terça-feira, 7 de julho de 2009

Disciplina é liberdade

É bem provável que você conheça esta frase de uma música da banda Legião Urbana. Ela é bem mais antiga. É bíblica e seu conteúdo merece reflexão.

Até pode parecer contraditório, mas é isso mesmo. Somente a disciplina pode trazer possibilidade de liberdade ao ser humano. E quando se pensa nesta frase, deve-se entender disciplina com o sentido mais amplo que ela possui. Disciplina não é ter obrigação. Ter disciplina é se auto-gerenciar, é buscar as condições necessárias para se ter liberdade de escolhas. Disciplina é ter caráter, forjado na auto-cobrança por resultados – não resultados para os outros, mas para si mesmo, para contemplar aqueles objetivos a que a gente se propõe.

Ninguém vence na vida sem ter disciplina. Não adianta traçar metas, planejar atitudes e, sem disciplina, não seguir aqueles objetivos mapeados. Vencer na vida não é amealhar recursos financeiros, mas sim ter o prazer do superar-se, do alcançar as metas, do vencer as dificuldades que nós mesmos colocamos como desafios. Todos nós conhecemos pessoas inteligentes, competentes e com outras virtudes que não chegam a lugar nenhum. Falta a disciplina. Sem ela, nada se conquista.

Aliada a outras virtudes, a disciplina permite chegar onde se quer. E quando se alcança os objetivos propostos, nos tornamos ainda mais fortes. Mais fortes, passamos a ter a oportunidade e a liberdade de fazer escolhas. E escolher é a verdadeira liberdade. Poder escolher é ter caminhos a seguir, é ter opções, é ter oportunidades criadas não pelo destino ou pela sorte, mas pelas possibilidades plantadas por nós mesmos, por aqueles que têm disciplina.

Em suma, quem tem disciplina faz o seu próprio caminho. E isso é ter liberdade.


11 comentários:

Hoasca Design disse...

concordíssimo

Anônimo disse...

Não consigo escolher e metas não são o meu forte. Vivo de vento, por isso sou jogado de lá para cá todo o instante....por esta razão não posso ser livre.

Thiago Duwe disse...

Assinado 100% embaixo. E todo dia é dia para descobrir onde guardamos nossa disciplina, porque a liberdade está sempre presente. Parece uma tentação, até podemos fazer aquela analogia do anjinho e do diabinho nos nossos ouvidos. Como sempre, o equilíbrio é fundamental.

Unknown disse...

Dsciplina é o verdadeiro toque de midas; sem ela a vida nem tem graça, pois é a superação permanente nas escolhas que fazemos que dá sentido às nossas buscas; se não buscamos somos buscados para coisas alheias aos nossos planos.

Unknown disse...

Com disciplina, o fumante consegue deixar de fumar e consegue a liberdade do seu próprio vício.

Unknown disse...

Muito bom!

Cássio disse...

Muito bom o texto!

Cláudia disse...

Nossa! Esse texto me deu uma sacudida!! Percebo como tenho me perdido, como tenho deixado a vida me levar, me direcionando a um caminho de lamentações e auto piedade. Valeu mesmo! Adorei!!

Guinter disse...

Muito legal o texto... mas vc disse no início que a origem é bíblica. poderia me dizer onde está na bíblia? se o txto está lá na integra ou é uma interpretação sua de uma passagem?

Fabricio Wolff disse...

Embora a questão "religião" não seja o meu forte, é, sim, uma citação, Guinter... MATEUS:23-6

la belle du jour disse...

Estava pensando cá com os meus botões o quanto pode ser libertador ter controle de si. Penso nisso como verdadeira liberdade. Se possuir, ter disciplina nas coisas em que se almeja. P
Procurava algo para fundamentar o que sinto e acho. Encontrei! Muito bom!