terça-feira, 2 de junho de 2015

FALTA DE EDUCAÇÃO EM REDE NACIONAL

O desenho até que é bonitinho. O conteúdo retrata uma situação triste.

Parece mentira, mas não é. Na noite fria desta segunda-feira, 01 de junho, o Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, reconhecidamente o principal telejornal do país, apresentou uma reportagem de quase cinco minutos sobre... a falta de educação das pessoas dentro dos ônibus do transporte coletivo urbano. Mostrou o total desrespeito aos idosos – que têm assento preferencial, grávidas, mulheres com crianças de colo. A matéria foi feita no Rio de Janeiro, mas poderia ter sido em qualquer lugar do país, especialmente em Blumenau. A falta de educação é escancarada e é prática de quase todos, desde saudáveis adolescentes a maduros adultos. Uma vergonha para todos os brasileiros.

Confesso que só tenho a oportunidade de andar de ônibus quando o carro precisa ir para a oficina, mas já vi cenas absurdas nesta toada. Independente do assento preferencial, meus pais ensinaram que toda a vez que uma pessoa com mais idade, uma mulher com crianças... enfim, qualquer pessoa que tenha mais dificuldade de se equilibrar no sacolejar de um ônibus está no ambiente, merece que nos levantemos e cedamos o assento. Nas poucas vezes que utilizei ônibus, levantei-me até mesmo para mulheres mais novas do que eu. Acredito ser de bom tom. Aprendi a respeitar os mais velhos, os em condições menos favoráveis e a ser cavalheiro com as mulheres. E, pasmem, não dói nada. Pelo contrário, dá alegria em poder ser útil, em poder ajudar.

Todos sabemos que o futuro de um país pode ser vislumbrado pela educação e cultura de seu povo. Parece-me que não temos muito. Os pais esqueceram de dar educação aos filhos há algum tempo. Afinal, não são só os adolescentes que fingem dormir no assento quando veem alguém que merece sentar. Muitos adultos trintões portam-se como moleques mal educados no transporte coletivo. Os pais, muito ocupados ou um tanto irresponsáveis, tentam terceirizar a educação para as escolas. Escola ensina. Quem deve educar são os pais. Se temos tanta gente mal educada nos ônibus, é porque temos pais incompetentes na educação. E dá dó ver o futuro deste grande país da “Pátria Educadora” que não consegue sequer respeitar os mais velhos, caso dos aposentados. Talvez o desrespeito seja um efeito cascata que escorre violentamente de cima para baixo inundando toda a possibilidade de um Brasil melhor.

DEIXA PRA LÁ

Não vamos descrever a educação de imensa parcela dos motoristas no trânsito de Blumenau. Deixa pra lá.

100EM1DIA

Mudando para coisas boas, o 100em1dia vem ao encontro de uma ideia que sempre acreditei. As pessoas precisam fazer algo por sua comunidade ao invés de ficarem sentadas reclamando dos poderes públicos. Só quem faz acontecer pode, efetivamente, reivindicar. Só quem faz a sua calçada, pode reclamar do estado da via pública. Só quem tira o capim da frente de sua casa, pode reclamar quando o mato alheio cresce.

O evento 100em1dia é uma semente de cultura. Para que as pessoas passem da simples reclamação à ação. Torço que frutifique.

NOVOS MIGRANTES

Bombou dia desses nas redes sociais a chegada de haitianos e senegaleses em Floripa. Poucos percebem, no entanto, que é a nova corrente migratória. Um dia vieram os portugueses. Depois outros povos da Europa, como os alemães e italianos. O Brasil precisava deles para crescer. Atualmente o mercado se abre para os novos migrantes, que vem buscar vida nova (como os velhos migrantes) e, mais uma vez, o Brasil precisa deles para crescer. Afinal, eles vem com garra servir uma mão de obra que os brasileiros, em geral, não querem assumir.

Sejam bem vindos!

RUINS DE LÍNGUA

A gente até desconfia, mas não sabe como. Porém, eles sempre descobrem seu e-mail. Eis que recebo mensagem falando de um curso de educação sexual. Tudo muito bem até que, ao final, eles indicam “maiores informações” em tal lugar.

Como eles entendem de sexo se são tão ruins de língua?

INFANTILÓIDE

Na boa, a atual propaganda televisiva da Coca Cola, além de infantil, é extremamente negativa. Coloca uma adolescente detonando a família em pensamentos. Depois vai mudando de ideia, mas a primeira impressão – costuma-se dizer – é a que fica. Bem ruinzinha para uma empresa do tamanho da Coca Cola.

VELOCIDADE




A quarta etapa da Copa Amigos da Velocidade de Kart, que reúne seis figuras da imprensa de Blumenau e mais outros camaradas, agitou a noite de sexta, 22, em Brusque. Com o primeiro lugar, o colega Cristiano Baifus pulou para a ponta da tabela com 60 pontos. Em segundo, com 50, estamos Dudu Cunha (Niova FM/Indaial) e eu. E a briga continua logo mais atrás. A quinta etapa, no Kartodromo Beto Carrero, em Penha, promete.


Os próximos pegas acontecem no sábado, dia 13, às 16h.


Nenhum comentário: