segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

SOBRA OPINIÃO, FALTA CONHECIMENTO


Tempos muito estranhos esses de redes sociais. Todo mundo discute sobre tudo, opina sobre todos os temas, inclusive técnicos ou específicos, sem ter conhecimento sobre o assunto. Torna-se um festival de baboseiras. E o mais interessante é que os “pitaqueiros” de plantão utilizam a democracia como argumento. Eles têm direito à opinião! 

É verdade, tem. Por mais imbecil, burra e sem noção que a opinião seja, o regime democrático garante a qualquer ignorante a livre expressão. Isso é uma das belezas da democracia. Se bem aplicada, pode realmente fazer com que as pessoas cresçam, um país cresça. Do jeito que esta livre expressão é utilizada nas redes sociais no Brasil, está desvendando um mar de ignorância tão grande e lamacento quanto o mar de corrupção que assola o país.

Entre alguns benefícios da tecnologia, está o fato das pessoas poderem se comunicar mais rápido e com maior facilidade. As redes sociais como facebook, whatsapp, entre outras, são campo fértil de troca de ideias e mensagens. O que não poderia se imaginar, em um primeiro momento, é que desnudaria, também, quanta ignorância campeia entre os brasileiros. E não só os menos letrados. Mas, quase sempre, os menos cultos.

Engenheiro dá pitaco em administração pública, advogado dá pitaco sobre pontes, comerciante dá pitaco sobre direito, educador dá pitaco sobre comércio... uma verdadeira torre de babel de imbecilidades. E a impressão que dá é que quanto mais técnico o assunto, mais alguns ‘seres iluminados’ acreditam saber as soluções para os problemas. As redes sociais escancararam o “achismo” de grande parte dos brasileiros, que abusam do senso comum travestido de opinião, como se entendesse do tema tratado.

Dia desses, vendo televisão, uma frase do ator Alexandre Nero resumiu esta verdadeira mania nacional de falar sem saber o que se está dizendo, o que acontece especialmente em redes sociais: “sobra muita opinião, falta conhecimento”. Perfeita!  E emendou: “falta procurar o saber”. Abordar assuntos, falar ou escrever sobre temas utilizando o senso comum é uma das maiores pobrezas intelectuais que se pode mostrar. Chega a ser um desserviço à sociedade, porque só causa confusão sem agregar nada de valor a uma discussão, a um debate. É reproduzir o mais do mesmo, geralmente exatamente aquilo que os ‘sabichões do achismo’ querem criticar.

Se você é um desses, saiba que está no meio da grande maioria, no centro da manada. Não é razão de vergonha, desde que fique calado até buscar estudar o tema sobre o qual vai se manifestar. É preciso buscar saber, é necessário ir atrás das informações, do conhecimento sobre determinado assunto para, depois, opinar sobre ele. As redes sociais são livres, a democracia existe para todos, mas olhos e ouvidos dos seus semelhantes não são penico. Não passe vergonha em vão. Opine sempre sobre o que você conhece de verdade. Caso contrário, não é opinião; é pitaco de boteco.

Nenhum comentário: