quinta-feira, 22 de setembro de 2016

PROGRESSÃO AUTOMÁTICA, UM DESRESPEITO

Progressão automática: tiro na educação de verdade.

Todo mundo sabe – ou pelo menos diz ou já ouviu dizer – que a educação é o futuro do país. Tudo bem... deveria ser o presente, mas aqui no gigante adormecido tudo demora mais um pouco, o processo é sempre mais lento. Quem está atento à importância da educação para uma nação, já ouviu falar também do Japão pós segunda guerra mundial. É, provavelmente, o exemplo mais clássico de como a educação, no caso específico voltada para a tecnologia, pode impulsionar economicamente um país. Há muitos outros exemplos mundo afora que demonstram que o conhecimento transmitido e adquirido no ensino escolar modifica para melhor seu povo, a nação e, por conseqüência, o país.

Na contramão de tudo o que se sabe sobre a importância da educação, o Governo do Estado de Santa Catarina acaba de anunciar a implantação da “promoção automática” para os alunos das primeiras, segundas e terceiras séries do ensino fundamental. Na prática, o aluno passa de qualquer jeito até a terceira série, saiba ou não ler e escrever, saiba ou não as continhas básicas da matemática. Só ao final da terceira série, haverá uma avaliação do aprendizado. E será exatamente aí, neste momento, que a porca torcerá o rabo. Se o aluno não souber, não tiver aprendido tudo o que precisaria saber na primeira e segunda série, o que fazer?

A patuscada governamental pode ser criticada de todas as formas. Primeiro porque promover os alunos às séries superiores é um desrespeito ao próprio aluno, pois não leva em consideração o seu nível de aprendizado. Há quem defenda que a tal “promoção automática” não respeita nem mesmo as Leis de Diretrizes Básicas da Educação. Mas este ato por decreto, desrespeita mais: desrespeita os pais dos alunos, que não terão real noção de como seus filhos estão no processo de aprendizagem – fundamental para que, no futuro, sejam alguém na vida. Desrespeita o princípio da ‘meritocracia’, nivelando todas as crianças dessas três primeiras séries por baixo, uma vez que passarão de uma série para outra sabendo ou não sabendo, esforçando-se ou não. Desrespeita a inteligência da sociedade, por motivos óbvios.

Dei aula no ensino superior trabalhando com textos. Sei da dificuldade de boa parte dos estudantes universitários com a língua portuguesa. O ensino de base já é deficiente, pelas mazelas da educação que todos sabemos. Professores desmotivados, alguns mal preparados, dificuldades de investimentos nas escolas, teoria ‘conteudista’ de ensino. Com avaliação ano a ano, os alunos chegam à universidade com parcos conhecimentos de base. Imagina empurrando as crianças adiante com a barriga, série após série, sem avaliação de aprendizado, sem constatação da sua capacidade de avançar para o passo seguinte. Santa Catarina, mais do que um tiro no pé, pode estar dando um tiro no peito. No coração do futuro.


ELEIÇÕES 2016 - I

Continuo acompanhando os programas de tevê dos candidatos a prefeito, a estratégia de cada um (os que têm, claro) embutida neles e a repercussão junto aos meus grupos e contatos. E, claro, rindo com a leitura que o colega Carlos Tonet faz em seus posts facebokianos.


ELEIÇÕES 2016 - II

Na prática de rua, as novas regras eleitorais mudaram em muito a percepção das pessoas sobre a campanha. Ela se tornou muito mais midiática e corpo-a-corpo do que visual. Fim de outdoors, placas em casas e terrenos e nas calçadas deram uma limpada na área. O tempo mais curto faz os candidatos correrem mais, mas o desgaste ao longo do tempo é menor.


ELEIÇÕES 2016 – III

Porém a mudança que mais parece ter mexido com a campanha é a proibição da contribuição legal de empresas para as candidaturas. A força de trabalho paga somente no período eleitoral, muito comum no passado, despencou. Quem ficava esperando uma graninha extra nesses poucos dias, deu com a cara na porta. A eleição está mais clean em (quase) todos os aspectos. 


ELEIÇÕES 2016 – IV

Por convite da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP) estive naquele belo município para mediar o debate entre os candidatos Ércio Krieck (DEM/PSDB/PP/PSD/PRB) e Rolf Nicolodelli (PMDB/PT/ PDT/PR). Foi um evento cívico-democrático bem legal, no plenário da Câmara de Vereadores. Foi, aliás, a segunda eleição municipal consecutiva que mediei na querida Pomerode.

 Ótimo debate em Pomerode.


EXPERIÊNCIA

Vivi interessante experiência na noite da última quarta-feira, quando fui convidado pela coordenação do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau para falar para estudantes de ensino médio no evento Interação Furb. A pauta era falar de minha vida de 36 anos de jornalismo e minha paixão pela profissão em 10 minutos. Foi massa!  Penso que a gurizada gostou. Tão bom quanto dividir a experiência com alguns colegas de profissão, que também falaram aos futuros universitários.

Parabéns Furb pela iniciativa!

Colegas da Assimvi também falaram aos estudantes.
  

NOITE DE KART

Daqui a pouco (20h) acontece a 8ª (e antepenúltima) etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau. Será no kartódromo de Indaial. A disputa está tão grande pelas primeiras posições, que toda corrida, agora, é uma decisão.


Vamos que vamos!


Nenhum comentário: