quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

QUE 2015 VOCÊ QUER PRA VOCÊ?





Todos os anos, neste período de final, temos um momento diferente entre nós. Primeiro, no Natal, quando a solidariedade fica mais latente. Depois, no Ano Novo, quando os desejos de uma vida melhor são o clima dominante. Todos os anos, no último dia de dezembro, costumava refletir sobre os últimos 365 dias do ano. O saldo era sempre tão legal, tão positivo, que este ano preferi pensar diferente. É este texto que quero dividir com vocês, meus amigos, camaradas, colegas e conhecidos leitores.  

 Hoje, neste clima de “virada”, pensei um pouco sobre o fim de um ano, o começo de outro e sobre todas as mensagens que recebi de pessoas que me querem (e eu quero) bem. É fantástico como este clima de final de ano acachapa a todos nós. Primeiro a solidariedade do Natal; depois o desejo de dias melhores, a esperança de ano novo. Então é sobre isto que vamos refletir.

Por anos e anos, tirava dez minutos do último dia do ano para refletir sobre os últimos 365 dias que haviam passado. O saldo era sempre tão positivo, que cansei. Este ano pensei sobre tudo aquilo que as pessoas me desejam por e-mail (cada vez menos), SMS (pouquíssimo) e Whatsapp (aí, bomba!). Face, estou fora, foríssimo. E em cima das mensagens, sempre carinhosas, desejando o melhor para o meu ano novo, é que resolvi escrever este pequeno e singelo texto.

Muita gente me desejou paz. Muito obrigado. Quero a paz dos momentos de reflexão. Quero a paz da intimidade. Mas não quero a paz como desejo de um ano inteiro. Sou um guerreiro. Guerreiros só conseguem mostrar seu real valor na “guerra”. A paz me tornaria muito comum. Quero problemas para resolver. Isto estratifica as pessoas: os que pensam nos problemas e os que encontram solução. Imagino estar no último time. Por isso a paz, para mim, é uma ilha que curto, mas não é a serenidade que almejo. Sou guerreiro.

Muitos amigos, colegas, conhecidos me desejaram amor. Muito obrigado. O quero. Mas no auge dos meus quase 50, garanto que ele só será importante se vier acompanhado de paixão e sexo. É a realidade da vida. O amor é lindo, mas sozinho se dedica aos filhos, pais, amigos, pessoas queridas demais. Mas se você é mais jovem do que eu e está lendo este texto, sinceramente, quando pensar naquela pessoa amada procure agregar o amor à paixão e ao sexo. É simplesmente fundamental.

Desejaram-me dinheiro, sucesso, esperança. Nada que não dependa de mim. Tudo isto não é algo que vem de graça, com o vento. É conquistado com esforço, inteligência e carisma. Agradeço também a esses bons fluídos desejados. Mas isto, busco a cada ano por mim mesmo. Um ser humano é o resultado daquilo que faz. Ação-reação. É resultado daquilo que planta. Só se pode colher aquilo que um dia foi plantado. Sendo assim, buscarei em 2015 esses bons fluídos, como os busquei nos anos anteriores. Por vezes conquistei-os mais, por vezes menos. Mas toda conquista foi fruto do meu esforço. Nada veio de graça, até porque do céu, só vem chuva.

Por fim, desejaram-me também sorte. Como cético declarado, não creio em sorte e azar. Creio em “meritocracia”. Fazemos a “sorte”, criamos as oportunidades. A sorte é uma terceirização de nossa capacidade de construir o próprio destino, o próprio futuro. Nunca deixei e não deixarei ao léu esta decisão. Faço minha própria sorte – e, por vezes, construo meu próprio azar.  Ainda assim, agradeço a todos que me desejaram sorte. Tenho certeza que o fizeram com a melhor das intenções: a de me querer bem.

O principal e decisivo desejo que guardo a cada virada de ano, é o desejo de saúde. Esta é fundamental. É tendo-a que decido sobre a paz, o amor, a esperança, o sucesso, o dinheiro e a própria sorte (ou azar). Então, meus amigos, camaradas, colegas, conhecidos leitores, desejem-me, mais do que tudo ,saúde. Se eu a tiver comigo, terei tudo. E tomarei minhas próprias decisões.

É pensando assim – e crendo assim – que desejo a todos vocês SAÚDE. Muita saúde para que vocês possam ter a dádiva de escolher, decidir e construir o próprio futuro. Façamos, cada um de nós, deste NOVO ANO um ano de paz, amor, paixão, sexo, sucesso, dinheiro, esperança e tudo o mais que desejarmos. É só assim que se constrói uma história, é só assim que se constrói uma vida. Então, a cada um, MUITA SAÚDE e um ótimo 2015 (feito por nós mesmos).


Nenhum comentário: