quarta-feira, 20 de julho de 2016

O DIA DO DIA DAQUELE DIA

Só em maio de 2012 foram criados todos esses dias nacionais no Brasil. 

Se há algo que realmente me impressiona é a facilidade que as pessoas têm de criar dias disso e daquilo. É certo que há sempre um interesse por trás disso. Os dias de alcance mais amplo, tem o condão comercial de tentar movimentar a economia. É o caso, por exemplo, do Dia das Mães, dos Pais, da Criança, da Mulher, dos Namorados... todos têm forte apelo comercial. Outras datas religiosas também foram açambarcadas pelo tino ‘dinheirístico’, caso do Natal e da Páscoa. Algumas datas não colaram comercialmente, como o Dia do Homem, da Avó e do Amigo – que, dizem, comemora-se neste 20 de julho. Mas ainda que não tenham pegado, não há dúvidas de que a intenção era comercial. Nada acontece – ou é inventado – por acaso.

Se passarmos os olhos pelos municípios brasileiros, vamos ver que os vereadores também ajudaram a criar muitos outras comemorações anuais através dos dias disso e dias daquilo. E não há exceções. Eles são instituídos em penca para agradar os mais diversos públicos. Só em Blumenau, por exemplo, temos centenas deles. É o caso do Dia Municipal da Família na Escola, do Jovem Empreendedor, do Combate à Pirataria, do Rio Itajaí Açu (sim, o rio tem seu dia), Dia Municipal da Conquista do voto Feminino no Brasil (hein?), Dia de Combate ao Preconceito às Pessoas com Nanismo, entre outros. Pelo Brasil afora pode-se encontrar Dia Municipal da Penitência, de São Salvador do Mundo, Cultura e Paz, do Gaiteiro, do Direito de Nascer, da Vitória Aliada na Europa, do Baterista etc etc e etc que não acaba mais.

Particularmente, sou contra. Acredito piamente que se há respeito pelas pessoas como elas são – e é isso que todo mundo quer – todo o dia é dia das pessoas, sejam quais forem suas crenças, gênero ou situação na sociedade. Não “comemoro” o Dia do Homem e espero que todos me respeitem como tal todos os 365 dias do ano. Até costumo ganhar presente no Dia dos Pais, mas o que me importa mesmo é o carinho e respeito dos meus filhos o ano todo. Nem mesmo dou bola pro dia que comemora minha profissão. Preferia que os empregadores desta profissão reconhecem o importante trabalho feito com salários dignos. Um exemplo disso é o Dia do Professor: com os salários que recebem e se o reconhecimento dos alunos for apenas uma vez por ano, é melhor procurar outra coisa para fazer. A mim, cheira hipocrisia.


Nem Dia dos Namorados – que não depende só de mim – comemoro na data oficial. Minha mulher sabe bem disso. Está tentando se acostumar ainda. Comemoramos no dia em que começamos a namorar. Aí a data é especial de verdade, não uma mera imposição comercial. Aí é uma data que verdadeiramente diz algo para nós. E é por aí que tento balizar a importância que dou às coisas. Respeito a todos em todos os dias do ano e comemorações quando a data realmente diz algo para a pessoa - o que aliás, resume datas comemorativas ao aniversário da pessoa e às datas que realmente significaram algo nesta trajetória de vida. Sim, pode até ser meio ranzinza, mas considero muito mais sincero. Meu firme objetivo de aliar teoria e prática pode até frustrar algumas expectativas... mas ajuda com que eu me respeite como ser pensante.

E, se você é meu amigo, não vai receber cumprimentos hoje. Será amigo todos os dias.


AMIGOS DO KART


Por falar em amigos, turma do Kart Clube Blumenau está ficando profi. Meia dúzia já adquiriu karts próprios e estão treinando mais do que o Rubinho Barrichelo nos tempos da Ferrari. 

No próximo sábado, dia 23, rola a sexta etapa do campeonato no kartódromo de Indaial. Novos pegas à vista – e a dificuldade de largar lá atrás por causa da regra da largada invertida, já que cheguei em segundo na etapa de junho, em Ascurra. Vamos que vamos...!


CICLO CONCLUÍDO

Um novo horizonte se avizinha... a partir de agora, algumas noites serão ocupadas ministrando cursos de Comunicação Empresarial para empresas e entidades. Cada vez mais a comunicação é fundamental para os negócios. Empresário que enxerga isto, prepara seus colaboradores.

Com esta novidade, encerro um ciclo de seis anos de docência no Ibes, depois Ibes/Sociesc. Em sala de aula pude exercitar as teorias que fazem da comunicação, a ferramenta mais importante da humanidade na prática. E ainda com a vantagem de ter feito inúmeros novos amigos entre meus queridos alunos e alunas, com quem espero ter contribuído para entender melhor o universo da comunicação e aprender a utilizar esta chave mestra a seu favor.  ;)


ELEIÇÕES 2016

A eleição mais curta da história faz com que as candidaturas pareçam aqueles carros na linha de largada. Todo mundo acelerando sem sair muito do lugar. Quando a bandeirada for dada, vamos ver quem acelerou com sabedoria mantendo gasolina no tanque.


MÁ PREVISÃO

Aliás, não é difícil prever número maior de abstenções na eleição de outubro. Reflexo direto da corrupção e consequente decepção dos eleitores com a classe política. Na verdade, mais um erro do eleitor desavisado: se ele não for votar, deixará que alguém, talvez menos preparado, decida quem vai governar as cidades.  


FORA DAQUI


O complicado processo eleitoral norteamericano já apontou que a eleição ficará polarizada entre a ex-primeira dama, senadora e mulher de respeito Hillary Clinton e o mega empresário, falastrão e sinônimo de confusão Donald Trump. Fácil, fácil de fazer aposta.

Nenhum comentário: