quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

NINGUÉM SABE DE NADA, INOCENTE

Torre de Babel: pressão na Câmara dos Deputados

Dilma não é santa, Temer não é santo, Eduardo Cunha também não. Muito pelo contrário. Diante desta realidade, tudo o que está acontecendo neste momento em Brasília, a Ilha de Lost, envolvendo a possibilidade de impechment da presidente (com “e” no final, como manda o correto português) da República e a cassação do presidente da Câmara dos Deputados, não deveria espantar ninguém. O jogo da política rasteira, da mentira, da corrupção e do apoio com interesse somente pelo poder, é um jogo de cartas marcadas.

A “traição”, neste caso, é tão comum quanto mentir publicamente em campanha para iludir o eleitor e conquistar mais alguns anos de poder. O ‘embarrigamento’ de decisões para se manter no poder é tão esperado quanto ter contas não declaradas em bancos na Suíça ou qualquer outro paraíso fiscal. Infelizmente foi isso que a política brasileira – salvo raríssimas exceções – se tornou. Um grande balaio de gatos (desculpem-me, bichanos!) de lata de lixo, mal cheirosos.

A carta pessoal do vice-presidente Michel Temer à presidente Dilma, que foi primeiro para a imprensa, já deixou claro que se depender do Congresso, o impechment, até pouco tempo atrás improvável, virou uma realidade possível. A impopularidade de Dilma e a sede de poder de alguns, fez com que ela perdesse apoio político nas esferas de poder. E o julgamento de um impechment, por mais que deva haver um gatilho jurídico, é uma decisão eminentemente política. Assim foi com Fernando Collor. E naquela época, o PT lutava pelo impedimento do presidente sem chamar a ação de golpe. Collor também foi eleito pelo voto popular.

Já que a política se transformou em vergonha nacional pela ação dos próprios políticos, que nos próximos capítulos eles pelo menos nos poupem de cenas lamentáveis como as vistas ontem na Câmara dos Deputados, quando alguns representantes do povo trocaram sopapos e, em uma aula de não-democracia, destruíram as urnas eleitorais onde estava sendo votada a chapa da comissão que decidirá sobre o encaminhamento do processo de impechment. Vandalismo só porque sua opinião foi contrariada, lembra ditadura. E, se bem me lembro, foi contra isso que eles lutaram num passado não muito distante. Ou não?


CONCEITOS

A melhor definição de ditadura e democracia, aliás, é de autor desconhecido: “ditadura é quando você manda em mim; democracia é quando eu mando em você”.

Que assim não seja.


SUL AMERICANA PÁTRIA

Por falar em ditadura, democracia e outros conceitos como esquerda, direita  volver, o cenário político da América do Sul parece estar mudando novamente. Nos anos 70, tínhamos as ditaduras militares. A partir dos 80, eleições e uma natural ‘popularização’ dos governantes. Este apelo popular parece estar perdendo força, agora, pelo que vê na Argentina, Venezuela e até no Brasil.


COMBATENTES


Melhorzinha da semana, via face:

Arte do face

SALTO O QUÊ?

Agências de publicidade e os próprios clientes precisavam cuidar um pouquinho mais das gravações de áudio de seus anúncios. Quando em um comercial ouve-se a pronúncia “Salto Weissback” demonstra-se não só falta de conhecimento, mas até mesmo de respeito pela origem da cidade. A grafia é Weissbach e, em alemão, “ch” tem som de r que vem da garganta. Como Bach, o músico erudito. As pessoas não precisam saber falar o idioma, mas o mínimo de pesquisa faz parte do processo profissional da comunicação. É como falar Shopping “Neu”markt.

Toda vez que ouço uma pronúncia dessas, errada, transfiro naturalmente a ideia de burrice ao  estabelecimento anunciante.


INTERESSA, SIM

Eis que a revista digital Interessa ficou pronta. Trabalho prático do semestre dos meus queridos alunos de Jornalismo de Revista – que, aliás, estão de parabéns. Sou suspeito para falar (bem) dela. Mas o conteúdo jornalístico das matérias e o visual da revista ficaram show. Para que vocês possam ver, ler e analisar, segue aí o link: http://issuu.com/academicosjornalismo/docs/revista_interessa


ORGULHO DE PAI

Solenidade de entrega na OAB subseção Blumenau

No espaço da mesma semana (passada) meu filho mais velho foi aprovado em banca do TCC e recebeu o certificado por sua aprovação na prova da OAB. Vamos combinar: isso dá um orgulho danado para os pais, especialmente por saber do futuro que terá pelo homem que é.  

Nenhum comentário: