quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

VALE EUROPEU, UM ORGULHO


Caminho para Rio dos Cedros. Bonitas paisagens. 

Para quem conhece um pouquinho do Vale Europeu, região de 49 municípios que tem Blumenau como cidade polo, sabe o que esperar do programa Globo Repórter que será exibido nesta sexta-feira, 19. Apesar de se encontrar no Brasil – com todos os problemas de um país que tenta se desenvolver mas esbarra na falta de infraestrutura e excesso de corrupção, o Vale Europeu tem mesmo características de um Brasil melhorado. Não só pelas construções em arquitetura enxaimel ou pela cultura diferenciada do povo daqui, mas também pelos índices sócio-econômicos que colocam a região em uma posição invejável.

O que será mostrado para todo o Brasil e exterior através do Globo Repórter desta sexta-feira, está explícito em imagens no livro História, Cultura e Belezas do Vale Europeu, lançado no ano passado graças às possibilidades da Lei Rouanet. A diferença é que no livro que tive a oportunidade de conceber, esta história é contada muito mais por belíssimas imagens fotográficas do que por palavras, ainda que o pouco texto seja especial, poetizado e bilíngue. Ter contato com este livro é uma chance de conhecer melhor a região. Porém, melhor é utilizá-lo como guia para visitar lugares fantásticos.


Um dos municípios exibidos no livro é Rio dos Cedros, de colonização italiana e que encanta a todos com seus belíssimos lagos artificiais criados na década de 1950. Cada vez que vou a localidade de Alto Cedros, volto renovado e maravilhado com as possibilidades que vão de um ótimo banho de cachoeira a um passeio de lancha; de uma cavalgada em meio ao campo ao simples admirar do cair da tarde que traz consigo temperaturas sempre mais amenas. E olha que Rio dos Cedros, esta beleza desnudada, é só um dos 49 municípios do Vale Europeu. Desta última vez, tirei mais algumas fotos.




Alto Cedros: fantástico.

Se conceber, produzir e lançar este livro me fez ainda mais fã da região, o Brasil todo poderá conhecer um pouquinho das maravilhas deste Vale no Globo Repórter de hoje. É o primeiro do ano e acredito piamente que deve servir de orgulho para a gente de Blumenau e de todos os demais municípios que compõem a “Europa brasileira”, ainda que existam alguns que sempre prefiram ver somente a metade do copo vazio.


Pagando o pato

Vamos lá. Mamãe governo não está contente só com os cinco meses em que a gente (você, eu, todos) trabalhamos para ela por ano. Por isso, o brasileiro vai pagar mais do que o dobro de Imposto de Renda em 2016, isso porque a tabela deste ano não foi corrigida pela inflação. Acaba sendo um aumento de imposto disfarçado, igual aqueles da bolacha de pacote que diminui de gramatura mas mantém o preço. Quem mais vai se ferrar são os trabalhadores com salários mais baixos. Com a inflação (oficial) na casa dos 10% ao ano, os salários são corrigidos e o trabalhador que era isento do IR cai nas faixas de contribuição. Mamãe governo que antes corrigia a tabela, disse que precisa arrecadar mais. Ou seja, ferremo-nos nós.


ALILÁS

Conversando com alguns empresários esta semana, fiquei ainda mais preocupado com a crise econômica nacional. Com o dólar alto e a retração no consumo, todos estão se queixando do momento – que é de recessão. Como uma bola de neve, a diminuição de atividades em um setor prejudica o outro e a coisa ganha velocidade ladeira abaixo. Eles nem vem perspectivas para 2016.


TRANSPORTE

A situação deu uma melhorada em relação às primeiras semanas do transporte coletivo, mas ainda está longe do ideal. Era de se esperar. Uma situação emergencial em uma cidade com mais de 120 mil usuários diários, sistema integrado por terminais, estações de pré-embarque, bilhetagem eletrônica e tantas variáveis, exige um tempo para adaptação da empresa que está prestando o serviço de emergência.


COLETIVO

Era necessário romper o contrato com o Siga, que dava claros sinais de falência. Se não rompesse, a cidade viveria muitos e muitos dias sem nenhum ônibus, como aconteceu entre Natal e Ano Novo por exemplo. Aí seria muito pior. Digo que o prefeito Napoleão foi corajoso – e agora paga um preço por isso. Não existem 200 ônibus em bom estado, prontos para serem colocados em uso, esperando um rompimento de contrato de concessão em qualquer lugar do Brasil. Por isso, vieram os que eram possíveis. E que precisam ser melhorados com manutenção ao longo deste período de emergência.


A SOLUÇÃO

A solução só virá na nova licitação, é minha opinião. E é aí que prefeitura e sociedade têm que centrar esforços. É a oportunidade de dar um salto de qualidade na prestação do serviço de transporte. É claro que este salto precisa ser feito dentro da lógica e das regras de mercado. Mas podemos começar com uma frota de ônibus novos, melhores e mais modernos. Por outro lado, um processo licitatório demora. A burocracia do setor público, que existe para buscar transparência e publicidade do processo, também o deixa lento, muito lento.

Um dia, lá na frente, as pessoas verão que aquilo que foi feito precisava ser feito e o foi da melhor forma possível. Ainda que a melhor forma, emergencial, não atenda o padrão de qualidade ao qual os blumenauenses estão acostumados e têm direito.


ENQUANTO ISSO

As pessoas continuarão reclamando – e, na grande maioria das vezes, com razão. Tirando alguns que só querem fazer espuma, se aproveitando politicamente da situação. É preciso melhorar o que for possível neste momento emergencial e partir pro futuro, pensar lá na frente.


LULA-LÁ

É impressão minha ou o ex-presidente Lula está utilizando artifícios jurídicos para protelar seu depoimento sobre o tripléx que não é nem nunca foi dele como nunca antes na história deste país?

Porque se for, não estou vendo muita diferença do que faz o presidente Eduardo Cunha na Câmara dos Deputados...


METRÔ

E não é que o Metrô surpreendeu todo mundo com a contratação de Léo Moura?  O time, que não é favorito para chegar entre os 4, joga futebol mediano e melhor resultado foi a vitória fora de casa contra o Guarani de Palhoça. Porém só enfrentou um dos cinco grandes até agora, o Joinville, com quem empatou em 0 a 0 lá em Joinville. O teste pra valer será quando jogar contra os outros quatro favoritos.


Torçamos!

Um comentário:

Unknown disse...

Meu caro Fabricio.

O livro História, Cultura e Belezas do Vale Europeu é uma valorosa contribuição à nossa região, cultura e nosso povo. Belíssimo exemplo da utilização da Lei Rouanet.

Parabéns!