sábado, 4 de abril de 2009

CAMPANHA CONTRA A APROVAÇÃO DO NOVO CÓDIGO AMBIENTAL

Acabamos de fazer uma campanha, denominada Reage Blumenau, on line, enviando e-mails para Brasília como forma de ajudar a pressionar Governo Federal e parlamentares do Congresso Nacional para a liberação dos recursos, junto ao Ministério da Integração, para obras emergenciais de reconstrução de Blumenau.

A notícia de que não haverá mais necessidade de licitação, encerra a campanha deste blog com vitória – de todos os que participaram, apoiaram, mas, principalmente, da cidade de Blumenau. Ficaremos atentos para a efetiva liberação dos recursos financeiros e início das obras físicas.

Não é objetivo deste blog ficar comprando brigas e idealizando campanhas. Porém é bastante óbvio que a apatia do cidadão, que causa como reflexo a apatia da própria sociedade, deixa um caminho muito largo para a irresponsabilidade política, as manobras de interesses econômicos em detrimento do ser humano e todas as mazelas teóricas e morais causadas pela falta de ética de determinadas pessoas ou segmentos sociais.

A pedido de muitos leitores, e preocupado com as conseqüências atuais e futuras do ato irresponsável dos nossos deputados estaduais que acabaram de votar um novo código ambiental (que está sendo chamado de anti-ambiental), o blog lança a campanha contra a aprovação final e sanção do Governo do Estado deste código ambiental irresponsavelmente aprovado na Assembléia Legislativa. O governador ainda não sancionou e os deputados podem, ainda assim, derrubar este código aprovado agora, com a aprovação de outro código diferente.

Se a campanha fizer tal código retroagir apenas na questão do recuo/ preservação de mata ciliar (com o novo código cai para 5 metros – ou seja, todos poderão desmatar às margens dos rios, provocando todos os problemas de solo, não retenção de água das chuvas, etc, etc, que nós blumenauenses conhecemos bem) já terá valido a pena.

O blog Penso, Logo Insisto lança a campanha on line
SALVE BLUMENAU, SALVE SANTA CATARINA!

Como funciona?

Da mesma forma que a campanha anterior, esta campanha on line tem como objetivo que o internauta, cidadão comum e consciente, envie e-mails às autoridades estaduais como o Governador do Estado, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico Sustentável e os deputados estaduais, demonstrando nosso descontentamento com este Código (anti)Ambiental e pressionando-os a mudarem esta situação.

Como participar?

A exemplo da nossa campanha anterior, basta usar dois minutos de seu dia, a cada manhã, preferencialmente assim que ligar o computador, copiar os endereços de e-mails disponibilizados logo aí, abaixo, e colar no destinatário do e-mail. Também estão disponibilizados, mais abaixo, textos para cada um desses grupos de autoridades. É só fazer control c, control v. Três e-mails por dia cada pessoa, todos os dias, até que consigamos a repercussão e pressão necessária para que revejam a besteira que estão fazendo e modifiquem o tal código.

Endereços separados por destinatário:

Ao Governo do Estado (por ordem: gabinete do governador, secretaria de coordenação e articulação, secretaria de desenvolvimento econômico sustentável e secretaria de comunicação)

cmich@pm.sc.gov.br, seccasacivil@scc.sc.gov.br, sds@sds.sc.gov.br, secretario@sds.sc.gov.br, secretario@secom.sc.gov.br

Aos deputados estaduais e Assembléia Legislativa:

adadeluca@alesc.sc.gov.br, deba@alesc.sc.gov.br, anapaulalima@alesc.sc.gov.br,
antonioaguiar@alesc.sc.gov.br, cesarjunior@alesc.sc.gov.br, dagomarcarneiro@alesc.sc.gov.br, darcidematos@alesc.sc.gov.br, deciogoes@alesc.sc.gov.br, dirceudresch@alesc.sc.gov.br, edisonandrino@alesc.sc.gov.br, elizeumattos@alesc.sc.gov.br, merisio@alesc.sc.gov.br, genesio@alesc.sc.gov.br, gtomelin@alesc.sc.gov.br,
herneus@alesc.sc.gov.br, ismael@alesc.sc.gov.br, jailson@alesc.sc.gov.br,
jean@alesc.sc.gov.br, joares@alesc.sc.gov.br, jorginho@alesc.sc.gov.br, josenatal@alesc.sc.gov.br, kennedynunes@alesc.sc.gov.br, licio@alesc.sc.gov.br,
mota@alesc.sc.gov.br, marcosvieira@alesc.sc.gov.br, moacir@alesc.sc.gov.br,
parisotto@alesc.sc.gov.br, nilson@alesc.sc.gov.br, padrepedro@alesc.sc.gov.br,
pedrouczai@alesc.sc.gov.br, professor.grando@alesc.sc.gov.br,
odetedejesus@alesc.sc.gov.br, renatohinnig@alesc.sc.gov.br, reno@alesc.sc.gov.br, rogerio@alesc.sc.gov.br, sargentosoares@alesc.sc.gov.br,
titon@alesc.sc.gov.br, serafimvenzon@alesc.sc.gov.br, comin@alesc.sc.gov.br,
silviodreveck@alesc.sc.gov.br, alesc@alesc.sc.gov.br, ci@alesc.sc.gov.br

À Justiça e ao Ministério Público estaduais:

tjcenai@tj.sc.gov.br, ouvidoria@mp.sc.gov.br



Sugestões de texto para cada grupo de destinatário (para control c, control v):


Para o grupo do Governo do Estado (governador e secretários):

Senhor Governador;

É com enorme decepção que recebemos a notícia que Governo do Estado e Assembléia Legislativa estão juntos na absurda aprovação do novo Código Ambiental de Santa Catarina. O que se está cometendo é um crime contra a natureza, logo, um crime contra a vida. E sabemos, governador, que isso só atende a interesses econômicos. A história dos agricultores é apenas fachada. E, ainda assim, não justifica que se permita plantar e construir a até 5 metros dos rios, acabando com a mata ciliar que é fundamental para a proteção de encostas, rios, água e da vida como um todo.

O senhor e seus secretários estaduais estão cometendo um grave erro. Ambiental e político. A sociedade atual não se esquecerá deste ato, se ele for mesmo sancionado e levado a efeito. Hoje, com a internet, cada pessoa que dela faz uso tem 50, até 100 contatos em seu mailing. A comunicação é rápida e gratuita. E se espalha com enorme facilidade e velocidade. Estaremos empenhados em lembrar nossos contatos a cada mês sobre este fato prejudicial ao estado e à vida. E em período eleitoral, o faremos a cada semana e até a cada dia, responsabilizando os que apoiaram tal ato. Já a sociedade futura não os perdoará, quanto aos efeitos desta nova lei.

Esperamos que o senhor, enquanto eleito, aja com a responsabilidade necessária para frear ou mudar esta situação. É isso que esperamos de nossos representantes – e é isso que estamos cobrando. Agora e no futuro.

Nome do remente do e-mail
Número da Carteira Identidade
Se quiser colocar profissão, etc, à vontade...



Para os 40 deputados estaduais e direção da Assembléia Legislativa:


Senhores Deputados, senhoras Deputadas:

É com enorme decepção que recebemos a notícia que Governo do Estado e Assembléia Legislativa estão juntos na absurda aprovação do novo Código Ambiental de Santa Catarina. O que se está cometendo é um crime contra a natureza, logo, um crime contra a vida. E sabemos, deputados(as), que isso só atende a interesses econômicos, em detrimento da sociedade. Não justifica, por exemplo, que se permita plantar e construir a até 5 metros dos rios, acabando com a mata ciliar que é fundamental para a proteção de encostas, rios, água e da vida como um todo.

Os senhores cometeram um grave erro ao aprovar este código na Assembléia Legislativa, mas podem corrigi-lo com outra lei, ou alterações no código. Façam isso, porque estão cometendo um grave erro ambiental e político. A sociedade atual não se esquecerá deste ato, se ele for levado a efeito. Hoje, com a internet, cada pessoa que dela faz uso tem 50, até 100 contatos em seu mailing. A comunicação é rápida e gratuita. E se espalha com enorme facilidade e velocidade. Estaremos empenhados em lembrar nossos contatos a cada mês sobre este fato prejudicial ao estado e à vida. E em período eleitoral, o faremos a cada semana e até a cada dia, responsabilizando os que apoiaram tal ato. Já a sociedade futura não os perdoará, quanto aos efeitos desta nova lei.

Esperamos que os senhores e senhoras, enquanto eleitos(as), ajam com a responsabilidade necessária para frear ou mudar esta situação. É isso que esperamos de nossos representantes – e é isso que estamos cobrando. Agora e no futuro.

Nome do remente do e-mail
Número da Carteira Identidade
Se quiser colocar profissão, etc, à vontade...



Para Justiça e Ministério Público:


Senhores Juízes e Promotores de Justiça:

É com enorme decepção que recebemos a notícia que Governo do Estado e a maioria dos deputados estaduais estão juntos na absurda aprovação do novo Código Ambiental de Santa Catarina. O que se está cometendo é um crime contra a natureza, logo, um crime contra a vida. É uma atitude que só atende a interesses econômicos, em detrimento da sociedade. Não justifica, por exemplo, que se permita plantar e construir a até 5 metros dos rios, acabando com a mata ciliar que é fundamental para a proteção de encostas, rios, água e da vida como um todo.

Em Blumenau, por exemplo, lições como esta são sentidas na carne, após a tragédia de novembro. Qualquer pessoa de mediana sabedoria reconhece que ocupar as encostas e beiras de rios e ribeirões – um dos muitos itens permitidos neste novo Código Ambiental – é prejuízo certo ao solo, aos rios e à vida atual e futura.

Esperamos que os senhores e senhoras, enquanto cônscios aplicadores da Justiça e representantes imparciais e dignos de nossa sociedade, ajam com a responsabilidade necessária para frear ou mudar esta situação. Acreditamos na instituição que V. S. representam e em sua defesa da sociedade e da vida.

Nome do remente do e-mail
Número da Carteira Identidade
Se quiser colocar profissão, etc, à vontade...




- - - - - - -


Bem, esta é nossa nova campanha. Igualmente apartidária e com um único intuito: fazer com que o novo Código (anti)Ambiental não seja colocado em vigor como está escrito, prejudicando a natureza e a vida diretamente.

ONGs e entidades ambientais também estão se mobilizando e, caso o governador LHS venha a sancionar tal lei, prometem entrar na Justiça contra o código. Mas, mais uma vez, não podemos ficar assistindo aos acontecimentos sem tomar posição. E podemos, sim, fazer valer nosso direito de cidadão e influenciar numa mudança de situação. Podemos fazer a diferença através da pressão on line, sem custos para seu participante. Apenas dois minutos por dia, em defesa da vida.

Peço a todos para repassarem e-mails aos seus contatos para falar desta campanha, aos blogs para que a apóiem e à imprensa para que divulgue o debate sobre o assunto (o que já vem acontecendo, aliás). E que enviemos e-mails diários a esses três grupos, inclusive aos sábados e domingos.


5 comentários:

kannaPires disse...

Sei que isto vai gerar polemica,mas nada vale num BLOG se nao for para discutir as ideias.Se sempre concordasse contigo eu seria Gremista, mas por sorte sou Colorado.Eh louvavel sua manifestacao contra o Codigo do meio ambiente, porem nao concordo no sentido de simplesmente a nao aprovacao do mesmo. Concordo que quando se fala nos 5 metros da mata ciliar eh um verdadeiro tiro no peh. Eh verdade tambem que inumeros agricultores estao sendo prejudicados,alface , e leite nao se cultiva em pedra. Nos que temos vida urbana nao sabemos de suas necessidades,nos sim,destruimos o meio ambiente. Acho que temos que buscar uma saida sustentavel, e tal motivacao aconteceu porque quando se mencionou sobre os tais CORREDORES ECOLOGICOS ,propagado por ECO-CHATOS,TEORICOS ,e ONGS que estao somente em busca de seus projetos aprovados que tem por objetivo final retorno financeiro. Por tais motivos manisfestou-se a classe buscando uma saida para efetiva continuacao de suas vidas, nao se sabe o que eles tem passado..... Eh soh convivendo para saber.... O codigo Ambiental SC foi discutido no CAV(centro agroveterinario)houve muita discussao , muitos tiveram oportunidade de se manifestar aqui em minha regiao, nao sei se tal fato ocoreu em Blumenau e regiao.Sou totalmente favoravel ao meio Ambiente mas tambem ao ser Humano.Eh importante nisso :
01-Conhecer o Codigo
02-Debater na pratica qual o melhor caminho.
03-O mesma necessidade que tem Amazonia, nao eh mesma na Serra Catarinense.
04-O desenvolvimento sustentavel como maior bem.
Na teoria discutir o Meio Ambiente parece tao facil,mas devemos participar e nos informar cada vez mais no que podemos fazer. Voces sabem por exemplo quanto produzimos de lixo por dia? Alguem faz reciclagem?
Confesso que produzo 0,04 CBM dia que representa Container de 20,embora recicle desde 1997.
Experimentem voces fazer o mesmo.

kannaPires disse...

CONTAINER DE "20" POR ANO.Equivale a um caminhao truck .

Andréa disse...

Tomei conhecimento do blog através de um amigo e adorei a campanha. Tens razão, Fabrício. Os deputados que aprovaram este código não devem morar em Blumenau. Deixar construir ou plantar a até cinco metros dos ribeirões vai causar mais deslizamentos de terra, menos absorção da água da chuva, rios encherão mais rápido, haverá mais enchentes e enxurradas mais fortes. Sem falar da prolifera;cão de pragas como os mosquitos.

A pessoa que comentou aí em cima não deve conhecer muito de catástrofes, nem de ocupação do solo. Já se permitiu muita barbárie por aí em nome de mais justiça social (?) e olha no que deu. Se há uma lei, quem compra terras à beir de rios já as conhece. Logo, não pode alegar estar sendo prejudicado.

Eu reciclo lixo há muitos anos. A maioria das pessoas que conheço também. Fazemos nossa parte. Mas daí, na questão macro, os deputados fazem besteiras deste tipo. Será que valeu a pena tanto esforço pessoal nosso até agora para cuidar do meio ambiente e evitar males maiores? A imprensa deveria expor o nome de quem votou contra a vida e as ONGs deveriam colocar outdoors com nomes desses deputados.

kannaPires disse...

Cara Andrea "a pessoa....ai em cima",embora nao more em Blumenau, sempre tive ,e terei respeito,e orgulho por esta cidade.No meu comentario fui bem claro que os 5 metros eh um tiro no peh.Mas, nao quer dizer que devemos ser contra o codigo. Voceh Jah leu??? Voceh participou da reuniao sobre aprovacao do codigo em sua cidade??? Eu participei ano passado quando houve em minha cidade (Lages). Vivemos num estado democratico e as controversias fazem parte disso. Se a maioria das cidades tivessem PLANOS DIRETORES que coibissem com as construcoes e desmatamentos ,talvez tais catastrofes pudessem ser amenizadas. O objetivo deste codigo eh regulamentar muitas coisas indefinidas na lei ambiental, e que cada municipio num futuro proximo possa fiscalizar e cuidar de seu meio ambiente. Nao acredito que a maioria das pessoas nas cidades fazem reciclagem,embora voceh e eu facamos isso ,se fosse assim nao veriamos os coletadores abrindo e retirando dos sacos de lixo o que lhes interessam.Sei da sua preocupacao e do Fabricio com o meio ambiente e compartilho dela tambem. O que quero e a maioria busca eh um preservacao com desenvolvimento sustentavel. qualquer duvida :aureopires@click21.com.br

Fabricio Wolff disse...

Ôpa!... O assunto está dando pano pra manga. E este também é o objetivo da "Campanha Salve Blumenau, Salve Santa Catarina", contra o novo Código Ambiental. Debater idéias e posições. Faz parte do processo democrático e do crescimento intelectual da sociedade.

Porém, o objetivo principal da campanha é mesmo a não aprovação final deste código ou modificações profundas no mesmo.

O que não quer dizer que não possam haver vozes discordantes.

Bom debate!