quinta-feira, 28 de julho de 2016

O FIM ANTES DO COMEÇO

Olimpíadas nem começaram, mas já demonstram a desorganização tupiniquim

O Brasil perde a grande chance de se mostrar como um país organizado, preparado para grandes eventos, para receber os turistas. Não bastasse o surto de dengue, chicungunha e zika pouco antes do período dos jogos olímpicos e os assaltos frequentes a turistas e até atletas no Rio de Janeiro, nosso famoso “jeitinho” brasileiro queima o filme do país passando uma imagem de desorganizado, despreparado, incompetente. Delegações chegando na Vila Olímpica e deixando a área porque os prédios estão mal acabados, com vazamentos, fios expostos e outros quetais, foi o fim. O fim antes do começo.

Vamos combinar. Esta é bem a cara do Brasil quando se trata de obras: não cumpre prazos, não termina o serviço, não faz bem feito. É mais fácil dar desculpas do que mostrar competência para fazer aquilo que foi combinado. É comum fazer jogo de empurra para ver quem era o responsável, do que todos assumirem suas tarefas e terminar dentro do prazo, fazer bem feito. E nem estamos falando das obras de infraestrutura... aquelas do tal “legado olímpico”. Essas, nem as da Copa se salvam. Algumas terminaram, outras estão atrasadas. Muitas nem começaram.

É por essas e outras que quando o ex-presidente Lula cravou o nome do Brasil para sediar esses grandes eventos mundiais, o brasileiro torceu o nariz. Nosso maior legado poderia ser o turístico. Não será. Muitos jornalistas que viriam fazer a cobertura das olimpíadas não o fizeram com medo. Dizem que do mosquito. Não sei se só disso. Não só mostramos ao mundo, turisticamente, que somos um país de terceiro mundo, como também demonstramos que não levamos as coisas a sério. Nem mesmo as sérias. Nem mesmo o turista. É uma pena!

Claro que a grande mídia também vai falar sobre essas mazelas da organização, mas não vai escancarar nosso prejuízo com isso. Há muito dinheiro, patrocinadores, muitos interesses envolvidos. Vamos torcer que, pelo menos, quando os atletas começarem a disputar as várias modalidades esportivas dos jogos em nome de uma paz mundial, lembremos do único verdadeiro legado que pode ficar deste evento: o despertar do interesse das crianças para o esporte e a motivação de adolescentes e jovens para seguir os princípios que ele prega: disciplina, respeito, equipe, superação. Pelo menos isso, pra tentar justificar a realização do evento aqui no Brasil.  


PARADESPORTO

O programa do Paradesporto de Blumenau cresceu tanto nos últimos três anos que poderia ser tema de reportagem nacional de televisão, especialmente aproveitando o mote da Paralimpíada. Denso, intenso e de fundamental importância na vida dos paratletas e suas famílias. Só conhecendo pra ter noção.


INSEGURANÇA

Conversando com amigo bem informado, soube que 27 carros da Polícia Militar estão “baixados” no pátio do batalhão. Baixados = parados = estragados. E as oficinas mecânicas não querem consertar porque demora muito para receber. Ultimamente, apenas 5 carros da PM circulam nas noites blumenauenses. Dizem que a situação está de mal a pior desde que as taxas que eram cobradas para reaparelhamento da polícia foram proibidas pelo Ministério Públlico.

Se já não estava bom...


NO FACE

Um debatezinho entre o amigo jornalista Carlos Tonet e o DCE da Furb, termina com esta pérola: “Tenho uma gaveta cheia de ideologias que não uso mais”.


NÃO CALA

Da série “perguntas sem resposta”: por que é que o mesmo partido que prega a pluralidade (para tudo), pratica a unilateralidade de ideias?


CERTEIRA

Camarada que foi para Lages na última festa do Pinhão e permaneceu aquele final de semana lá, soltou esta: “Blumenau precisa ter um governador blumenauense”.


CORRENDO

Mais um fim de semana de adrenalina e velocidade no campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu. A 6ª etapa aconteceu no kartódromo de Indaial e me brindou com o retorno à liderança do campeonato, mesmo com o terceiro lugar na prova. Mais legal que isso, porém, foi reencontrar a galera e curtir o que se gosta com os amigos.

 Largada da categoria Máster

 Em terceiro nesta prova, com o kart número 03

Sábado de sol, velocidade e prazer

Depois da prova, a classificação geral ficou assim:

Categoria Máster

Lugar
Piloto
Pontos
Fabrício Wolff
81
Alexandre Pereira
77
Rodrigo Pereira
70
Sandro Locatelli
70
Eduardo Bonononi
68
Carlos Ribeiro
64
Cristiano Baifus
60
Rodrigo Estevão
28
Thiago Schwaemlle
18
10º
Dudu Cunha
16





Categoria Light

Lugar
Piloto
Pontos
Naldo Borges
80
João Paulo/Piske
66
Nilton Leitempergher
64
Guilherme Puerari
63
Alexandre Caminha
52
Jackson Ramos
46
Augusto Ittner/Diorgnes
44
Jaime Avendaño
32
Everton Siemann
22
10º
Oscar Grotmann (Casico)
22
11º
Jandyr Nascimento
15

Próxima etapa acontece no dia 20 de agosto, no kartódromo de Ascurra.





Nenhum comentário: