sexta-feira, 26 de junho de 2009

Cotidiano - Blumenau, 26.junho.2009

Enquete Nereu

Durante toda a semana, a Rádio Nereu Ramos de Blumenau fez uma pesquisa de intenções de voto sugerindo nomes para o pleito eleitoral do ano que vem. Como o assunto é interessante e permite algumas leituras, o blog traz o resultado divulgado faz alguns minutos na emissora – com alguns comentários. Afinal, este é um blog de opinião.

Governador do Estado

Total de 454 pessoas entrevistadas:

Ângela Amin (PP) ......................... 89 (19,6%)
Ideli Salvatti (PT) ........................ 89 (19,6%)
Leonel Pavan (PSDB) .................... 70 (15,4%)
Raimundo Colombo (DEM) ............. 66 (14,5%)
Indecisos ................................... 80 (17,6%)
Nenhuma das opções ................... 42

Hugo Biehl (PP), Eduardo Pinho Moreira (PMDB) e Dário Berger (PMDB) ficaram com cerca de 1% cada um, o que demonstra que Pinho Moreira teria grandes dificuldades em sustentar uma candidatura na chamada Tríplice Aliança, ainda que esta não seja sua região de base eleitoral. Porém, não tem seu nome estadualizado, a não ser entre os peemedebistas. Já Pavan e Colombo disputam palmo a palmo uma possível candidatura na Tríplice, se tal aliança for mantida até lá. A boa votação de Ângela Amin surpreende, já que não possui visibilidade por aqui. O sobrenome Amin é forte.

Senador

Total de 454 pessoas entrevistadas:

Esperidião Amin (PP) ..................... 179 (37,2%)
Luiz Henrique da Silveira (PMDB)...... 100 (22%)
Claudio Vignatti (PT) ..................... 27 (5,9%)
Indecisos .................................... 99 (21,6%)
Nenhuma das opções ..................... 59

Como no ano que vem há duas vagas para o senado, se dependesse de Blumenau a eleição já estaria definida. Porém, há de se considerar que Vignatti não é conhecido por aqui e que o PT tem uma militância forte para fazer crescer uma candidatura. Ainda assim, concorrer contra Amin e LHS é parada indigesta.

Deputado Federal

Total de 400 pessoas entrevistadas:

Décio Lima (PT) ................................ 118 (29,5%)
Renato Vianna (PMDB) ........................ 44 (11%)
Jovino Cardoso (DEM) ......................... 37 (9,2%)
Fábio Fiedler (DEM) ............................ 35 (8,7%)
João Pizzolatti (PP) ............................ 31 (7,7%)
Marcelo Schrubbe (DEM) ..................... 25 (6,2%)
Dalírio Beber (PSDB) .......................... 13 (3,2%)
Indecisos ......................................... 59 (14,8%)
Nenhuma das opções ......................... 38

Liderança absoluta do deputado Décio Lima que, penso, seja reflexo ainda de sua passagem pela prefeitura. Sua visibilidade como deputado federal não tem sido tão grande quanto poderia. Além disso, a enquete mostra que o DEM pode eleger um deputado, visto a votação interessante de três de seus pré-candidatos, todos vereadores. Já Pizzolatti nunca dependeu de Blumenau para se eleger. Busca muitos votos fora.

Deputado Estadual

Napoleão Bernardes (PSDB) .............. 66 (16,5%)
Jean Kuhlmann (DEM) ...................... 45 (11,2%)
Ana Paula Lima (PT) ........................ 37 (9,2%)
Ismael dos Santos (DEM) ................. 31 (7,8%)
Ivan Naatz (PV) ............................. 28 (7%)
Cezar Cim (PDT) ............................. 28 (7%)
Vanderlei de Oliveira (PT) ................ 28 (7%)
Indecisos ...................................... 53
Nenhuma das opções ...................... 24

Com número menor de votos vem Paulo França (PMDB) com 19, Marco Antônio Wanrowsky (PSDB) com 14, Gilmar Knaesel (PSDB) com 13, Giancarlo Tomelin (PSDB) com 9 e Édson Brunsfeld (PP) com 5.

A liderança de Napoleão Bernardes até surpreende, pois ganha de dois deputados estaduais em atividade (Kuhlmann e Ana Paula). Porém não há dúvidas de que a sua estupenda votação para vereador está influenciando no resultado neste momento. Por outro lado, fica um alerta aos adversários: o jovem vereador, a continuar com esta confiança popular, pode vir a ser um forte nome para a disputa da prefeitura de Blumenau em 2012. Ismael dos Santos também aparece bem na enquete, assim como o vereador Vanderlei, considerando que a atual deputada Ana Paula Lima é do mesmo partido e tem apenas 2,2% à sua frente.

Segurança Pública

Aliás, se LHS não tomar alguma providência, pode cair alguns bons pontos em Blumenau em próxima enquete. Ronaldo Benedet, seu secretário de Segurança Pública, será o maior cabo eleitoral de Amin e Vignatti do jeito que a coisa vai por aqui. A comunidade está alarmada e as lideranças empresariais e políticas de saco cheio.

Vereador Jovino Cardoso disse na rádio que vai propor, como protesto para o descaso com Blumenau, que se paralise o trânsito em diversas ruas da cidade, simultaneamente. Colaborando com o vereador: a idéia é boa, mas deve ser aplicada em Florianópolis. Ao invés de trancar o já caótico trânsito daqui, temos que pisar é nos calos deles lá.

Virgem

Já estão abertas as inscrições para o concurso Miss Blumenau. O regulamento, entre alguns outros pré-requisitos, diz que as moçoilas não podem ser casadas ou ter filhos. E mais: “também é vetada a inscrição de candidatas que tenham sido fotografadas ou filmadas totalmente despidas ou expondo seios e partes íntimas”.

Sugiro, para o ano que vem, que incluam a virgindade como pré-requisito. Aí o número ficará bem limitado e se nossa Miss não vencer, pode virar uma boa freira.


Um comentário:

Jonathan disse...

Só se for virgem de signo...porque acho que da outra forma não existe mais(ou se admite miss com menos de 14 anos ?)