sexta-feira, 13 de março de 2015

A HIPOCRISIA HUMANA NAS REDES SOCIAIS


As redes sociais não são culpadas. O ser humano, sim. Uns costumam ser hipócritas; muitos são ‘Maria vai com as outras’. Enquanto o primeiro tipo manipula informações para atender os seus próprios interesses, o segundo tipo aplaude o primeiro, entra na onda, comunga das mesmas críticas postadas pelo hipócrita... porém nem sabe do que está falando. São dois cânceres da sociedade que sempre existiram, mas que ficam muito mais expostos, mais evidentes depois do advento das redes sociais.

Desde sempre, a grande maioria do povo sempre foi afeito a ser claque. Ficar aplaudindo sem saber o quê, ficar criticando sem saber por quê. Coisa de terceiro mundo. Os estudiosos do assunto garantem que o problema está na educação. Nossa educação é ‘conteudista’ desde sempre, não leva a pensar. No máximo, a reproduzir conteúdos. Esta inércia intelectual, este abismo sócio-cultural ficou muito mais claro depois do surgimento das redes sociais. Nelas, muitas pessoas demonstram toda a sua burrice, falta de cultura e de educação. Melhor para os hipócritas, que se aproveitam disto de maneira vil.

Quando o hipócrita detém um cargo eletivo e tem como costume querer aparecer a qualquer preço (“falem mal ou falem bem, mas falem de mim”), a claque aumenta. O hipócrita utiliza as redes sociais – em especial o facebook – para destilar seu veneno em prol de seus interesses políticos pessoais e a galera entra, incauta, no barco. E a impressão de que estamos em um país de aculturados, aumenta na mesma proporção da claque. Ver pessoas sendo usadas, ao apoiar críticas e causas interesseiras, sem sequer saber o que estão apoiando, é degradante. Talvez só não seja pior do que ver os hipócritas utilizando essas pessoas como massa de manobra.

A culpa, reforço, não é das redes sociais. Afinal isto sempre aconteceu, desde os currais eleitorais de antigamente às greves sindicais de ainda hoje em dia. A diferença é que as redes jogaram na nossa cara a falta de preparo intelectual da maioria da nossa gente, mostraram como uma fratura exposta a futilidade mental que habita o ser humano terceiro-mundista. E, nesta toada, os hipócritas se regozijam em suas armações... porém dificilmente alcançam o cargo eletivo que almejam. Afinal, sua claque é tão volúvel quanto sua capacidade de não-pensar.

PETROLÃO

Deixando Blumenau de lado, confesso que fico cada vez mais impressionado com a capacidade corruptora deste país. Ao assistir o depoimento de um dos beneficiados pela delação premiada na CPI da Petrobrás e saber que só ele levou U$ 70 milhões (isto mesmo, de dólares) fiquei embasbacado.
Sem sombra de dúvidas, nunca na história deste país se roubou tanto, houve tanta corrupção.

JULGADOR A JATO

Ex-advogado do PT, o ministro do STF Dias Toffoli se apressou em pedir transferência da Primeira para a Segunda Turma do Tribunal. É nela que serão julgados os acusados da Operação Lava Jato. Ele será o presidente da bagaça. Pode faltar água.

BARBAS DE MOLHO

Depois de dizer a todos os eleitores nos programas que não aumentaria combustíveis, nem impostos e que a economia estava uma maravilha, tia Dilma enfiou a faca até mesmo via Imposto de Renda. Já pagávamos muito, pagaremos mais. Logo que ela venceu as eleições veio aquele papo tosco de impechment e até mesmo de golpe militar. Como foi eleita pelo voto, achava isso uma bobagem. Porém com tanta corrupção comprovada nos governos Lula-Dilma e com o atestado de mentirosa que repassou à nação após vencer as eleições, creio que é prudente colocar as barbas de molho.

MANIFESTAÇÃO

Em pleno domingão, a nação brasileira diz que vai às ruas protestar. Nas redes sociais o apoio é imenso. Resta saber quantos tirarão a bunda do sofá para colocar o corpo – e a mente – pra trabalhar. Já está mais do que anunciado que simpatizantes de Dilma vão se infiltrar para diversificar o protesto e não deixar recair tudo nas costas do Governo Federal. Tomara que isto não acabe em confusão. Pancadaria só pode interessar a um dos lados, como forma de desqualificar uma manifestação legítima.

ENQUANTO ISSO...

Os blumenauenses se deliciam no Festival Brasileiro da Cerveja. Começou quarta e vai até sábado, 14. Com tanta variedade de rótulos e tipos da bebida, Blumenau e os cervejeiros artesanais conseguem descolar a imagem de cerveja como simples líquido alcoólico para colocá-la no patamar do sabor e da arte.

MANJERICÃO?

Disseram que tem até cerveja de manjericão. Tenho que experimentar. Se for gostosa igual ao sorvete de manjericão da Sorveteria Schmitt – aquela mesmo, defronte ao Hospital Santa Isabel – então é tudo de bom.

TUDO VERDE

O time do Metropolitano é o mais barato do Estado. O atleta que mais ganha recebe míseros R$ 10 mil – salário bem modesto para o futebol nos dias de hoje. Ainda assim, o Metrô chegou em terceiro na primeira fase e agora deu um baile no Criciúma, mostrando que não está para brincadeira. Dois elogios mais do que merecidos: ao técnico Pingo por fazer o time jogar com a bola no chão e render muito bem e aos jogadores pelo empenho em campo.

Domingo joga contra o Figueirense – sabidamente disputa com a Chapecoense a pecha de melhor do Estado este ano – às 21h por causa da manifestação vespertina. Se ganhar... Sonhar não custa nada. Quem sabe não chega para uma decisão contra a Chapecoense?    


Nenhum comentário: