quinta-feira, 13 de outubro de 2016

JUSTIÇA, POLÍCIA E SOCIEDADE


Dois casos emblemáticos mostram como as coisas (não) funcionam no Brasil. Um deles envolve o poder judiciário que, todos sabemos, é tão lento quanto uma tartaruga. O outro tem a ver com uma ação policial em Santa Catarina, que cai na mídia como um ato equivocado, quando na verdade são policiais cumprindo o seu dever. Ambos mostram, no entanto, as dificuldades de se promover segurança pública e justiça em um país que tem graves problemas estruturais para que isso aconteça.

No primeiro caso, uma juíza do Pará que mandou prender e colocar uma menina, adolescente de 15 anos de idade, em uma cela com 30 homens presos, acaba de ter a pena aliviada a mando do Supremo Tribunal Federal – sim, o STF, último guardião de nossa Justiça. O ato insano e irresponsável da juíza, em 2007, condenou ao estupro e tortura a adolescente, violentada pelos colegas de cela. Um resultado óbvio para quem tem o mínimo conhecimento sobre como as coisas funcionam em celas de detenção. Ela, juíza, deveria ter bem mais do que o conhecimento mínimo.

Julgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2012, tal juíza deveria estar fora da vida judiciária, condenada que foi à aposentadoria compulsória. Ainda ganharia o benefício da aposentadoria... mas o STF mandou que o CNJ revisse a punição por considerá-la dura demais. Como se não fosse dura a punição imposta à menina jogada em uma cela com 30 homens para ser, obviamente, estuprada. O CNJ, obedecendo o STF, deu pena mais leve: dois anos sem poder atuar como juíza. Parabéns! Jogam na vala comum esta juíza e os doutos juízes de direito de todo o Brasil. O corporativismo, no caso, falou mais alto do que a justiça que se busca quando os casos param no poder judiciário.

No outro caso, em Itajaí, policiais mataram quatro bandidos que estavam em uma casa com armas e coletes à prova de balas. O clima na cidade já está um barril de pólvora desde terça-feira à noite, quando uma rebelião na penitenciária de Canhanbuda desembocou em ataques de bandidos que incendiaram carros, pneus e atiraram na casa de um policial. A ação policial em que morreram quatro está sendo colocada em dúvida. Segundo vizinhos do local, os policiais já teriam chegado atirando. A versão da polícia é que houve troca de tiros. A realidade é que quatro homens em uma casa com armas e coletes à prova de balas, não são beatos em busca de purificação. Com toda certeza já haviam cometido crimes e o fariam de novo.

Se queremos uma polícia atuante, que combata efetivamente a criminalidade crescente que faz da sociedade refém dos maus elementos, deveríamos apoiar ações policiais que impedem bandidos de cometerem seus crimes. Claro que o caminho ideal é a prisão e encaminhamento à Justiça. Mas se há troca de tiros, não importa quem atirou primeiro. É dever do policial defender a sociedade e tirar de circulação aqueles que a ameaçam, sempre com violência contra as pessoas, contra o cidadão ou cidadã que trabalha para sustentar a família.

Temos que deixar de ser hipócritas. Quem está minimamente informado de como funciona o sistema, sabe que a polícia enxuga gelo em um aparelhamento de estado que não funciona. Prende o mau elemento para que em horas ele esteja solto nas ruas, novamente. Para que ele ameace e roube sua nova vítima, zombando da polícia e da sociedade. Devido às leis frouxas, à falta de fiscalização (leia-se policiamento) e à total lerdeza do Poder Judiciário pelas falhas estruturais do próprio sistema (e aí se vai desde as permissividades dos códigos processuais à falta de equilíbrio entre o número de processos e de pessoas para neles trabalharem), temos bandidos livres, uma sociedade com medo e uma justiça muito relativa. Inclusive quando o assunto é punir uma de seus pares.


LIMITES DE GASTOS

O governo Temer conseguiu uma primeira vitória estrondosa ao ver aprovado pela Câmara Federal o limite (teto) de gastos públicos. A ideia é só investir a mais no próximo ano, aquilo que o índice da inflação apontar. Claro que há o temor de aperto no cinto salarial dos servidores públicos, bem como de limitação de investimentos em áreas estratégicas como saúde, educação e infraestrutura. Mas, assim como na casa da gente, não há como gastar mais do que se ganha – no caso, arrecada. E o pior é que na esfera governamental, se gastam mais, nós é que pagamos o pato.

  
CAMPANHA

O segundo turno da campanha política em Blumenau começou como terminou o primeiro. Não há fato novo. Isto quer dizer que pouca coisa deve mudar no resultado das urnas. Talvez 1% pra lá, 1% pra cá...


NAS RUAS

Exceto o trabalho dos candidatos e militantes nas ruas, programas eleitorais de rádio e tv e o agito sempre exacerbado (e quase nunca produtivo) das redes sociais, o clima geral de Blumenau parece estar contaminado de Oktoberfest. E ela acaba apenas uma semana antes da eleição.


OUTRAS DUAS

Acompanhando de longe as eleições em Florianópolis e Joinville, parece que Gean Loureiro terá mais facilidade do que Udo Döhler para se tornar prefeito. Ainda assim, ambos figuram como prováveis comandantes de seus municípios.

Se os resultados se confirmarem nas três cidades, o governador Raimundo Colombo sairia derrotado em todas. Impacto em 2018?


NO FACEBOOK


Hoje um colega saiu com uma ótima: “O facebook tinha que estratificar seu público pelo Q.I.”. As pessoas seriam divididas em redes diferentes. Os que só falam bobagens, com os que só falam babagens. Os que publicam coisas interessantes, com os de mesma espécie. Achei a ideia fantástica. Cairia muito bem no geral, e especialmente bem em determinadas épocas.


Nenhum comentário: