segunda-feira, 20 de outubro de 2014

RESPEITO, CARÁTER E ÉTICA: TODOS DEVERIAM TER



A palavra respeito tem um fantástico significado. Costumo dizer que o respeito é a mola mestra da convivência social em todos os seus quadrantes. Onde há respeito, há possibilidade de concordância, ou pelo menos de uma discordância madura, democrática, que provoca crescimento. O respeito é necessário em todos os momentos e em todas as relações. De pai para filho e vice-versa, entre casais, irmãos, parentes, amigos, colegas de trabalho, colegas de profissão e até mesmo entre desconhecidos. O respeito mostra a evolução do ser humano, os diferencia dos animais e, por isso, cria mais respeito entre as pessoas e evita as animosidades.

O respeito, então, é a cara da serenidade inteligente. Seu contrário é a mola mestra da guerra, da briga, da desinteligência. Atualmente, utilizando ou não o anonimato das redes sociais, muita gente tem se esquecido do respeito aos outros. Agem como se o fato de estarem emitindo sua falta de respeito por mensagens frias através de um meio eletrônico, isso fosse normal. Ou se esquecem ou tentam esconder na frieza das mensagens a falta de respeito que praticam. Duvido que tivessem coragem de dizer a mesma coisa olho no olho. E o pior é que uma desinteligência dessas, puxa outras pessoas entrando no mesmo barco desinteligente e desrespeitoso. Como se desrespeitar os outros via redes sociais fosse menos imbecil do que fazê-lo pessoalmente. Quem desrespeita os outros, seja uma só pessoa, desrespeita a si próprio.

Por essas e outras é que ficamos estupefatos quando vemos uma pessoa que deveria ter o mínimo de sensibilidade e pelo menos uma parca inteligência, por vezes até pela profissão que exerce, demonstrar falta de respeito com os outros. Geralmente isso é coisa de gente muito mais simples, com pouquíssima educação, para quem o respeito pouco vale e uma briga é sempre a melhor maneira de resolver as coisas. Algo comparável aos trogloditas. Afinal, nos primórdios da humanidade, seres humanos e animais não eram muito diferentes. Agiam por impulso, sem pensar. Os homens evoluíram. A única grande diferença entre nossa espécie e as demais que habitam o planeta Terra é exatamente o fato de que somos os únicos que utilizamos o cérebro para definir nossas escolhas. Quase todos, pelo menos.

Atitudes desrespeitosas têm a ver com menor evolução intelectual de quem as pratica, sem dúvida. Porém também tem a ver também com caráter e ética. Ambos são valores individuais de cada ser humano, forjados na educação familiar e nas escolhas que faz como pessoa. Sendo assim, atitudes de respeito – ou seu contrário – demonstram não só a evolução de cada ser humano, mas o que se pode esperar dele como indivíduo. E são exatamente as atitudes de cada um, baseado em suas escolhas, que definem o ser humano individual, aquela determinada pessoa. Que o respeito seja, sempre, nossa prática mais cara, mais preservada, mais utilizada. É assim que pessoas de bem agem. 


Nenhum comentário: