quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

EM TEMPOS DE VACAS MAGRAS...

Lula terá saúde para concorrer?  E terá chances depois de tantas denúncias de corrupção contra o PT?

A derrocada do governo da presidente (com “e”, como manda o bom português) Dilma e do PT, que afundava e tentava desesperadamente se salvar do afogamento no mar de lama de corrupção provocado por eles mesmos (vide Petrobrás, Lava Jato, Polícia Federal), recebe agora mais uma enxurrada chamada crise econômica para tapar de vez olhos, nariz e garganta. Morreram afogados, embora alguns deles ainda insistam em transitar por aí, tal qual zumbis.

A saída do PT do poder, seja por um improvável impechment, seja pelo voto na próxima eleição presidencial, começa a gerar debates sobre as outras opções que o eleitor brasileiro terá. Independentemente do viés ideológico, cada vez mais em desuso na política brasileira, pululam nomes aqui, ali e acolá, o que inclui, claro, as redes sociais. Alguns nomes se apresentam. Parece cedo, mas não é. Embora a eleição presidencial seja somente em 2018, o caminho até uma candidatura com algum peso necessita de pavimentação prévia.

Pelo menos cinco nomes aparecem nas análises políticas mais sérias, nas rodas de conversa de quem curte o meio e até mesmo nos comentários (nem sempre inteligentes, geralmente de pouco conhecimento e profundidade) das redes sociais. O PSDB que tem Aécio Neves como natural candidato, se vê às voltas com o interesse de Geraldo Alckmin em concorrer. Aécio fez uma oposição combativa ao atual governo logo após a eleição, mas já deu uma sumida. Além dos tucanos, naturalmente a também ex-candidata Marina Silva, da Rede, é nome lembrado. Como não é exatamente uma oposição ao que está aí, está mais apagada do que Aécio.

Ciro Gomes, que já tentou e bateu na trave, esteve fora do processo eleitoral de 2014. Parecia que não estava interessado mais na presidência, mas agora teve seu nome lançado pelo PDT. Resta saber o quanto conseguirá encorpar sua candidatura após um aparente sumiço do grande palco eleitoral nacional. O nome mais polêmico com alguma densidade eleitoral inicial (ainda é cedo para dizer como as coisas vão andar) é o do deputado Jair Bolsonaro. Pelas suas declarações polêmicas, geralmente conservadoras, muitas delas polemizadas pelas interpretações de seus antipatizantes, é uma espécie de candidato “ame-o ou deixe-o”. E por incrível que pareça é exatamente isto que pode ajudar a fixar seu nome no imaginário popular. Muitos o deixarão, outros tantos o amarão. Além do que suas posições conservadoras linha-dura parecem se encaixar em um momento onde o Brasil vive uma crise institucional, uma verdadeira baderna político-administrativa-eleitoral.

Falta muito tempo para as eleições presidenciais de 2018, para desespero de muitos brasileiros que não votaram em Dilma ou que se arrependeram de tê-lo feito. Porém é na construção do caminho que se constroem as possibilidades; é na pavimentação da estrada que se prepara a possibilidade de chegar ao destino. Em tempo de vacas magras de candidaturas, qualquer quilo a mais dá um churrasco.


VALE EUROPEU

Postei recentemente em meu face: recebi a boa notícia oficial de que o livro História, Cultura e Belezas do Vale Europeu, que produzi e lancei em maio de 2015 via Lei Roaunet, foi importante fonte de pesquisa da equipe de produção do Globo Repórter para a escolha da região como exemplo de opção de turismo de bom nível. O programa foi ao ar na última sexta, dia 19. A informação chegou bem no momento em que estou captando recursos para outro livro na mesma linha, só que agora sobre Blumenau. Incrementa motivação.


SUPERMERCADOS

Nunca saia de um supermercado onde você comprou determinadas coisas e vá a outro para comprar uma coisinha que faltou. Muito provavelmente ao chegar ao segundo supermercado, você constatará que pagou mais caro por quase tudo no primeiro.


VIDA BANDIDA

Algo tem que estar acontecendo com o Angeloni. Frutas e verduras deprimentes, preço alto e ar condicionado meia boca... bem meia boca. E o atendimento nos caixas já foi muito melhor. Nem parece o mesmo supermercado de algum tempo atrás. 


FEIRA

Aí se você tiver tempo e vontade de passar calor, as feiras livres passam a ser uma opção interessante. Há algumas que vendem produtos a R$ 2,15 o kg de quase tudo (tomates fora, pois são produtos de luxo). Uma economia pra lá de vantajosa, apesar dos  desconcertantes horários de funcionamento.   


É A ZIKA

Nunca antes na história deste país ouviu-se falar tanto no mosquito ‘do Aécio do Egito’. Os telejornais viraram panfletos eletrônicos para uma população que está perdendo de 7 a 1 para o inseto voador. A informação é muito importante, mas a ação é fundamental. E haja saco para ouvir todo dia a mesma coisa.


TV ABERTA

Se cair o sinal da tevê a cabo, a vida na frente da telinha vira um deus nos acuda. Do tipo escolher entre Big Brother e Troca de Casais. Corre, desliga tudo e vai ler um livro.


KART

Começa neste sábado, dia 27, no kartódromo de Indaial, a temporada 2016 do campeonato do Kart Clube Blumenau. Este ano são duas categorias em disputa com 11 pilotos em cada. A Máster, composta pela galera que correu no ano passado, e a Light, do pessoal que entrou agora, imensa maioria da imprensa. Serão 10 etapas de fevereiro a novembro nas pistas de Indaial e Ascurra. Os quatro primeiros da Light disputam a categoria Máster em 2017. Já os que ficarem com as quatro últimas posições na Máster, disputarão a Light ano que vem.


Cada vez mais difícil repetir o terceiro lugar na classificação geral que obtive em 2015. Galera anda voando...

Nenhum comentário: