domingo, 27 de abril de 2014

10 RAZÕES PARA O LOCAL DA NOVA PONTE


Conheça 10 razões diretas para que a ponte “do centro” seja construída ligando as ruas Itajaí e Paraguay – e não na rua Rodolfo Freygang, transversal da avenida Beira Rio.

1. Mobilidade urbana: o grande fluxo da região do grande Garcia acessa o norte da cidade sem passar pelo centro. E vice-versa.

2. Diminui o número de veículos na avenida Beira Rio, na rua XV e até na rua Sete de Setembro.

3. Uma ponte na rua Rodolfo Freygang jogaria mais tráfego de veículos do grande Garcia na Alameda Rio Branco, rua Nereu Ramos, avenida Beira Rio e rua XV. Seria o caos total.

4. O projeto da ponte da rua Rodolfo Freygang é só um projeto arquitetônico. O projeto executivo da obra não existe. Teria que ser contratado, gerando mais custos (e surpresas).

5. Engenheiros privados garantem que a ponte e passarela não custariam apenas os R$ 48 milhões anunciados anteriormente. O valor poderia passar do dobro. O projeto executivo chegaria a esta conclusão.

6. O “projeto” da ponte da rua Rodolfo Freygang joga mais carros no centro e aumenta o fluxo no bairro Ponta Aguda sem apontar soluções para ele.

7. O projeto da ponte da rua Itajaí prevê duas passagens de nível e modificações que darão mais fluidez ao trânsito na Ponta Aguda. A nova ponte neste local trará a solução viária para o trânsito na região.

8. A obra do projeto da ponte na rua Itajaí custará bem menos do que custaria a obra do “projeto” anterior (rua Rodolfo Freygang).

9. O projeto da ponte na rua Itajaí faz parte de uma solução para a mobilidade urbana, ligando os futuros corredores estruturantes sul e norte. Beneficia diretamente cerca de 150 mil habitantes residentes nessas duas populosas regiões – e indiretamente todos os blumenauenses.

10. O projeto da rua Itajaí contrariaria interesses econômicos de construtores e agentes imobiliários. Por isso a polêmica, criada e insuflada, aliás, por pessoas sem competência na área de engenharia de pontes ou viária. De roldão, levam moradores da rua Paraguay para o front.

O progresso é inevitável. Em cidades médias e grandes centros urbanos, prédios de muitos andares são colocados abaixo para que avenidas perimetrais deem melhor possibilidade de escoamento do tráfego.Isto é mobilidade urbana. A “península” do bairro Ponta Aguda, uma sossegada ilha a 300 metros da rua Xv de Novembro, precisa dar sua contribuição apara todos os blumenauenses, melhorando a mobilidade urbana – inclusive naquela pequena região da rua Paraguay.


Governar é observar, sempre, o bem comum. É buscar e trazer, sempre, o benefício ao maior número de pessoas possível. É isso que a ponte norte-sul, na rua Itajaí, propicia. Beneficia toda a comunidade, inclusive a do bairro Ponta Aguda, pois provocará melhorias importantes na trafegabilidade daquela região.


2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fabricio Wolff disse...

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