quarta-feira, 2 de março de 2016

DE HOLLYWOOD À REALIDADE DO PLANETA

Aquecimento global: mão do homem ou natureza do planeta?


Repercute nas redes sociais o discurso de Leonardo di Caprio no Oscar, quando recebeu o prêmio de melhor ator do ano passado pelo filme “O Regresso”. Em sua fala, ele exorta os homens a cuidarem melhor do planeta. Até aí tudo bem. Podemos mesmo ter problemas antes da próxima era glacial, como, por exemplo, escassez de água potável. E cuidar do lugar onde se vive é algo que deveria ser normal, usual, costumeiro – e não uma preocupação. Afinal, cuidamos de nossa casa, não é mesmo?  Fazemos um esforço para mantê-la limpa e medianamente arrumada. Porém este discurso fácil de que o homem é o culpado pelo aquecimento global, do qual muitos se utilizam para defender o meio ambiente, é fraco diante da problemática e, principalmente, da ciência.

Primeiro é preciso entender que o planeta nunca dependeu do homem. Ele tinha vida própria milhões de anos antes da chegada do homo sapiens. Nós, seres humanos evoluídos, é que acreditamos que o planeta está aqui por nossa causa. Nós, em nossa imensa capacidade de olhar para o próprio umbigo e vontade de dominar tudo o que nos cerca, é que cremos que o planeta existe para que nele vivamos. Nós, com nosso natural instinto de sobrevivência, é que queremos que o planeta continue afável, habitável, normal, enquanto historicamente não é assim que ele se comporta. Em nosso egoísmo demasiadamente humano, queremos que o planeta permaneça estável (para nosso benefício), ainda que isto seja contra sua própria natureza.

Segundo cientistas da geologia, eras glaciais e interglaciais se revezam desde que o planeta é planeta. Enquanto as primeiras transformam a terra em gelo em imensa maioria da superfície terrestre, período que costuma durar cerca de 80 mil anos, as eras interglaciais, onde a vida prolifera, duram míseros 10 a 15 mil anos. Estamos em uma era interglacial faz aproximadamente 10 mil anos. Logo, pelo histórico do planeta, é bastante natural que estejamos enfrentando intempéries da natureza. Em direção a mais uma era glacial, teremos que passar naturalmente pelo aquecimento global, degelo, inundações e congelamento. Segundo os mesmos estudiosos, o homem pouco influencia neste processo. Com a emissão de gases produzidos pelos nossos automóveis, indústrias etc, adiantaremos cerca de 200 a 300 anos a chegada da próxima era glacial.

Os estudos de cientistas da geologia nos mostram claramente que o aquecimento global e todos os efeitos que isto traz ao planeta acontecem desde que a Terra existe. A diferença é que em eras anteriores, apenas uma vez o homo sapiens – que apareceu cerca de 150 mil anos atrás – estava presente e, ainda assim, sem avanço intelectual suficiente e muito menos científico para pensar nisso. Outro filme hollywoodiano (O Dia Depois de Amanhã) praticamente conta esta história, porém com a pressa de reduzir em duas horas, o que no filme seriam semanas, um acontecimento que na natureza demora centenas de anos para se desenrolar. Já sentimos, sim, o início da mudança de era. O aumento da média da temperatura (aquecimento) e todos os seus efeitos, as inundações cada vez mais frequentes, o degelo das geleiras dos pólos, furacões e o aumento dos casos de todas as intempéries que conhecemos, são indicativos de que algo está ocorrendo.

O que é preciso refletir é que se sem a presença do ser humano isto já acontecia desde sempre no planeta, seremos mesmo nós os culpados desta história? Ou seremos culpados exatamente por querer dominar o planeta e influenciar em sua natural história?       


LULA & MARISA

Nunca imaginei Bonnie & Clyde, aquele carismático casal de bandidos do filme de Hollywood, dando depoimento à polícia. Por isso confesso que estranhei quando Lula e Marisa foram intimados. Mas para tranqüilidade geral da nação, eles já disseram que não vão depor. Ex-presidente tem disso. Vai se quiser e quando quiser. Ademais, não entendo realmente porque queriam seu depoimento. Ele não sabe de nada mesmo...


OPERADORAS

As operadoras de telefonia já têm o título de maior número de reclamações no Procon, uma praga que se estende por todo o país. Agora vão ganhar, também, o título de maiores pé no saco do planeta. Ligam insistentemente várias vezes por dia, especialmente em horários de almoço e aos finais de semana. Na imensa maioria das ligações você vê o prefixo (no meu caso 011, da Vivo) e prepara um esporro, mas assim que você atende a ligação cai. E quando completa, você dá o esporro, pede pra não ligarem mais, mas eles... ligam de novo. E de novo. E de novo.

A Anatel não pode proibir isso, não?!?


GOLPE BRANCO

Mas nem só as operadoras de telefonia enchem a pauta dos Procons da vida. Operadoras de cartões de crédito também. Um deles, a Calcard, utiliza-se da loja Studio Z para aplicar das suas. Oferece ao cliente da loja desconto de 10% caso o incauto faça o cartão. Ninguém fala sobre anuidade. Prometem mandar o boleto por e-mail e o dito cujo não chega. Aí querem cobrar juros. Imagina ato seguinte a burocracia para cancelar cartão, brigar contra os juros indevidos etc.

Não caia nessa. É mais uma arapuca. Os 10% saem bem mais caro que o desconto. Tão nocivas quanto, são lojas que se deixam utilizar, queimando-se com os clientes.

E olha que o tal cartão Calcard não está só em loja de sapatos.


TRISTE REALIDADE

Pai chega em casa com dois presentes para o filho. Uma bola e um violão. Olha pro menino, ainda criança e diz com voz autoritária: “Pode escolher um desses, mas só não pega em livro, não vá estudar. Se te pegar lendo um livro te dou uma surra”.

Em um país onde Wesley Safadão ganha R$ 500 mil/mês e Neymar já se perdeu nas contas...


AMIGO PRA CACHORRO

O site de notícias O Blumenauense (www.oblumenauense.com.br), do Claus Jensen, acaba de lançar uma campanha bem legal: Adote um Amiguinho. Achei a ideia muito dez, pois é mais uma divulgação para a necessária adoção de animais abandonados por aí. A parada tem a mão, também, do amigo João Paulo Taumaturgo. Chamou a atenção a logo, onde a pata do cãozinho tem um coração a os “feijões” representam as cabeças de uma família.




KART CLUBE BLUMENAU

A primeira etapa do campeonato 2016 do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu foi show! Aconteceu em Indaial, em sábado de chuva. Com a pista molhada, mais do que acelerar era preciso mudar a maneira de pilotar, domar o carro. Particularmente, gostei. Cheguei em segundo lugar na categoria Máster, 29 segundos na frente do terceiro. Acho que vou começar a fazer dança da chuva antes da corrida.

Duas categorias em disputa no campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu.


FORA DA PISTA

Tão gostoso quanto acelerar, mesmo competindo, o mais legal é ter nos adversários de pista amigos fora dela. Muitos dos competidores das duas categorias deste ano (Máster e Light) são colegas de imprensa, alguns ex-alunos de faculdade; todos são parceiraços dentro e fora da pista. Próxima etapa é dia 19 de março, também no kartodromo de Indaial. Em abril o campeonato estréia na pista de Ascurra.


Nenhum comentário: