quinta-feira, 7 de abril de 2016

SÓ QUANDO DÓI NO BOLSO


É fantástico o número de acidentes de trânsito em todo o país. Segundo a mídia nacional, é mais trágico do que guerras e/ou atentados que são noticiadas diariamente com grande repercussão internacional. Se comparar com mortes causadas por queda de avião, então, os acidentes com vítima fatal produzidos pelos motoristas brasileiros são muito maiores.

Há quem reclame do estado das vias e rodovias, há quem culpe a potência do motor dos veículos... há desculpa para todos os gostos. Mas a realidade é que os acidentes são causados pelas pessoas, aqueles que, atrás de um volante, acreditam serem seres imortais, onipotentes, capazes de tudo. Esta sensação inconsciente leva a irresponsabilidades que causam os infortúnios e suas consequências: gente machucada, mortes, famílias dilaceradas.

Em todo o lugar do mundo, há uma máxima que se aplica com sabedoria, destreza e resultado. A de que a conscientização passa pelo bolso. É preciso jogar duro contra os infratores para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito. Se isto é uma realidade comprovada no mundo todo, só aqui em Blumenau conseguimos ter um vereador que grava vídeo e posta na internet defendendo que não se usem radares controladores de velocidade para punir os que causam acidentes.

Vamos deixar bem claro: só são multados por excesso de velocidade aqueles motoristas que infringem a lei, que não respeitam a velocidade máxima permitida nas vias públicas. Só os infratores, os fora da lei, são punidos. Os que andam dentro da lei, não levam multa. É tão simples e óbvio como 1 e 1 são 2. Porém ainda tem gente que entra na onda do que chamam “indústria da multa” para tentar driblar a própria responsabilidade, a própria falta de consciência. E qualquer tipo de pessoa pública que pregue o contrário, está defendendo o errado, o fora da lei, aquele que causa dor e sofrimento aos outros.


ATROPELAMENTO E FUGA

Dia desses, no Facebook, um ciclista postou foto do seu atropelamento, aqui em Blumenau. Ele conseguiu a imagem de uma câmera de vigilância de estabelecimento comercial próximo. O motorista (de um veículo tipo Saveiro) fugiu. No post iniciou o debate da falta de qualidade dos motoristas locais. A questão aí nem é de dirigir bem ou mal. É de caráter. E isso, não se aprende em auto-escola.


ÁREA AZUL

Aliás, o sistema de estacionamento rotativo mudou em todo o Brasil desde que, muito recentemente, a presidente Dilma assinou decreto que diz que estacionamento irregular é multa grave. Com isso, nossa Área Azul em Blumenau automaticamente passou a multa de R$ 53,00 para R$ 127,00, depois de expirado o prazo de 15 dias de regularização. E pior: não há como recorrer administrativamente de multa grave. Assim, mesmo que seja sua primeira multa em 12 meses, não dá mais para transformar a multa em advertência.


PERDER OU GANHAR

Não, não. Não se trata daquele ‘famoso’ discurso de perder ou perder ou ganhar ou perder que viralizou na web na boca da disléxica presidente Dilma. Aqui verso sobre a atitude de alguns estabelecimentos comerciais. Dia desses, ao tentar trocar um produto que não seria utilizado após a compra, na Farmácia Panvel, cliente saiu tão decepcionado que deixou de ser cliente, Embora ex-fiel, não foi atendido por falta da nota fiscal, apesar do produto ter o selo da Panvel e tudo. Outro caso semelhante, na Balarotti, atendimento nota 10 e toda a facilidade para troca de produto de outro cliente, mesmo sem a tal nota.

Assim alguns ganham clientela, outros perdem.   


PERDER OU PERDER

A repaginação do fast food em food truck dá uma ‘aliviada’ no bombardeio que vinha sendo feito por nutricionistas e médicos sobre os perigos da alimentação não saudável, caracterizada principalmente pelo fast food. Como repaginaram o negócio, a mente das pessoas, por vezes, esquece que a grande maioria dos lanches servidos no truck, não passam de fast food – com todos os malefícios que este tipo de alimentos trazem para o ser humano.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) que o diga.


DIFERENÇA DIFERENTE

A diferença de preços de um supermercado para outro em determinados produtos é escandalosa. Ainda assim, dificilmente você conseguirá uma grande vantagem ao comprar em um e não em outro. A lei da compensação funciona forte. Mais barato em alguns produtos, mais caro em outros. E nesta época de inflação de dois dígitos, tudo está bem mais caro do que ontem.


BOA NOTÍCIA?

Depois de aumentos nas contas de energia elétrica que somaram cerca de 70% no ano passado, agora o Governo Federal anuncia que a energia elétrica vai baixar. Êêêêêêêêêêêêêê !!!  Calma, antes de comemorar, vamos ver o índice: 3%. Cuidado pra não comemorar colocando os dedos na tomada.


DISLEXIA

Recebi pelo whatsapp um vídeo do Movimento Brasil Livre sobre a instalação do Pixuleco na Ponte de Ferro. O vídeo começa com a tentativa de discurso do vereador do PT cujo assessor foi acusado de furar o boneco, noite dessas, na rua Antônio da Veiga. Tentativa porque o nobre edil não disse alhos com bugalhos. Quis falar da manifestação coontra Dilma e só conseguiu bradar termos desconexos como “fascistas”, “totalitarismo”, “autoritarismo”, “querendo se apropriar da voz das ruas”.

Diante do pagamento de transporte, lanche e grana para que pessoas participem de manifestações pró-Dilma, do verdadeiro esquema ‘tratorista’ em cima do Congresso e do STF e do discurso de que todo mundo que não pensa igual a eles é inimigo, tal discurso só faria sentido se estivesse falando mal do próprio PT.   


ARGUMENTAÇÃO

Costumo dizer que contra bons argumentos não há debate que resista. Dou aula sobre isto, então sei bem o que falo. Quando se tem bons argumentos o opositor esperneia, vocifera, perde as estribeiras... mas não ganha o debate. Estar preparado e saber utilizar a argumentação, é tudo. Mas não deixo de me impressionar quando vejo uma boa argumentação em ação. Este link (abaixo) mostra uma que arrebenta qualquer tentativa de debate.



PSSSSSIU !!!

A chamada Lei do Psiu chegou cheia de boa intenção, mas esqueceram de avisar alguns, como o “caminhão do ferro velho que está passando na sua rua”. Volume animal acordando a vizinhança, provocando a cachorrada e causando furor na cidade. Vizinho que fotografou disse que, na próxima, denuncia. Só fiquei pensando... para quem?

Durma-se com um barulho desses...



ARTE NA RUA

Esta placa despojada na entrada do túnel da rua Sete de Setembro convida para ver as poesias existentes na passagem subterrânea. Bem legal, mas os dizeres suscitam mais: será que estamos com os olhos abertos para vivenciar a arte, seja ela de que gênero for?  Ou estamos tão absortos com os problemas do país e com o nosso dia a dia que já deixamos de enxergar, além do apenas olhar?


Você já viu?



Nenhum comentário: