quarta-feira, 24 de agosto de 2016

NÃO É BEM ASSIM...



A comunicação é uma das ferramentas humanas mais interessantes que existe. Criada nos primórdios da humanidade através de gestos e grunhidos (Homo Erectus – 400 mil anos atrás), a fala só apareceu bem mais recentemente, com o Neandertal (entre 10 mil e 3 mil anos antes de Cristo). Porém, foi com o surgimento do Homo Sapiens, mais desenvolvido fisicamente para a produção da fala, que ela tomou forma. Embora a fala – ou mesmo sua transposição para as letras, também chamada de escrita – seja fundamental na comunicação humana nos dias de hoje, a comunicação se dá de variadas maneiras. Um sorriso, ou a falta dele; um gesto carinhoso, ou brusco; um aperto de mão firme, ou não. Tudo fala. Tudo é uma forma de comunicação.

O mais interessante na comunicação, no entanto, é que lidamos com ela diariamente e não entendemos efetivamente seus códigos. É preciso penetrar na teoria da comunicação, conhecê-la um pouco mais e melhor, para praticá-la com eficiência. O processo comunicativo mostra seis elementos básicos para que ela se efetive: o emissor, a mensagem, o contexto desta mensagem, o receptor, o canal de comunicação e o código utilizado. Mas não vou aqui aprofundar a teoria. Quero apenas chamar a atenção para o fato de que uma comunicação eficiente não está centrada na mensagem do emissor e, sim, na compreensão do receptor desta mensagem. E para que quem recebe a mensagem a compreenda da forma desejada pelo emissor, este precisa se esforçar mais para emiti-la de forma que o receptor a compreenda.

A importância da comunicação na vida cotidiana é simplesmente fantástica. Você pode conquistar tudo, se souber usá-la. Você pode convencer, até sem muito esforço, se utilizar os argumentos certos e as palavras exatas para colocá-los. É de suma importância na vida profissional, mas também na vida pessoal. Para isso, é necessário estar atento aos seus objetivos na hora de comunicar. Em sala de aula, costumava utilizar um exemplo bem simples: quando você pede para alguém lhe servir um cafezinho, você tem como objetivo que o receptor da mensagem o sirva. Se você usar as palavras certas, a maneira certa de se expressar, a comunicação ideal para o objetivo proposto, sem dúvida terá o café servido à sua mão. Já se fizer a mesma coisa da maneira errada...

Costumo dizer que a comunicação não é aquilo que se diz, mas o que o outro entende daquilo que dizemos. Para alcançar objetivos, para evitar mal entendidos, reprocesso, retrabalho e, consequentemente, prejuízos, é fundamental saber se comunicar. É a razão pela qual alguns vão mais longe, acumulam conquistas, somam vitórias, enquanto outros precisam despender muito mais esforço para chegar lá – quando chegam. Pense nisso até mesmo quando for cumprimentar alguém. Um bom dia bem dado, abre portas através dos tempos.


PREJUÍZO DE OURO

Nadador norte-americano Ryan Lochte pode ganhar medalha de ouro como babaca do século. Fez uma festinha extra na olimpíada. Até aí tudo bem. Bebaço, quebrou banheiro de um posto de gasolina. Menos bem. Era só pagar pela porcaria que fez e sair quieto. Mas sair por aí mentindo que foi assaltado, merece a medalha. É tão babaca que perdeu quatro patrocinadores quando sua fraude foi descoberta. Só um deles de U$ 50 mil (dólares mesmo!). Mentira também é falta de ética. Ninguém quer seu nome atrelado a alguém antiético. 

Os antiéticos não estão só na política, como dizem de boca cheia os que não querem mais saber. Estão em todo lugar. Pode ser em uma piscina olímpica, pode ser ali, do seu lado. 


‘MIM GOSTA’ GANHAR

Pululam nas redes sociais e na mídia esportiva o quantum cada medalhista do Brasil ganhou por sua atuação na olimpíada. Cerca de R$ 35 mil. Exceto o futebol, é claro. Cada jogador da seleção masculina deve embolsar R$ 500 mil.

Fico pensando o que fica pensando o tal Isaquías...


MAIS SÉRIO

Terminada a olimpíada, o brasileiro vai voltar sua atenção para dois outros temas bem sérios: a definição do processo de impeachment da afastada presidente Dilma Roussef, que começa nesta quinta (25) e deve prosseguir até semana que vem, e as eleições municipais que vão esquentar quando começarem os programas eleitorais gratuitos. Bem mais curta, os marqueteiros precisarão tomar decisões mais rápido. Minha curiosidade é sobre as pesquisas. Na última eleição em Blumenau, o primeiro turno derrubou e enterrou os institutos.


SOLUÇÃO DIFÍCIL

Próximo prefeito de Blumenau terá mais um desafio pela frente. Conquistar apoio e convencer o Dnit a fazer logo um viaduto no trevo de Pomerode, na saída do Complexo Viário do Badenfurt. As filas na BR 470 são normalmente quilométricas durante o dia, por causa daquele entroncamento. E se formos esperar a duplicação da 470 para ter este viaduto, como dizem em Brasília, os motoristas vão surtar.


DIFÍCIL MOBILIDADE

Todo mundo reclama da mobilidade urbana em Blumenau, com razão. Mas é fato de que uma cidade com a renda per capta que se encontra aqui, o incrível coeficiente de carros por habitante (1 para 2) e entrada de carros em circulação acima da média de outros municípios, aliada às condições geográficas (morro de um lado, ribeirões e rio de outro), impõe um desafio praticamente insolúvel a um município que (como todos os municípios brasileiros) andam financeiramente à míngua.

Anota aí: não demora muito, a cidade vai ter que fazer rodízio de carros, como em São Paulo.


INDÚSTRIA DO QUÊ?

Uma das maiores bobagens que já ouvi falar foi na tal “indústria da multa”, quando se fala de fiscalização de velocidade nas ruas da cidade. Sempre será melhor fiscalização do que pessoas mortas ou mutiladas. Mas geralmente aqueles que falam em indústria da multa acham que nunca acontecerá com eles, ou com um familiar. Quando ocorrer, mudarão de ideia.


NÃO DEU, MAS DÁ

Nossa 7ª etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu não aconteceu sábado passado porque a chuvarada não deixou. Mas deste sábado, dia 27, não escapa. O kartódromo de Ascurra já está à espera. Categoria Máster larga às 16h e a Light às 16h30min.


Para os que são multados e reclamam, fica a dica: tem lugar certo pra acelerar sem tomar multas.

Ótima pista em Ascurra. A foto é antiga: agora há gramado na área de escape e zebras listradas.


Nenhum comentário: