terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA CORRUPÇÃO


O Brasil está perdido. A corrupção está institucionalizada em todos os poderes. Do Palácio do Planalto ao Congresso Nacional, passando por partidos políticos, com suspeitas até mesmo sobre o Judiciário. Desta forma, não há governabilidade, não há como enfrentar crise econômica, não há como pedir compreensão da população para medidas quaisquer que sejam. Estamos perdidos, pagando altíssimos impostos que se perdem na corrupção de Brasília, a Ilha de Lost, onde os governantes vivem em um outro mundo fora da realidade dos pobres mortais brasileiros (também conhecidos como nós).

A crise ética escancarada pelas investigações da Polícia Federal e estampada pela mídia mostram um país em profunda crise. Não há como sair dela com medidas econômicas. O dinheiro que pagamos a mais com novas taxas e impostos e que, porventura, o governo federal venha a economizar cortando investimentos que nos são devidos na infraestrutura, educação e saúde, continuará escorrendo pelo nojento ralo da corrupção. A realidade nua e crua é que não há saída: teríamos que começar tudo de novo.


CONTROL C

O caso do control c – control v do filho do ex-presidente Lula, que faturou mais de R$ 2 milhões em uma consultoria esportiva cujo parecer foi uma colagem de textos copiados do Wikipédia e de outras fontes, via Google, acaba com o discurso de qualquer professor que tenta mostrar aos alunos que a enganação do control c – control v, a cópia descarada, não dá futuro. Que não é ético, é óbvio. Que não dá futuro...


CONTROL V

Mais do que nunca, o problema do país é ético. As práticas afrontam aquilo que é correto, aquilo que é sério. Infelizmente o Brasil tem a corrupção como marca histórica, desde os seus primórdios. Afinal, os índios foram “comprados” por bugigangas coloridas trazidas por Cabral e sua trupe. Isto não justifica, porém, que o país fique à mercê da corrupção institucionalizada, onde aqueles que detêm o poder fazem gato e sapato para ganhar mais, para virarem milionários da noite para o dia, beneficiando a si próprio, aos filhos e apadrinhados, enquanto as pessoas de bem, comuns, trabalham diariamente para pagar toda esta conta através de impostos escorchantes.


CONTRASSENSO?

Sem qualquer intenção ideológica, muito menos partidária, fico a imaginar os deputados do PT na Comissão de Ética da Câmara Federal. Parece-me um grande contrassenso, considerando mensalão, Petrobrás e lavajato...
Se bem que não sei quantos parlamentares sobrariam na Comissão de Ética, visto o envolvimento de vários partidos no rolo. É de se pensar...


COTIDIANO PERIGOSO

Os ladrões não estão só nas altas esferas. Na sexta de madrugada presenciei um assalto à mão armada, na rua Gustavo Zimmermann, Itoupava Central. Caras roubando um carro e, para isso, rendendo um casal que saía de uma festa. O problema da violência é uma realidade e não dá mais para dar mole em Blumenau. As pessoas de bem têm que mudar seus hábitos para não facilitar a vida dos bandidos. A violência, aliás, muito mais do que um problema de repressão, é um problema social de educação. Em casa.


COISA BOA

Faltam 25 dias para o Natal e um mês para o Ano Novo. Não que tudo vá mudar como em um passe de mágica, muito pelo contrário. Mas descansar um pouco a cabeça, renovar esperanças e refletir como fazer o novo sem repetir mais do mesmo é sempre um bom momento. 


IMPRESSIONOU

Público para ver rugby no Sesi assustou positivamente. Mais gente do que para os jogos do Metropolitano. Menos pelo amistoso internacional, acredito, e mais pelo esporte (ainda) inusitado para nós, pelo valor do ingresso (1 kg de alimento) e pela mídia insistente. Deu resultado. Mas pra Alemanha, de novo.


QUE VENHA 2016!

Pódium da classificação geral 2015. Foto: Márcia Annuseck

Depois de um longo ano com 10 etapas e muita disputa, terminou a Copa Amigos da Velocidade de Kart, promovida pela turma Nós no Kart. Foi show!  Não só pelos resultados, já que o terceiro lugar na classificação geral, que obtive, diante de uma turma que corre bem, foi suado, disputado. Mas a adrenalina que a velocidade proporciona no kart representa a vontade de viver, de se divertir, de ultrapassar o existir.
Tão bom quanto correr, foi conviver com uma turma pra lá de legal, amigos de mais ou de menos tempo, mas que formam um “time” de primeira. Fiquei orgulhoso de ter organizado este primeiro campeonato da turma e já passei a bola para que outros o façam. Que venha 2016!  Vamos pisar fundo de novo e, independente do resultado nas pistas, já seremos vencedores da amizade antes mesmo da primeira bandeirada de largada.


Classificação Geral FINAL

Lugar
Piloto
Pontos
Cristiano Baifus
 141
Alexandre Pereira
 129
Fabrício Wolff
 121
Rodrigo Pereira
 113
Dudu Cunha
 105
Eduardo Bonononi
   90
Sandro Locatelli
   87
Carlos / Nilton
   84
Rodrigo Estevão
   75
10º
João Paulo de Souza
   53
11º
Thiago / Fábio
   20


Antes da prova final. Foto: Márcia Annuseck

Pista de Brusque, largada. Foto: Márcia Annuseck


Pódium no kartódromo de Brusque. Foto: Márcia Annuseck


De prontidão, antes da largada. Foto: Márcia Annuseck


Turma Nós no Kart.  Foto: Márcia Annuseck


2016 promete!..  turma gente boa!   Foto: Márcia Annnuseck


Selfie garantida.  Foto: Fabrício Wolff

Pista do kartódromo de Indaial.  Foto: Alexandre Caminha (Flyvision)



Preparos finais para entrar no kart.  Foto: Jandir Nascimento


Velocidade. Um prazer!   Foto: Márcia Annuseck




Reportagem em vídeo da etapa final do campeonato, apresentado pela RIC TV Record Blumenau, no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=VLsm8yvvOxk .

Nenhum comentário: