domingo, 6 de julho de 2014

BOMBEIROS: UNANIMIDADE INTELIGENTE



Toda regra tem exceção. O próprio dito é uma regra, que abre a possibilidade de quebrar todas as regras existentes. Os ditos que se tornam populares, conquistam esta condição porque tem a sabedoria do tempo. Até mesmo outros ditos populares acabam sucumbindo ao “toda regra tem uma exceção”. É o caso do “toda unanimidade é burra”. Nem toda. A que coloca os bombeiros como a corporação que possui a maior confiança e admiração dos brasileiros, por exemplo, seria uma exceção. Nunca ouvi alguém falar mal do trabalho dos bombeiros. Muito pelo contrário. Segundo pesquisa do Ibope, o Corpo de Bombeiros é a entidade com a maior credibilidade junto à sociedade: 88 pontos. A pesquisa incluiu 18 tipos de corporações e/ou entidades. Os partidos políticos (31 pontos), o Congresso Nacional (35) e os sindicatos (46 pontos) ficaram com as piores colocações.

Nas vezes em que precisei dos soldados bombeiros, fui exemplarmente bem atendido. Lembro-me pelo menos de três passagens: o incêndio na casa de uma vizinha, em meados dos anos 80, na rua Nereu Ramos. Enquanto a sobrinha da dona da casa chamava os bombeiros, joguei-me no interior da cozinha, onde o fogo agia, com uma mangueira nas mãos. Saí cinza, quando eles chegaram para efetivamente combater o fogo. Nas outras duas vezes foram acidentes de carro (dos muitos que tive) onde fui vítima. Em ambos (1993 e 2009) saí quebrado e fui conduzido por eles ao hospital.

No último sábado minha patota de futebol acabou acionando mais uma vez o Corpo de Bombeiros, devido a um choque fantástico entre dois colegas durante a partida.Um deles ficou no chão e não conseguia mais levantar.Tomamos um susto. Acreditávamos que havia fratura e chamamos os bombeiros. Eles chegaram rápido, fizeram o atendimento, verificaram não ter havido fratura e conseguiram colocar o amigo-atleta de pé. Depois perguntaram se ele se sentia bem para ir para casa sem o carro de socorro. A equipe socorrista foi fantástica. Tranquilizaram a todos mostrando que sabiam o que estavam fazendo ao examinar o colega machucado. Bem humorados, compararam o caso ao do Neymar; deixaram todos à vontade para falar da situação.Trocaram ideias sobre os cuidados necessários em casos como este e foram embora. Atendimento nota 10.

Ao Corpo de Bombeiros de Blumenau, os parabéns por estarem sempre alertas e dispostos a ajudar as pessoas exatamente nos momentos em que elas mais precisam. Não é à toa que a corporação tem o respeito, admiração e carinho da comunidade.

ENTÃO, TÁ!

Pra não dizer que não falei de Copa do Mundo e a contusão de Neymar, sugiro que a imprensa esportiva nacional comece a falar da seleção e de futebol e esqueça um pouco do craque lesionado. Assim, parece que todos os outros não são nada e não tem chance de vencer os próximos desafios.

CONFIANÇA

Aliás, Brasil e Alemanha tem cara de final de campeonato. Se já seria difícil com Neymar em campo, imagina com a sensação de ausência dele. Se já faz a gente (torcida) desconfiar, imagina no grupo de jogadores. Pois a imprensa pode fazer esta autoconfiança ficar ainda mais abalada, se continuar no ritmo em que está.
Apesar das coisas terem ficado mais difíceis, acredito que o Brasil só perde para ele mesmo. O que, com a ‘colaboração’ da mídia esportiva nacional, não parece tão difícil assim.

VIRA O DISCO

Aliás, tem emissora de televisão que não possui mais programa jornalístico desde o início da Copa. É só Copa do Mundo. Os jornais poderiam mudar o nome para Jornal da Copa, primeira, segunda e terceira edição. Eu, que vivo da informação, peguei férias de telejornalismo nacional.Volto a assistir depois da Copa. E olha que eu gosto (muito) de futebol!...

ADEUS AO ORKUT

Recebi mensagem em meu e-mail com a oficialização do fim do Orkut. Pensei que já era ‘falecido’. Segundo o texto, a rede social deixará de existir no dia 30 de setembro de 2014. Achei interessante o fato da mensagem ter sido enviada também para mim, que nunca tive Orkut – e nem tenho Facebook. Se for por falta de adeus... e pode levar o irmão mais novo junto.

FÓRMULA KART ASSIMVI

E ficou para este dia 12 de julho, sábado, às 15 horas, no kartódromo de Indaial, a etapa final da Copa Assimvi de Kart. A prova que era para ter rolado em junho, foi transferida por causa da chuva-enchente. Era bem naquele final de semana. A ideia foi muito boa e a competição tem quatro etapas. A corrida final definirá o campeão, vice, e as primeiras posições. Estamos todos, participantes, esperando a data com expectativa. Afinal, velocidade é adrenalina, é emoção. Logo, é vida!
   
POSIÇÃO
PILOTO
PONTUAÇÃO
Alexandre Pereira – RIC / Clube
62
Fabrício Wolff - SECOM
58
Thiago Schwaemmle - SECOM
50
Fábio Ricardo - SECOM
48
João Paulo – RIC / Guararema
46
Dudu Cunha – Nova FM / Ponte FM
43
Marciano Régis – Rádio Arca  Aliança
38
Paulo Sérgio - RIC
22
Jair Chiamulera - RIC
20
10º
Deluca Jr - RIC
11
11º
Jorge Bauer - RIC
09
12º
Odair Silva - RIC
07
13º
Alexandre Gonçalves - RIC
06


Nenhum comentário: