelo menos 4 pilotos podem ser campeões. Estou entre eles – e do jeito que a briga é dura, só estar ali já é uma vitória.

Disputa entre amigos e emoção na pista.


Nenhum comentário: