terça-feira, 21 de abril de 2015

A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA SAÚDE


Estudantes de Jornalismo do Ibes-Sociesc prestigiaram a mesa redonda

A Unimed promoveu no Ibes-Sociesc, onde ministro aulas, uma mesa redonda para debater a relação jornalismo-medicina. Como pano de fundo, claro, tinha o objetivo de divulgar o Prêmio Unimed de Jornalismo, que anualmente provoca e premia profissionais e estudantes que produzem reportagens sobre o tema saúde. Porém a mesa redonda serviu para alertar o estudantado para alguns perigos da informação médica, pelas suas especificidades técnicas e por tratar diretamente com a vida.

Um dos primeiros assuntos debatidos pela mesa foi exatamente a intervenção das facilidades tecnológicas no acesso à informação. Um caso claro e conhecido por todos é a “informação médica” alcançada em sites de buscas como o Google. Hoje em dia o paciente chega ao consultório sabendo o que tem, quais são os exames que terá de fazer e qual o risco que corre. Sabe tudo. Mas não sabe nada. Se já é difícil saber quais são as informações corretas, fidedignas, ao se acessar a internet em qualquer área ou tema, imagine na área médica, tão específica.

A mesa redonda foi além e fez duras críticas a pessoas que não contentes em acharem que sabem do que sofrem e qual a cura quando vão ao consultório, passam a divulgar sua ‘sabedoria’ nas redes sociais. Falam de sintomas, causas, remédios e curas como se fossem profissionais do assunto, como se tivessem  real conhecimento do que estão falando. E não tem. No máximo leram alguns textos na internet, não estudaram anos sobre as doenças para efetivamente terem alguma ideia crível do que estão falando. São pessoas que além de correrem riscos – inclusive de automedicação, ainda colocam em risco a vida de outros que pululam na web, que habitam e creem nas redes sociais.

A maior rede de baboseiras (esta inclusive alicerçada pela mídia do lucro fácil de revistas fúteis) pode ser encontrada quando o tema é emagrecimento. As dietas mais absurdas são divulgadas como se elas pudessem emagrecer e manter magros, sem prejuízos à saúde, as pessoas. Como se as dietas não fossem pessoais e não dependessem dos hábitos, costumes alimentares, quantidade ou ausência de atividades físicas, idade e mais uma série de itens que diferem uma pessoa da outra. As mídias sociais fazem parte desta perigosa rede, pois são utilizadas por pessoas que pregam as mais absurdas peripécias como fórmula emagrecedora, algo que a imensa maioria das pessoas quer e persegue.

Os menos crédulos nas asneiras internéticas, sabem que para ter um corpo razoavelmente esbelto e saudável, é necessário muito esforço. Uma educação alimentar extremamente consciente, muita disciplina e alguma atividade física regular são essenciais. Ninguém precisa seguir o padrão ditado pelo modismo estético contemporâneo – ainda que ele fique muito bem no corpo. É importante, no entanto, ter alguns cuidados alimentares e físicos para uma vida saudável. Todos sabem que vamos morrer um dia. O que é importante é como estaremos vivos até o dia chegar. E que não seja nos baseando em curas postadas na web ou em revistas caça-níqueis nas prateleiras de revistarias e supermercados.


#eupreservoblumenau

Prefeitura de Blumenau e Faema acabam de lançar a Mostra Fotográfica Semana Municipal do Meio Ambiente, com o tema “Água, muito além de um recurso”. Uma ótima oportunidade para todos que gostam de Blumenau e do meio ambiente mostrarem suas habilidades fotográficas e nossos recursos naturais. As melhores fotos farão parte de uma grande mostra em painéis eletrônicos nas ruas, shoppings centers e redes sociais. Todas  as participantes estarão no site da Prefeitura. É só acessar http://www.blumenau.sc.gov.br/secretarias/fundacao-do-meio-ambiente/pagina/mostrafotografica, e participar.


VIA EXPRESSA

Um dos locais preferidos das blitze realizadas em Blumenau, a Via Expressa só é um perigo real graças aos maus motoristas. Velocidade exagerada, imperícia na condução, imprudência pra dar e vender. Até motorista da empresa Reunidas (imagina-se profissional) abusa naquele lugar. No domingo, dia 19, às 21h10min, um ônibus da dita cuja invadiu a Via Expressa, oriundo da rodoviária, sem a menor cerimônia. Cortou a frente de um carro e por pouco não causou grave acidente.


PL 4330

Mais um numerozinho pra jogar no bicho. O projeto de lei que regulamenta a terceirização no Brasil está causando a maior polêmica. A começar pelos protestos no, ultimamente, país dos protestos. Até juíza do trabalho anda se manifestando contra, em artigos de jornal. A reclamação é que ao querer regulamentar, estão dando dose cavalar do remédio que pode matar o paciente, no caso a relação trabalhista.


FILME DE TERROR

O senador Pedro Simon (PMDB/RS) disse, durante palestra que deu em Santa Catarina, que o ambiente político e angústia da população, atualmente, parece um filme de terror. Este foi um dos poucos bons políticos injustiçados na história. Deveria ser candidato a presidente da República, mas os acertos e conchavos de cúpula sempre o deixaram de fora. Teria meu voto frouxo, garantidaço.


KISS QUE FOSSE

Banda Kiss começa tournée no Brasil por Santa Catarina. É certo que entramos no roteiro das bandas históricas internacionais, mas estamos longe de fazermos parte dos sucessos atuais. Esses, quando vem, ficam mesmo por Rio e Sampa. E, de vez em quando, Porto Alegre ou Brasília. Se bem que nesta última, o show é outro. De horrores.


SÓ GRANDES

Campeonatos sem surpresas ficam, assim, meio sem graça. No Rio, os quatro grandes foram para as semifinais. Vasco e Botafogo passaram. Em São Paulo, os quatro grandes também se deram bem. Palmeiras e Santos decidirão. No Rio Grande do Sul, deu a lógica: decisão da dupla Grenal. Tudo como manda o figurino. Mas que fica meio enfadonho, isso fica.


Nenhum comentário: