quinta-feira, 18 de agosto de 2016

FALTA DE ÉTICA = MUNDO PIOR




Quando os filósofos gregos estudaram e tentaram definir ética, muito provavelmente não deviam saber o quanto é difícil sua prática no dia a dia. Segundo eles, ética é a busca da felicidade individual visando o bem comum. Pode-se definir ética, também, como a escolha em fazer o correto independente de temor das leis humanas, “divinas”, do universo ou do julgamento da sociedade. Ética é a escolha em fazer o justo buscando não prejudicar ninguém.

Quando se fala em ética, se fala em retidão de caráter. O ético não tem medo de sombra, não sobe empurrando quem quer que seja dos degraus à sua frente. Não usa de artifícios ardis para se dar bem. Há quem acredite que ética é um dom natural do ser humano. Não é. Muito pelo contrário. Não se nasce ético. A ética é um traço de personalidade, faz parte do caráter, algo que se aprende com uma boa educação em casa, com exemplos.

Pessoas sem ética costumam enganar alguns poucos por muito tempo; às vezes enganam muitos por pouco tempo... mas nunca conseguem enganar a todos durante o tempo todo. Não há concorrência que justifique a falta de ética porquanto ela é, sem tirar nem por, falta de caráter. E quanta gente decide por não ter caráter, não ter consciência, não ter real valor. Alie-se aos sem ética e será um deles.

Definitivamente, no cotidiano a ética está em desuso. Na política, nas redes sociais, na vida das pessoas. É uma pena. Contribuem, assim, para fazer um mundo pior – com todas as consequências que viver em um mundo pior traz.


ELA VAI

Pela primeira vez desde que está sendo defenestrada do poder, a afastada Dilma Roussef vai se defender pessoalmente no Senado Federal. Viram que a defesa do advogado Cardoso já não surtia efeito. O “não vai ter golpe” caiu no lugar comum. Dilma precisa mudar pelo menos uns 10 votos de senadores. Concordemos: é muito difícil, praticamente impossível. Primeiro, tem que abandonar este refrão de golpe. Segundo, precisaria ter um carisma que não tem. Terceiro, precisaria virar o jogo da rede de interesses que envolve um impechment – e sem o poder, isto parece impossível.


DEBATES LOCAIS

Nos dois debates realizados nas rádios Clube e Nereu, com os candidatos a prefeito de Blumenau, muita retórica e nem tanta certeza. Como sempre os primeiros encontros são mornos. As pesquisas mais adiante podem fazer candidatos mudar suas posturas. Mas é certo que lições do passado não podem ser esquecidas: o eleitor não quer e repudia, nas urnas, ataques frontais de um candidato a(os) seu(s) adversário(s). Realidade que deve dar o tom da campanha na mídia.


MAIS UMA VEZ

Nesta época se vê, agora em redes sociais, eleitores dizendo que não querem votar mais. As investigações federais que deixam estradas quilométricas de corrupção política à mostra, impactam no eleitor comum. Dá nojo. Ainda assim, não votar não resolve. Pelo contrário, pode piorar. Dar uma procuração para que os outros escolham em seu nome, celebra o ditado “a emenda fica pior do que o soneto”.


MAIS DOIS GRAUS

Cientistas anunciam que o mês de julho foi o mais quente de décadas, na média mundial, 2ºC acima da temperatura mais alta registrada no planeta. Nada mais comum se considerarmos o aquecimento global. Estudos geológicos sérios mostram que isto acontece desde que o planeta existe – e ainda vai piorar muito até que boa parte da terra seja inundada para depois congelar. 

Temporal de verão em pleno inverno, como aconteceu na terça (17) em Blumenau, não me lembro de ter visto.


SKOL ROCK

A vaquinha para impressão e lançamento do livro do Skol Rock continua firme e forte. Já arrecadou mais de 31% do total necessário. Porém, tem o desafio de conquistar mais colaboradores em tempo cada vez menor. Para isso, a contribuição de todos na aquisição de um exemplar antecipado (que dá direito a um ingresso para a festa de lançamento do livro) é fundamental: www.vakinha.com.br/vaquinha/livro-skol-rock-blumenau. Só clicar. Em 30 segundos, resolve.


GINCANEIROS

Galera da Gincana Cidade de Blumenau já está a mil por hora com provas específicas que rolam antes do final de semana de muita correria para matar provas e definir pontuações. A gincana tem um norte muito legal de beneficência social e resgate da história e cultura. Aliás, tem similaridades com o próprio Skol Rock: foram eventos que criei – com o auxílio de amigos – nos anos 90 como Assessor da Juventude do município e marcaram época. A gincana, ainda marca.


QUANTO A 1?

Brasil e Alemanha se encontram mais uma vez para decidir um torneio de futebol. Depois da Copa do Mundo, com seus times profissionais, agora é a vez da Olimpíada com os sub-23. Ainda que não tenha nada a ver, é impossível não lembrar dos 7 a 1. Ainda que não valha como uma revanche, é impossível não querer ir à forra.


KART

Se o tempo permitir, neste sábado rola a 7ª (de 10) etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau. Mais de 20 pilotos-amigos de duas categorias (Máster e Light), reencontram-se para curtir a velocidade da ótima pista de alta do kartódromo de Ascurra. Na reta final, a competição pega fogo!  


Largada Máster da etapa passada, em Indaial

Nenhum comentário: