domingo, 31 de agosto de 2014

O INCÊNDIO E A PROLIFERAÇÃO DE ESTERCO

Foto: Jaime Batista da Silva


As redes sociais são um campo fértil de esterco. Esta é a conclusão a que se chega com tanta asneira que se pode ver sobre o incêndio do restaurante Frohsinn. Se a web foi a grande novidade para facilitar a vida das pessoas em diversas áreas, as redes sociais mostram-se espaço livre para pessoas rancorosas, maldosas, desocupados e irresponsáveis, que não tendo nada melhor para fazer, produzem besteiras. Fantástico é que as tornam públicas. São tão ‘inteligentes’ quanto o ladrão que rouba e posta o ato no Facebook. Porém, os produtores de esterco das redes sociais não estão à margem da lei. Disto, deveriam saber.

Por outro lado as redes sociais servem para definir a personalidade de seus frequentadores. Há os que, sem informação, logo, ignorantes, querem apenas aparecer. São os exibidos. Buscam apenas serem vistos. Muito provavelmente devem ter uma vidinha bem sem graça. Fazem qualquer presepada para serem notados, ainda que como ignorantes. Outros são os maldosos. Aqueles que querem ver o circo pegar fogo apenas para ver quem sai queimado na ação. Estes são tão nocivos ou até piores do que os exibidos, porque tem alguma informação ou noção dos fatos, mas não pensam duas vezes em distorcê-las tão somente para atingir algum objetivo espúrio. Esses têm um objetivo claro: agredir alguém com o intuito de prejudicá-lo.

Como o mundo não é perfeito nem em Blumenau, cidade fantástica que completa agora seus 164 anos, exibidos ignorantes e maldosos continuarão existindo. Fazem parte da escória da sociedade e historicamente a sociedade sempre teve a sua escória.  O que é difícil aceitar é que políticos, candidatos – pessoalmente ou através de laranjas que atuam nas redes sociais – e até mesmo um ou outro polemizador da imprensa caia na mesma esparrela dos ignorantes e maldosos. Esses teriam, por obrigação ética, que informar fatos e verdades.

OFICIAIS

Informação oficial é que o restaurante estava fechado com tapumes, mas havia quem arrombasse e entrasse. Tinha vigia da prefeitura durante o dia e ronda de segurança privada à noite. O incendiário devia monitorar a área, pois usou exatamente o tempo entre um e outro. Havia câmeras no local que foram roubadas. Havia alarme sonoro, ainda em funcionamento. A pergunta que fica é: a quem interessaria o incêndio do Frohsinn?

DEFINIDO

O espaço será reconstruído, para que blumenauenses e turistas tenham a bela vista do mirante e a fachada arquitetônica que fez história. A reconstrução será feita pelo comprador do imóvel, que será disponibilizado pela prefeitura. E faz bem. O poder público deve cuidar de suas atribuições e ‘gerenciar’ contratos de restaurantes não está entre elas.

PESQUISAS

Sempre tive pesquisas como um meio científico de auferir tendências. Na política, no entanto, a tal ‘margem de erro’ atende interesses. Os pontos percentuais para cima ou para baixo dançam conforme esses interesses e podem maquiar uma diferença de até oito pontos percentuais.  O melhor exemplo disto foi visto nas eleições municipais do ano passado. Portanto, quando se trata de eleições, é prudente confiar desconfiando.

TUITADAS

Sobre as propagandas do Tribunal Superior Eleitoral na tevê:

1. “Primeiro o TSE fazia propaganda dizendo que o Brasil precisa de + mulheres na política, mesmo tendo candidata à presidência.” (candidatA, muher)

2. “Agora a propaganda do TSE usa a # “vem pra urna”, mesma onda do “vem pra luta” do PT. Vcs não acham isso MUITO estranho?”

Sobre o aumento salarial de 22% para os ministros do STJ:


3. “Leviandowsky é um verdadeiro Papai Noel. Alivia para os corruptos do mensalão e libera grana adoidado pro bolso dos coleguinhas.

PARABÉNS BLUMENAU!

Continue sempre linda, apesar de haver alguns poucos que insistam em ver somente o feio.



Nenhum comentário: