quarta-feira, 31 de agosto de 2016

FELIZ DIA DAS BRUXAS

 
Dilma perdeu. Projeto do PT também.


Há certas coisas das quais não se pode fugir, não se consegue escapar. Uma delas é escrever em um blog opinativo um texto sobre a queda da (agora ex) presidente (com “e”) Dilma Roussef. Nem que não quisesse. É natural. É um dos fatos políticos mais importantes da história do país. Assim como Dilma também não conseguiria escapar do impeachment. Calcado juridicamente nas chamadas “pedaladas fiscais” o impedimento de Dilma foi alicerçado na crise econômica, mas antes disso na própria arrogância petista durante os 13 anos de poder.

Dividir o país entre prós e contras é um câncer. Faz mal para a nação, fez pior para quem dividiu. Não entendo por que, mas há uma tendência que parece muito natural os petistas verem os adversários como inimigos. Se você não pensa como eles, está contra eles. E não é assim que a coisa funciona na prática. Muito menos em um país democrático. Você pode, sim, discordar sem ser inimigo; criticar sem querer a derrocada. A nação não precisa ser azul ou vermelha; não precisa estar a favor ou contra. Isto apequena o debate, não contribui com o avançar da democracia. É totalmente desinteligente.

Nesses 13 anos de poder, esta arrogância criou repulsa. Conseguiu colocar mais gente contra do que a favor. Conseguiu subtrair ao invés de somar. Isto terminou neste dia 31 de agosto (considerado no Brasil o “Dia das Bruxas”) no Senado Federal, por 61 votos a 20. Terminou antes nas ruas. Sepultou num projeto que poderia até ir além, não fosse a capacidade de ter arregimentado tantos inimigos. Que o modus operandi petista até aqui, enquanto poder, sirva de lição do que não deve ser feito.

A prática dos governantes, seus assessores e militância reflete no estado de ânimo dos cidadãos, até mesmo de seus comandados. Primeiro se perde a admiração, depois o respeito, por fim o apoio. Respeito se conquista, não se impõe. Com ele, o apoio vem ou permanece. A derrocada de um projeto depende da inteligência com que se trabalha o respeito às pessoas e às discordâncias. Já dizia um velho ditado que “a política é a arte de administrar os contrários”. Diria até mais do que isso: de tratar bem, com o respeito devido, também os parceiros.


ERA OUTRO

Meu texto principal de hoje falaria sobre o eleitor. Mais precisamente sobre a postura do eleitor, vislumbrando a eleição que se avizinha. Mas como disse lá em cima, na primeira linha, há certos dias de que não se consegue fugir de certos temas. “O eleitor” fica pra semana que vem.


NÃO VAI

O país vai virar o mundo de Alice (das maravilhas) com a queda de Dilma?  Não, não vai. Mas a zoeira que gerava insegurança política e econômica que vivíamos deve acalmar. Aos poucos, o mercado pode responder e quem sabe sairemos da crise com mais rapidez. Temer não é santo. Ok, ninguém é. Se ele trabalhar só um pouquinho, sem mirabolâncias nem arrogância, quem sabe a gente comece a sair do buraco. Não é a salvação. Longe disso. Mas acende uma réstia de esperança.


DESANDOU

Se os números não mentem, a matemática mostra que foi pior Dilma ir ao Senado tentar se defender. Na votação anterior, quando os senadores votaram pela admissibilidade do impeachment, a ex-presidente teve 59 votos contra si. Hoje, depois de sua autodefesa de ontem, foram 61.


CONSOLAÇÃO CARA

O prêmio de consolação que resolveram dar para Dilma no apagar das luzes, mantendo seus direitos políticos, vai custar caro aos brasileiros. Cunha deve ser o próximo a obter a vantagem. E todos os outros corruptos futuramente cassados também.


CORRE DO PAU

Houve uma época em que ser candidato a reeleição era bom, todos queriam. A coisa mudou. A crise econômica nacional e a míngua na qual vivem os municípios, provocada pela má distribuição dos recursos arrecadados por impostos e taxas, fez pelo menos três prefeitos de cidades conhecidas dos blumenauenses recuarem e jogarem a toalha. Foi assim em Florianópolis, Jaraguá do Sul e Taió. Por razões diferentes, preferiram cuidar de suas vidas do que ficar com a bomba na mão.


EM ALTA

Depois que a Justiça Federal abriu precedente para que amantes possam ingressar judicialmente para dividir pensão com a esposa, em caso de morte do amante-marido, agora em país europeu um projeto de lei quer que as mulheres sejam obrigadas a identificar seus amantes. Pelo visto o mercado está em alta...


WEB DEPRÊ

Agora a ciência quer comprovar matematicamente que algumas fotos podem indicar viés de depressão do dono da rede social. O pacote ‘descobridor’ vai de muitas selfies (fotos solitárias) a filtros que tiram a ‘vida’ das fotos (mais sépia ou preto e branco). Estudo aplicado na prática acertou 70% dos casos.


FEIO DEMAIS

Erros de português são mais comuns (embora não menos errados ou feios) do que parece. Mas, como já disse há algum tempo, aqui mesmo, em esquema profissional não se pode errar. Fico de cara com as postagens da Ford nas redes sociais que trazem, sempre, o “a partir” com crase (errado assim: à partir).

Se uma fabrica de carros não tem dinheiro para pagar um profissional que cuide disto, melhor fechar. Se tem, pode demitir (o cara, a agência...).


BONITO DEMAIS

Os pegas da mais recente etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau foram demais. Aconteceu de tudo um pouco, mais muita velocidade e emoção. Na Light, vitória de Naldo Borges com Jackson Ramos e Nilton Leitempherger em segundo e terceiro. Na Máster, Bona na frente, com os amigos Sandro em segundo e Carlos em terceiro. Classificação embolou e as últimas três etapas prometem. Setembro promete!

Podium da categoria Máster em Ascurra. Agosto 2016.

Classificação Geral 2016

Categoria Máster

Lugar
Piloto
Pontos
Eduardo Bonononi
88
Fabrício Wolff
87
Sandro Locatelli
86
Alexandre Pereira
85
Rodrigo Pereira
82
Carlos Ribeiro
78
Cristiano Baifus
70
Rodrigo Estevão
28
Thiago Schwaemlle
18
10º
Dudu Cunha
14
11º





Categoria Light

Lugar
Piloto
Pontos
Naldo Borges
100
Nilton Leitempergher
78
João Paulo / Piske
66
Guilherme Puerari
63
Jackson Ramos
62
Alexandre Caminha
52
Augusto Ittner / Diorgnes
52
Jaime Avendaño
44
Oscar Grotmann (Casico)
32
10º
Everton Siemann
28
11º
Jandyr Nascimento
15


Podium da categoria Light no mesmo dia 27 de agosto, em Ascurra.

Nenhum comentário: