quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MERITOCRACIA É PRESSUPOSTO DA ÉTICA


Há coisas na vida que são impagáveis. Ver um filho alcançando seus objetivos, realizando conquistas, crescendo na vida, é algo que não tem preço. E também é muito, mas muito difícil descrever com palavras. Por muitos anos acompanhei aqueles pequenos seres – meus dois filhos – formando suas personalidades, seu caráter. Agora que consigo ver o mais velho chegando ao seu objetivo de passar na difícil e excludente prova da Ordem dos Advogados do Brasil, sinto-me ainda mais feliz. Não foi o primeiro desafio, não será o último. Ambos foram ótimos estudantes, passaram no vestibular, trabalham e estão galgando conquistas a cada dia. O fazem por seus próprios méritos. São adeptos naturais da meritocracia. Esta trajetória ilibada orgulha qualquer pai.

Em casa sempre tivemos claro de que a ética deve estar acima de tudo. Pode-se até discutir o que é certo e o que é errado, mas uma vez tendo clareza do que a pessoa considera certo, seguir este caminho. Ninguém é infalível, mas falhar por falta de caráter é desonroso. Uma pessoa com honra sobe por seus próprios méritos, pelo seu próprio esforço, sem pisar em ninguém, sem passar ninguém para trás. Quando se age assim, com ética, a pessoa torna-se um líder. É admirado pelos colegas, consegue sucesso de verdade na vida. Aprendi isto em casa, com meus pais. Em meus 35 anos de profissão, conheci pessoas assim. E conheci pessoas que agem diferente também. Que sobem aos trancos e barrancos. Que conquistam seu espaço de maneira reprovável. Essas nunca serão líderes porque a liderança se conquista junto aos liderados.

Tenho certeza de que meus filhos têm esta noção. Sabem que o respeito aos outros é a mola mestra do sucesso. Sabem que a humildade, a sensibilidade no trato com as pessoas e a ética são o fundamento maior para chegar onde for que queiram chegar. O sucesso não é estar no alto. É chegar lá de cabeça erguida, com a tranquilidade de quem coloca a cabeça no travesseiro e não se envergonha do que fez. Realizações profissionais ou pessoais são importantes, porém nunca se compararão ao respeito e carinho das pessoas, conquistados no processo. O objetivo termina quando alcançado, o caminho percorrido para chegar até ele permanece para sempre. Filhos, obrigado por terem caráter. Mantenham-se firme neste caminho. Nós nos orgulhamos disto. Vocês se orgulharão um dia, também.


OKTOBERFEST

Animação e pavilhões cheios nos finais de semana. (Foto: Marcelo Martins)

Não tem como. Ao final das contas da 32ª edição da Oktoberfest de Blumenau, das maiores e melhores do mundo, veremos que a chuva terá atrapalhado o movimento. Não só de pessoas, provavelmente econômico também. Mas uma coisa é certa: a festa ganhou muito em qualidade. Falando com o presidente da Vila Germânica e secretário de Turismo Ricardo Stodieck, descobri que 70% de todo o chope da festa respeita a lei de pureza alemã. São chopes especiais, tipo premium. Coisa que não se tinha antes.

Por falar nisso, o setor 4, o Eisenbahn Biergarten ficou show de bola. Diferente, mais aconchegante, próprio para um bate papo sentado enquanto se curte a banda que ali se apresenta. Uma opção diferenciada em relação aos outros três setores. Idéia nota 10!


MELHOR QUE O CANADÁ

Em bate papo com o colega Douglas Márcio, repórter da RBS TV Blumenau, que acabou de voltar da Oktoberfest do Canadá, a certeza de que a Oktober de Blumenau dá um banho na de lá. No número de pessoas, na animação e em outros itens que fazem da nossa, uma festa mais do que especial.


COM TODA ALMA

Sempre fui a favor dos slogans turísticos utilizados nas últimas campanhas que divulgaram Blumenau como roteiro turístico. Primeiro o “Alemanha Sem Passaporte”, depois “O Brasil de Alma Alemã”. Em um primeiro momento, a turma do contra, que sabe criticar muito e colaborar nada, se insurgiu contra. Mas em tempos de Oktoberfest vemos que Blumenau tem mesmo um diferencial germânico, europeu. A alma das pessoas que vivem aqui, que gostam da cidade.


SEM PASSAPORTE

Muitos brasileiros dos mais variados lugares visitam a cidade neste momento de Oktoberfest. Vem para a região do Vale Europeu sem tirar passaporte e, diante da atual crise econômica, mais felizes da vida ainda por não precisar de euros, ou mesmo dólares. Bradar contra aquele slogan do ano passado (Alemanha Sem Passaporte) é colocar os problemas comuns a qualquer cidade brasileira acima das nossas tradições e da nossa cultura. Definitivamente é coisa de quem não gosta da cidade.


VINTAGE CULT

Cartaz de divulgação do lançamento do CD. 


A banda de Balneário Camboriú lança seu primeiro CD autoral logo depois que a Oktoberfest terminar, no dia 28, uma quarta-feira, às 20h. A festa de lançamento será no Rancho Maria´s com, claro, direito a show dos bons. Conhecida em todo o Estado, onde toca nas principais casas de Floripa, Balneário, Itajaí, Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville, Timbó e até Curitiba periodicamente, a Vintage resolveu doar toda a renda deste evento para a ONG Viva Bicho de Balneário. Vale a pena saber mais: www.vintagecult.com.br e www.ingressonacional.com.br


Nenhum comentário: