terça-feira, 7 de abril de 2009

Cotidiano - Blumenau, 07.abril.2009

________________________________________________

Para participar ou saber mais sobre a campanha on line "Salve Blumenau, Salve Santa Catarina", contra o novo Código Ambiental, leia o post abaixo deste ou clique no sub-item campanhas, aí do lado direito.
_________________________________________________________________________

Feriadões

Chinelos havaianas, sol, céu e mar azul... desde que você escolha a praia certa, claro. É o que propõe a Câmara dos Deputados que acaba de aprovar que os feriados nacionais que caiam na quinta-feira, por exemplo, sejam transferidos para a sexta. Bom para nós, bom para o Brasil. O para-volta-para é prejudicial para a economia. Quem sabe assim, até em Brasília se trabalha mais. Na quinta, pelo menos, já que na sexta, lá, ninguém fica mesmo...

Ah, a regra não valerá para 1º de janeiro, 7 de setembro e 25 de dezembro. Falta apenas a aprovação do Senado.

Deu na Folha

A Folha de Blumenau publicou que passou na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados o parecer que quer criar mais oito mil novas vagas de vereadores em todo o país. Se for definitivamente aprovado, Blumenau volta a ter 21. Segundo o jornal, assumiriam Almir de Souza (DEM), Maria Bernadete Moreira (DEM), Marlene Schlindwein (PMDB), Jefferson Forest (PT), João Beltrame (PSL) e Célio Hohn (PCdoB). Seria interessante ver alguns deles no plenário.

Para variar – e, sei, polemizar – sou a favor de 21 vereadores em Blumenau. Aumenta a representatividade comunitária sem aumentar os gastos efetivos com o parlamento. Quanto maior o número de vereadores, mais chances da população estar representada.

Deu no Santa

O Ministério do Meio Ambiente já anunciou que vai ao Supremo Tribunal Federal para derrubar o recém-aprovado, na Assembléia Legislativa catarinense, novo Código Ambiental. É ilegal. Permite a ocupação do solo em até cinco metros dos rios e ribeirões e dez metros em alguns casos, quando a lei nacional prevê 30 metros de preservação das matas ciliares. E como uma lei menor não pode contrariar uma lei maior...

Bur(r)ocracia

A deputada Ana Paula Lima (PT) tentou fazer um chiste com a palavra burocracia, ao defender que o erro que atrasou liberação de recursos federais para as obras de reconstrução de Blumenau, não foi buro, mas sim “burro”cracia da prefeitura que enquadrou erroneamente as obras como preventivas ao invés de emergenciais. Mas errou o tiro. Quem enquadrou as obras, foi o Governo do Estado. O chiste saiu pela culatra.

De quebra, ainda tomou um puxão de orelhas de um vereador (Fábio Fiedler, do DEM), que a convidou a fazer parte da solução e não de parte do problema que já foi superado. Foi sexta, no Jornal da Nereu (rádio Nereu Ramos).

Na Acib

Ronaldo Baumgarten Junior, 41 anos, assumiu ontem a presidência da Acib. Substitui Ricardo Stodieck, um presidente que se notabilizou por tornar a Acib mais acessível e mais simpática a toda a sociedade. Que Baumgarten continue esse processo e imprima sua própria marca. Coincidentemente, presidente que entra e presidente que sai são da quase da mesma idade, o que denota manutenção da renovação etária na entidade.

Progresso?

A mais recente morte no trânsito urbano de Blumenau aconteceu na rua Progresso, distrito do Garcia. Motorista de um Santana caiu em ribanceira e foi parar às margens do rio. O acidente aconteceu de manhãzinha, às 6h16. Dizem que vinha rápido demais. A rua Progresso foi uma das atingidas pela tragédia de novembro e sempre precisou de guard rail em boa parte de sua extensão. Aquilo é, naturalmente, um perigo e mais gente pode morrer lá.

Grenal

Não há dúvidas de que o clássico de maior rivalidade do Brasil é Grêmio x Internacional. E pela primeira vez vejo uma torcida triste no domingo, por perder o clássico, e mais do que feliz na segunda-feira, ao saber que o odiado técnico Celso Roth foi demitido. Pela queda do técnico, vale a pena até ficar fora das finais do Gauchão/2009. O que prova que, às vezes, perdendo também se ganha.

Acerola

Virou frutinha. Empresário pediu R$ 1 milhão por 50% do passe do artilheiro do Metropolitano na temporada. Dinheiro demais para a realidade do futebol catarinense. Melhor foi a frase mais do que direta do comentarista esportivo Peninha, da RIC Record: “Hoje em dia qualquer cabeça de bagre acha que vale um monte”.


Jornalistas

Hoje é dia do Jornalista. Parabenizar seria óbvio. Vou desejar melhores salários. A categoria sabe bem do que estou falando. Isso é desejar felicidades a todos.



Um comentário:

Giovanni Ramos disse...

Gostarias de ver esses vereadores na Câmara. Vários deles eu não queria ver de forma alguma.