quinta-feira, 4 de agosto de 2016

FILÓSOFO DE RUA, ARTE DO PENSAMENTO

Eduardo Marinho, artista plástico

Descobri no facebook e youtube alguns vídeos de um cara chamado Eduardo Marinho. Ele é conhecido como um artista de rua, mas na verdade é um baita filósofo da vida real. Acabei postando alguma coisa em meu face. O cara é de uma clareza em pensamento mais profundo invejável. Em um dos vídeos, fala de como a humanidade, apesar do caos que se encontra, melhorou. Mas o que me impressionou naquele vídeo foi a realidade de como nós, seres humanos, somos condicionados a sermos ‘homo produtivus’ (o termo é meu, viu?). Estamos na vida para produzir, condicionados a termos prazer somente nas horas de folga. Ele explica como este condicionamento vem lá da escola, nos primeiros anos de “compromisso”. Faz relação entre aprendizado e o recreio. Bingo!  É por isso que o trabalho costuma ser um fardo e apenas as horas de folga um prazer. O homem condicionado a não poder ser feliz o tempo todo, a odiar o seu trabalho.

Em um segundo vídeo, este cidadão fala da relação religiosidade e espiritualidade. Quebra tabus ao dizer que o ser humano é muito pretensioso ao querer falar com Deus – seja ele o que for. Acredita que Deus seria um desocupado se em um universo tão imenso, onde nosso sistema solar é uma poeira cósmica, pudesse nos dar atenção, aceitar nossos pedidos, punir os “pecadores”. Vai mais longe ao dizer que espiritualidade não tem nada a ver com religião, com meditação ou templos. Ele pratica a espiritualidade da matéria, no mundo real em que vive. Isso vai desde simples atitudes como tratar bem as outras pessoas, animais, natureza. O cara é, como um bom artista de rua, de bem com a vida. Diz por que a religião existe e que há pessoas que precisam dela, as que estão no “jardim de infância” da vida. Fala dos necessitados de um código de conduta.

Neste segundo vídeo ele começa contando sobre o encontro com um padre que tinha dúvidas. Um homem de fé com dúvidas. E lembra o quão importante são as dúvidas para as pessoas. Foi neste início nietzschniano que me chamou a atenção. Afinal, ‘a dádiva da dúvida é a dívida do óbvio’ (minha também, grafada até em meus livros de poemas). E valeu a pena ver o vídeo inteiro. Poucas vezes alguém me chama a atenção de forma tão intensa por falar o que pensa. Talvez este seja o grande dilema do mundo contemporâneo: o pensar. As pessoas agem, na maioria das vezes por impulso ou condução, e o pensar fica de lado, esquecido. Pensar é a única coisa que nos difere dos seres ditos irracionais. Pensar é a única coisa que pode fazer a diferença. Mas há a necessidade de buscar conhecimento, informações, como forma de amadurecer e aprofundar o pensamento. Porque se o ato de pensar (de verdade) já é raro, o aprofundamento do pensamento nas questões é quase um E.T. entre nós.

Fica a dica para os vídeos do cara. Eduardo Marinho. Artista de rua.


VIOLÊNCIA NATALINA

O estado de baderna em Natal, comandado por presidiários revoltosos porque instalaram equipamentos para cortar sinal de celular na penitenciária, mostra a fragilidade da sociedade atual. Desagrada a bandidagem e a comunidade sofre. É muito direitos humanos pra pouco pulso firme.


O SAMBA

Lula desdisse o que tinha dito sobre aquilo que sequer sabia que disse. Afinal, faliu ou não falou? As investigações da Lava Jato acendem um sol de alerta sobre que tipo de político ainda queremos no Brasil. E tudo começa pelas eleições municipais.


INVESTIGA MAIS

Pelas respostas do Partido dos Trabalhadores à mídia toda vez que é citado nas investigações da Lava Jato (aquele sonoro control c – control “as contas da campanha foram aprovadas pelo TSE”), está na hora de investigar com intensidade o Tribunal Superior Eleitoral. É possível que tenha passado sob as vistas dos analistas do tribunal eleitoral tantos caixas 2?

Está na hora do TSE prestar contas de seu trabalho...


PRATO CHEIO

Outra investigação nacional que estoura agora, dois meses antes da eleição, é a que envolve o transporte coletivo em 17 cidades do país. Embora empresas do grupo Constantino (leia-se Piracicabana) tenham sido citadas, nada tem a ver com Blumenau – cujo Seterb inclusive fez questão de, preventivamente, enviar a ideia do edital para o Tribunal de Contas do Estado (TCE) para avaliação e verificação de possíveis pontos falhos.

Mas que a notícia nacional, embora não tenha a ver com Blumenau, vai ser usada pela oposição como se algo houvesse, ah, isso vai...


ÉTICA BÁSICA

Ética é algo que se aprende em casa, geralmente pelos exemplos. E se aplica na rua.


NISSSSSANNN

Kicks: até a sonoridade do nome ajuda

Nesta quinta-feira (04) à noite acontece a apresentação do Nissan Kicks, o carro oficial da Olimpíada, na concessionária de Blumenau. Convidado, comparecerei. Até porque quando vi o carro nas capas de revistas do segmento, chamou a atenção. Uma SUV com design arrojado. Vai que tem uns pôneis malditos debaixo do capô... 

Um comentário:

oscar disse...

Muito boa a materia sobre o artista e filosofo de rua. Faz a gente prnsar e sair do obvio. Parabens Fabricio por nos brindar com este texto tão rico de verdades que muitas vezes esquecemos no burburinho de nosso dia a dia.