sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

O PARAÍSO MERECE SER PRESERVADO

A península de Mariscal, município de Bombinhas, vista de cima: paraíso terrestre.


Amém!, diriam alguns, antes mesmo de deitar os olhos sobre as linhas que virão. Não, pessoal. Não se trata do tão propalado e acreditado paraíso lá de cima. Aquele que para alcançá-lo é preciso ser um cordeirinho obediente e bonzinho em terra. Não. O paraíso do qual versarei, para variar (em meus tempos de férias) é outro e está aqui mesmo, na terra. Ele se chama Mariscal.

A preservação do paraíso passa por medidas corajosas. A atual prefeita, que sequer conheço (sei apenas que é chamada de Paulinha e se elegeu pelo PDT), deu um passo importante neste sentido. Resolveu taxar aqueles que, veraneando pela região, vem passar o dia nas paradisíacas praias do município de Bombinhas, entupindo o trânsito e lotando a beira mar. Pois resolveu cobrar a tal TPA – Taxa de Preservação Ambiental. Míseros R$ 20,00 por carro com direito por dia. Barato demais, mas foi uma ótima ação. Há regras específicas, mas não é a isto que quero me ater. É sobre a necessidade de ordenar o fluxo de pessoas, se a infraestrutura não consegue acompanhar o boom turístico. Nisto, a administração da prefeita está de parabéns. Merece aplausos.

Mas merece aplausos em outras ações também. Como o calçamento da rua mais próxima do mar de Mariscal, ou mesmo a pretensão já iniciada de asfaltar a rua principal de Bombas (pena que não deu para fazer antes da temporada. A rua está em obras, e com chuva sempre complica). Enfim, há mais de dez anos por aqui, consigo enxergar algumas melhorias no paraíso. Ainda falta melhorar um tanto. É necessário, por exemplo, fiscais à beira mar, para evitar vendedores não autorizados e especialmente cães na areia da praia. Esperamos que neste verão isto aconteça. Ainda assim, é possível enxergar avanços em relação ao que vi até hoje.

CONTRA MÃO

Os aplausos não vêm de graça. Sempre há uma cobrança mais forte a ser feita. E esta é firme, em defesa do paraíso terrestre. Soube que a prefeita tentou modificar o plano diretor do município de Bombinhas e uma das cláusulas previa a liberação de construção de prédios de até 12 andares.  UM CRIME !  

Pelo que fui informado, a comunidade que quer a preservação do canto mais belo de Santa Catarina não permitiu que o debate sobre o tema fosse adiante. E não adianta vir com o discurso de aprovação popular, conselho disto ou daquilo. Sabe-se que há gente forte e pesada de Balneário Camboriú interessada na mudança (para pior) e a especulação imobiliária move montanhas, área verde e constrói espigões que tapam o sol da beira mar.

Prefeita Paulinha; não rasgue o bom trabalho que faz até então com um golpe em cada morador e veranista fixo das praias de Bombinhas (Bombas, Mariscal etc). Todos sabem que a pressão é forte e que as ofertas devem acontecer. Pois é hora de mostrar a todos que é possível fazer uma nova política sem se dobrar ao canto fácil do níquel dos vinténs.

LUGAR DO SONHO

Nessas comunidades menores há atitudes que surpreendem a gente. Dia desses fui à Vila de Canto Grande comprar algumas coisas de supermercado. Em seguida lembrei-me do delicioso e famoso pão caseiro da Casa dos Sonhos, que fica pertinho da igreja. Fui direto. Pedi o pão e ao tentar pagar vi que eles não têm máquinas de cartão. Como estava sem dinheiro vivo, consternei-me em deixar o pão e ir embora. A dona do lugar, que atende no caixa, não deixou:

- Leva o pão que outro dia você me paga, disse ela.

Argumentei que não tinha certeza de quando voltaria por ali, mas ela fez questão de que eu levasse o produto. Dia seguinte voltei lá apenas para levar os R$ 7,00. E saí feliz por ver que em algum lugar deste planeta, a confiança ainda está na frente do dinheiro.

MAIS OU MENOS FECHADA

Dia seguinte fui comprar camarão. Já era depois das 19h e apesar de não ter anoitecido uma das (duas) peixarias da qual sou cliente estava com as portas fechadas. Mas tinha uma janelinha aberta e os proprietários moram atrás. Não tive dúvida: colocar o pescoção pra dentro do muro para ver se alguém aparecia. Não só apareceu, como efetuou a venda. Nada como uma terra do interior, onde as pessoas ainda se importam.

NOEL BOMBADO

Desde que as casas não têm mais chaminé, os Papais Noéis andam com uma criatividade fora do comum. Em Blumenau, chega de barco pelo rio Itajaí Açu – um imigrante do polo norte?   Tem bom velhinho que chega de helicóptero, de paraquedas, de moto... dia desses vi na tevê um que chegou fazendo rapel. Para quem desce do céu, faz sentido.

Pelo visto o trenó saiu de moda...

SEM GRAÇA, FOSTER

E para perder o brilho de uma coluna de férias, uma constatação sobre o tema mais falado no segundo semestre deste ano, o caso Petrobrás. A entrevista da Miss Feiúra Graça Foster ao Jornal Nacional foi algo realmente sem graça. Sem graça porque tentou fazer a todos nós, brasileiros, de bobos, otários.  Ela não tomou nenhuma medida saneadora na estatal em anos porque a assessora que a avisou dos demandos não utilizou a palavra “corrupção”. Ah, tá!

Sem nenhuma graça, Foster.  

TRÊS TIPOS

O mundo é feito de três tipos de pessoas: os que têm atitude e fazem acontecer, os que veem tudo acontecer placidamente sem noção do poder que têm e os que até têm esta noção mas são preguiçosos demais para se incomodar e mudar algo.

Estar em um deles, é uma decisão bem pessoal.

FALEI E DISSE

Um Feliz Natal a todos os meus amigos leitores e que o ano de 2015 seja o melhor de suas vidas. Até agora.



Nenhum comentário: