terça-feira, 30 de setembro de 2014

O SUS E A ESQUERDA RADICAL: EMBUSTES

O SUS é uma das coisas que não funciona na prática.

Há certas coisas que são, definitivamente, um embuste. Funcionam no papel, mas são uma aberração na prática. Em tempos de reta final de campanha política, algumas delas merecem destaque. O Sistema Único de Saúde (SUS), por exemplo. Paga uma miséria para procedimentos hospitalares que custam muitas e muitas vezes mais. Dia desses ouvi uma barbaridade na mídia: um determinado procedimento para o qual o SUS paga R$ 7,00, custa cerca de R$ 450,00 no hospital. Não fica nenhuma dúvida por que a saúde no Brasil não funciona. Assim não funcionará nunca, independente do esforço de profissionais da saúde, prefeituras e outros personagens desta história. Não é possível, simplesmente. Acreditar que pode dar certo, é utopia.

Fantasia também vivem os pequenos partidos políticos comunistas-socialistas que habitam o cenário político brasileiro. Assistindo a alguns capítulos dos programas do horário eleitoral gratuito, dá para ficar de cabelo em pé. E não vou nem perder tempo de escrever sobre propostas dificílimas de serem executadas, o que me parece uma atração irresistível àqueles que escrevem os programas para serem lidos pelos candidatos de qualquer partido. Vou ficar mesmo no ópio do impossível levado ao ar em propostas bem genéricas pelos nanicos PSTU, PCO, PCB, PSol... em pleno século 21 ouvir sobre a dicotomia patrão-empregado como se um pudesse sobreviver sem a existência do outro, é um disparate mais do que um absurdo. A pregação esquerdo-comunista nunca esteve tão longe da realidade mundial. Os caras não só não viram que o comunismo morreu como prática de gerenciamento de estado, como parecem acreditar piamente de que é possível governar olhando apenas para um lado da moeda – o que eles creem. Talvez por isso muitos deles tenham abandonado o barco petista. Afinal, eles têm o discurso do PT antes de chegar ao poder.

Por conveniência (caso do Governo Federal e o SUS) ou por absoluto fanatismo, que sempre cega (caso dos mais do que míopes partidos de ultraesquerda), a realidade é que na sociedade hipócrita em que vivemos há certas coisas que nunca darão certo mas que insistem em serem levadas a sério por muitos. Ou por poucos. Dá no mesmo. O que impressiona é saber que ainda há quem acredite no SUS ou na prática de ideologias inaplicáveis na vida real. É como querer acreditar em Papai Noel na marra e ainda ficar esperando o velhinho descer com o presente pela chaminé.

RETA FINAL

Como disse na coluna anterior, a eleição não empolgou. Não sei se estamos vivendo um tempo tão corrido, tão estressante, que esquecemos de viver momentos importantes como decidir o futuro do país, ou se é porque as campanhas em si não conseguiram chamar a atenção do eleitor. Ainda assim, domingo é dia de definir os próximos quatro anos do país e do estado.

SINALEIRAS

Está cada vez mais difícil parar o carro e não ser abordado por candidato ou cabo eleitoral entregando panfleto.


A FIGURA

Eduardo Jorge se tornou ‘a figura’ dessas eleições presidenciais. Não tenho assistido aos debates – até porque já tenho meus votos decididos, inclusive nos menos piores – mas as redes sociais trazem os melhores momentos. Não há como não rir. Já Levy Fidélix é o polêmico.

BANDIDAGEM

Uma nova onda de ataques assola Santa Catarina. Não se sabe por que, mas provavelmente algum ato desagradou os presidiários. Ataques a ônibus, delegacias e policiais são a manifestação bandida dos criminosos. Tal qual os black blocks naquela onda de indignação (de junho do ano passado) que não deu em nada.

TORNOZELO FINO

Enquanto isso, em Blumenau, só soltam detentos com tornozelo fino. Pelo menos é o que se imagina ao saber que três tornozeleiras eletrônicas – aquelas para manter o detento sob vigilância – já foram encontradas no lixo. Como as autoridades devem ter testado a sua inviolabilidade, só sobra a versão do tornozelo fino demais. Ou tem gente amputando o pé.

ÀS AVESSAS

E ontem, tarde da noite, acompanhando o twitter, soube que um idoso está preso porque atirou em dois assaltantes. Quase não acreditei. Fui pesquisar: http://cgn.uol.com.br/noticia/105975/idoso-que-ajudou-filho-a-matar-bandidos-esta-preso. O velhinho de 76 anos merecia uma estátua em praça pública, mas...

ALÍVIO IMEDIATO


Para quem curte os dias e noites de outubro, a Oktoberfest começa no dia 8, quarta-feira. Agora são 19 dias de festa, com novidades que prometem melhorar ainda mais a qualidade do evento. Para saber tudo sobre a Oktoberfest 2014, é só acessar http://www.oktoberfestblumenau.com.br/


Nenhum comentário: