quarta-feira, 5 de outubro de 2016

BEM VINDA, OKTOBERFEST!

Pavilhões cobertos do Parque Vila Germânica: festa garantida!  Foto: Marcelo Martins

Chegamos ao mês de outubro e Blumenau fica ainda mais viva, ainda mais radiante. Começa nesta quarta-feira, 5, a 33ª edição da Oktoberfest – a segunda maior do mundo, a maior das Américas. Ainda que em meio a um processo eleitoral, a Oktober – como chamamos carinhosamente a festa com aquela mania bem brasileira de abreviar todos os nomes próprios – traz um astral diferente para a cidade com turistas, mais alegria, um espaço de convivência no Parque Vila Germânica para curtir as tradições.

Todo mundo sabe que a gastronomia, o chope (muito mais valorizado depois das cervejas artesanais) e os trajes típicos chamam a atenção e trazem gente de todos os lugares. Os desfiles que acontecem duas vezes por semana contagiam a cidade, parando sua principal rua. O blumenauense se solta durante a Oktober. Os visitantes se amarram no clima festivo da cidade. O comércio vê no mês de outubro, uma chance de enfrentar com otimismo o mau momento econômico pelo qual passa o Brasil. Os hotéis já comemoram uma taxa de ocupação de 95%. As costureiras especializadas em trajes típicos quase não dão conta da demanda. Esta é a Blumenau de outubro. Uma maneira bem brasileira de dar boas vindas à primavera em terra colonizada por alemães.

O blumenauense mais tranquilo vai à festa durante os dias de semana. Deixa a sexta e o sábado para os turistas de todos os recantos, dos municípios vizinhos às cidades longínquas, e para a juventude que curte o Parque Vila Germânica bombando de gente. Mas todos acabam dando uma passadinha lá, com pouquíssimas exceções. Afinal, Oktoberfest é só uma vez por ano. Entre as novidades de 2016, está o retorno do Parque de Diversões e a Oktober Galerie, uma exposição que acontece em shopping da cidade. Uma realidade incontestável, é que a festa mudou e ganhou muito em qualidade nos últimos anos. Não se compara com os anos 90. E parece ficar melhor a cada ano que passa, mais organizada, mais confortável.

Sempre espanta o preço cobrado pelos estacionamentos no entorno da Vila Germânica. Eles são o maior parceiro dos taxistas da cidade e também das campanhas para que ninguém dirija após ingerir bebida alcoólica. Com os preços praticados, melhor deixar mesmo o carro em casa. Se bem que se a pessoa procurar bem, bem, mas bem mesmo e não se importar de caminhar um pouquinho, até encontra algo em torno de R$ 10,00 – o que representa 30% do preço do que cobram os estacionamentos em geral. A dica: estacionamento de supermercado.

Aliás, para quem quer saber TUDO sobre a Oktoberfest de Blumenau, é só acessar o site da festa: http://www.oktoberfestblumenau.com.br.


As imagens traduzem tão bem a festa, que este post especial oktoberfestivo merece mais visual e menos palavras. Curtam as imagens do fotógrafo Marcelo Martins... E “Ein Prosit”!  
















Nenhum comentário: