quarta-feira, 1 de julho de 2009

Cotidiano - Blumenau, 01.julho.2009

Fala sério!

Vi na tevê, ontem, a propagandinha do PR (Partido da República, caso você não saiba). Vinha com a conhecida frase “estamos com o governo Lula porque acreditamos em suas propostas sociais”. Sim, claro. Mas eu ainda espero ver uma dessas propagandas com um partido sincero que diga “estamos com o governo Lula porque assim temos cargos para a cúpula do nosso partido”. Tudo bem, sou um utópico. Mas era bem capaz de votar em candidato de um partido que me surpreendesse com uma boa dose de cara de pau, ao invés de ficar tentando me levar pra bobo.

E não vai aí uma crítica ao governo Lula e nem à sua prática, semelhante a de todos os governos neste quesito. É mesmo uma crítica aos partidos políticos, sua teoria baseada em discursos enganadores, especialmente aos de aluguel.

Coereeeeeente...

Assistindo o Jornal Hoje, na Globo, ontem, vi e ouvi os apresentadores da bancada preocupadíssimos em dizer que há muita baboseira sendo divulgada na internet sobre Michael Jackson como notícia. Em seguida chamam a correspondente nos EUA. Depois de uma reportagem, o apresentador pergunta sobre novidades no caso e ela tasca: “segundo os sites de fofocas aqui dos Estados Unidos...”. Aí, pirei. É pra acreditar nos sites de fofocas ou só na Globo que usa como fonte os sites de fofocas?

Deu pra bola

Aliás, a cobertura sobre a morte de Michael Jackson já encheu o saco. Pra variar, acabaram as novidades e as emissoras de tevê continuam batendo na tecla porque esta(va) dando ibope. Estava. Enterrem o homem e vamos falar sobre as agruras do Congresso Nacional. É isso que pode mudar a vida dos brasileiros.

Sites e STF

Outra constatação óbvia: os portais nacionais (Terra, UOL e muitos outros que se aventuram a colocar notícias em suas páginas iniciais) são uma pândega jornalística. Manchetes absolutamente mentirosas (de tão “esquentadas”) levam a matérias totalmente desinteressantes, fazendo o leitor de bobo. Exemplo: dia desses uma dizia que Robinho poderia voltar à África do Sul depois da Copa das Confederações. Cliquei. Pensei: será que algum time sul africano tem grana para contratá-lo? Terá arrumado uma namorada naquele país? Quem sabe teria sido convidado a virar embaixador lá?

Que nada. É que talvez o seu time (Manchester) vá fazer uns amistosos lá e talvez, quem sabe, se não estiver muito cansado, Robinho poderia estar no grupo. Bem assim. Tudo no talvez, pode ser, quem sabe... É. Não precisa mesmo de diploma para ser jornalista. Mas pelo menos um cursinho Walitta, né, Supremo Tribunal Federal?

Rolo da Prainha

Ok, não me contive. Fui tentar descobrir porque a Prainha está abandonada, apesar do contrato de concessão da exploração do Restaurante Moinho do Vale, o bonitão, prever que a empresa deveria recuperar e manter a conservação da praça. E descobri que vai virar novela.

O restaurante não quer mexer na Prainha porque não recebeu o “habite-se” da prefeitura. E não poderá receber, porque a Procuradoria Geral da República em Blumenau denunciou que o restaurante construiu em área imprópria, muito próxima ao rio, desrespeitando o projeto original (avançou demais o deck que tem lá). Foi intimada pelo órgão federal a desmanchar a construção. A prefeitura recebeu o comunicado oficial do órgão federal e por isso não pode dar o “habite-se”. E por causa deste imbróglio provocado pelo desrespeito às leis e ao contrato, os blumenauenses convivem com uma Prainha abandonada.

Sobrou

Rancho do Pastel do centro está “jogando a toalha”. O proprietário pensa em passar a casa como franquia ou até mesmo deixar o ponto e voltar a cuidar apenas da matriz, na rua Progresso – em frente à sua casa. Coincidentemente, a decisão acontece pouco depois da pastelaria localizada na rua Floriano Peixoto ter sido vítima de furto madrugueiro por três vezes em uma semana.

Detalhe: bem em frente (mas bem em frente meeeesmo) fica uma câmera de vigilância da PM. Quebrada há mais de seis meses.

Express

Rola na cidade um tal Cardápio Express com uma idéia solidariamente boa. Quem pedir um rango por fone em uma das casas conveniadas com a campanha Solidariedade Express, estará doando R$ 1,00 para a Casa de Apoio às Crianças com Neoplasia (câncer). É aquela história de cada um fazer a sua parte. Para saber mais:
www.cardapioexpress.wordpress.com.

Nenhum comentário: