quarta-feira, 28 de setembro de 2016

PESQUISA ELEITORAL???

Pesquisas de 2012 erraram tudo. Institutos perderam credibilidade.

Estamos na semana da eleição, onde os brasileiros vão definir os destinos dos municípios para os próximos quatro anos. Em Blumenau, ela começou agitada com a divulgação de uma única pesquisa eleitoral feita nessas eleições, do instituto Mapa, encomendada pela RIC/Record. O resultado é contestado por alguns, comemorado por pelo menos um candidato. Mas, convenhamos... as pesquisas eleitorais em Blumenau estão sob suspeita desde 2012. É bom relembrar. Há quatro anos atrás a lambança das pesquisas foi tanta, que repercutem até hoje.

Para os menos ligados ou cuja memória é mais curta do que o normal, em 2012 as pesquisas apontavam o atual prefeito e então candidato Napoleão Bernardes fora do segundo turno. Na eleição passada, o instituto Ibope fez várias pesquisas por aqui e, três dias antes da eleição garantia que Ana Paula Lima chegaria aos 40% dos votos. Napoleão estaria, na semana da eleição, 4 pontos percentuais atrás de Jean Kuhlmann, que também era candidato. A lambança foi tanta naquele 2012, que uma pesquisa do instituto Accord chegou a apontar Osni Wagner com 7%.

O próprio instituto Mapa, realizador da única pesquisa eleitoral em Blumenau em 2016 apontava, naquele nem tão distante 2012, a candidata petista Ana Paula Lima bem na frente, com Kuhlmann em segundo. Napoleão estaria fora do segundo turno. O Ibope este ano nem deu as caras em Blumenau. Talvez por vergonha do erro crasso cometido em 2012. Outros institutos que estão ali na tabela de 2012 (no alto da página) também sumiram, desapareceram. Somente na última semana da campanha apareceu a única pesquisa eleitoral em Blumenau, do único instituto que resolveu, mediante pagamento da contratante, claro, efetuá-la.

Uma análise sobre as pesquisas de 2012 sempre deixaram em dúvida se o eleitor mudou o voto tanto assim ou se havia erro no planilhamento das intenções de voto. Ou, quem sabe, na leitura deste planilhamento... Não houve,  grosso modo, nenhum fato cabalístico naquela eleição que pudesse fazer a candidata do PT cair mais de 10% em três dias. Nem mesmo que o candidato do PSDB ultrapassasse o do PSD crescendo 16% em apenas 72 horas. Vamos combinar: o que aconteceu naquela eleição não foi surreal. Estranhas foram as pesquisas de intenção de voto. Não poderiam errar tanto, a não ser de propósito. Pesquisa que funcionou de verdade foi aquela de boca de urna, feitas por emissoras de rádios locais, no dia e hora da eleição.

O fantástico erro das pesquisas eleitorais de 2012 em Blumenau coloca os institutos que a fizeram em suspeita. Por isso, antes de comemorar a única pesquisa deste ano divulgada na última segunda-feira e que aponta o candidato do PSD com 5% a frente do candidato do PSDB – e estranhamente que embora Napoleão tenha 29% das intenções de voto mais de 49% dos eleitores acreditam que ele vá vencer a eleição – é muito prudente esperar o resultado das urnas. Afinal, em Blumenau, tem se mostrado que os números das pesquisas não são corroboradas pelos números dos votos. E que o eleitor blumenauense não age como “Maria-vai-com-as-outras” quando o assunto é eleição.  


ÚLTIMO DEBATE

RBS TV faz o último debate do primeiro turno das eleições em Blumenau nesta quinta-feira, dia 29. Eleitores indecisos terão a oportunidade de ver propostas e posturas dos postulantes ao cargo de prefeito pelos próximos quatro anos, para decidir em quem votar. Não que um debate decida o voto, mas a soma deles mais os programas eleitorais gratuitos, mais a pesquisa que o eleitor pode fazer sobre os candidatos e suas atuações em prol da cidade (ou não), pode fazer a diferença.


ANTES DA ELEIÇÃO

Se no domingo Blumenau decide quem dirige os destinos da cidade pelos próximos quatro anos, no sábado, dia 1º, os blumenauenses podem dizer o que pensam sobre a separação do Sul do Brasil e criação de um país independente composto pelos estados da região. Serão 49 urnas na cidade. Elas estão aqui: bit.ly/urnasblu. Só no Parque Ramiro Ruediger são 4, nas entradas. No Castelinho da Havan também tem. E muitas outras espalhadas pelos bairros.


TEMPO DE FESTA

Acaba a eleição, começa a festa. Blumenau entra em ritmo de Oktoberfest, que no Parque Vila Germânica já é uma realidade com todos os preparativos para receber centenas de milhares de visitantes. Dia 5, quarta, tem desfile na rua XV e a sangria do primeiro barril lá na Vila. Depois de 6 anos, o Parque de Diversões volta a ocupar o espaço atrás do ginásio Galegão. Mais diversão para crianças de todas as idades.


GANHA BLUMENAU

Em tempos de crise econômica nacional onde os recursos andam escassos e investimentos foram deixados de lado, chama atenção o novo espaço da Confeitaria Rekynt & Sabor, do casal Amorim, na principal rua da cidade. O local de café, almoço, conveniência etc, está se tornando ótima pedida para eventos. Além disso, o bom atendimento chama atenção.

Alto da XV ganha novo estabelecimento de qualidade.

Parabéns para quem investe em Blumenau e faz da XV uma rua mais bonita.


VELOCIDADE NA VEIA

8a. etapa: corrida noturna em Indaial.

Mais uma etapa (a penúltima) do campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu e a classificação não desembola. Em corrida noturna no kartódromo de Indaial, acidente grave, pegas e muita emoção fizeram parte do cardápio dos pilotos. Terminadas as provas nas duas categorias, assim ficou a classificação:


Classificação Geral 2016

Categoria Máster

Lugar
Piloto
Pontos
Alexandre Pereira
105
Fabrício Wolff
101
Eduardo Bonononi
100
Rodrigo Pereira
  90
Carlos Ribeiro
  88
Sandro Locatelli
  86

Cristiano Baifus
  86
Rodrigo Estevão
  34
Thiago Schwaemlle
  18
10º
Dudu Cunha
  14
11º



Pódium da categoria Máster em Indaial.

Categoria Light

Lugar
Piloto
Pontos
Naldo Borges
100
Nilton Leitempergher
  92
João Paulo / Piske
  86
Augusto Ittner / Diorgnes
  68
Guilherme Puerari
  63
Alexandre Caminha
  62

Jackson Ramos
  62
Jaime Avendaño
  44
Oscar Grotmann (Casico)
  44
10º
Everton Siemann
  28
11º
Jandyr Nascimento
  15

Pódium da categoria Light nesta 8a. etapa.


Próxima etapa dia 29 de outubro, 16h, no kartódromo de Ascurra.

Nenhum comentário: