sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cotidiano - Especial Secretariado

NOVO SECRETARIADO

Os novos secretários municipais de Blumenau foram anunciados e tomaram posse nesta sexta pela manhã. Muitos (11) do mandato passado foram mantidos em seus cargos, o que era de se esperar. José Eduardo Bahls de Almeida troca o Desenvolvimento Econômico pelo Turismo, abrindo vaga para Valdair Matias, presidente do PSDB local. Dos novos secretários, dois chamam atenção.

ESCOLHA PESSOAL

O novo secretário de Saúde, a pasta calcanhar de Aquiles das últimas administrações municipais, é o médico Marcelo Lanzarin, escolha pessoal do prefeito. Eu faria o mesmo. Ele foi o único da área que colocou a cara para bater na imprensa no período eleitoral, quando a saúde foi o grande foco de reclamações da população. Dizem, também, ser competente e de fácil trato. Fez por merecer.

Mas que seu nome intermediário (Barasuol) parece nome de remédio, isto parece.

NECESSIDADE

O outro é o engenheiro Éder Lúcio Marchi, que ocupava a diretoria de Serviços Urbanos. Com o desmembramento da Seosur da Secretaria de Obras e natural criação da Secretaria de Serviços Urbanos e Fiscalização, ele passa a ocupar o cargo. E sejamos sinceros: bom profissional, com formação em engenharia, salário de diretoria não segura.

OBRAS E URB

Na secretaria de Obras, Alexandre Brollo é nome novo (pelo menos para mim). Apostava na possibilidade de Evandro Schüller assumir algo. Outro que deu a cara à tapa. Foi cotado para a URB, mas o cargo é do PP.

JURÍDICA

Cargo namorado por muitos, a Procuradoria Geral do Município ficou mesmo com a advogada e servidora de carreira Marli Bento. Ela assumiu o posto quando Cássio Quadros saiu dali para a chefia de gabinete e continua prestigiada. Com o importante aval de Quadros.

“GEOGRAFIA" DAS URNAS

Nos novos cargos, PSDB e PMDB preencheram obedecendo o poder das urnas (como diz o governador LHS, a “geografia das urnas”). Marlene Schlindwein e Álvaro Pinheiro (primeiros suplentes do PMDB) na Cultura e Habitação, respectivamente, e Sérgio Galdino (PSDB) no Esporte. Galdino é da área. Os demais, antes de qualquer crítica antecipada (como é comum em Blumenau), precisamos dar um tempo para ver do que são capazes.

FALTAM 4

URB, Meio Ambiente, Comunicação e Pró-Família. Os dois primeiros são indicação do PP. Célio Dias deve ser confirmado na presidência da Faema já na segunda-feira. Na URB se fala em Aílton de Souza (primeiro suplente do PP) – mais uma vez a “geografia das urnas”... Os últimos dois postos são indicações do DEM. O advogado Cássio Quadros acumula a Comunicação.

LEITURA

O DEM manteve a característica da indicação de técnicos para os cargos, em sua maioria administrativos. A escolha da Saúde foi pessoal do prefeito, depois de se incomodar com as críticas ao setor na eleição. As indicações dos demais partidos coligados seguem critérios políticos – o que não quer dizer, necessariamente, que os indicados não tenham competência nas áreas para as quais foram indicados. Em alguns casos (Esporte e Seterb) até tentaram unir as duas coisas: densidade política e conhecimento da área.

PERFIL

Particularmente sou da opinião de que gente da área tende a dar certo quando colocada no lugar certo. Prefiro técnicos. Mas como se trata de administração pública, é muito importante que os bons técnicos tenham traquejo político, especialmente político-social (ou político-comunitário, como queiram)... enfim, sejam articulados. Vejo neste, o perfil do secretário ideal.


6 comentários:

Anônimo disse...

Fabrício, desejo ao meu irmão uma recuperação breve e que voltes com força total.
Lamento pelo ocoriido.
Continue me visitando também lá no marciosantosblu.blogspot.com

Um grande abraço amigo!
Márcio Santos

Anônimo disse...

MAIS UM GOLPE CONTRA A ARTE E A CULTURA
Sobre Marlene Schlindwein.Não há como entender partidos políticos que indicam para cargos de tamanha importância, pessoas que admitem publicamente a falta de conhecimento nas áreas em que vão atuar.É lamentável e com certeza todos perdemos.

Em entrevista publicada no JOrnal de Santa Catarina, Marlene assumiu que a sua nomeação é apenas uma questão política e além disso admite não ter conhecimento nenhum sobre as atividades da Fundação, é revoltante! Pior ainda quando diz que tem a cerâmica e a poesia como Hobies, por favor, Arte e Cultura não são Hobbies !

Isto é um desrespeito para quem pensa, faz, formenta e divulga a Arte e a Cultura em Blumenau
O prefeito e o PMDB estão cuspindo na Arte e na Cultura.
A classe artistíca e o povo, merecem uma explicação.


Monalisa Budel
Acadêmica de Artes Visuais - Blumenau

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Marina Melz disse...

É, ainda teremos muita revolta com alguns cargos ali - a Marlene na cultura é um dos principais deles. Mas, política acaba sendo assim mesmo. Gostei da tua visita lá no blog. Uma visita inesperada muito boa.

Anônimo disse...

É isso aí, Fabrício. Vi um comentário desrespeitoso de um anônimo nesta seção e bem fizeste em excluí-lo. Blog inteligente não é a casa da mãe Joana... se não tem o que escrever pra acrescentar, tira mesmo. Um dia entenderão que blog de opinião não é, necessariamente, blog de furos e fofocas políticas.

Não nos conhecemos mas acompanho teu blog a algum tempo, por indicação de amigos. Bem legal!

Samantha Weiss

Anônimo disse...

Vamos as tentativas. Claro que a Marlene foi indicação política. Vamos ver no que dá. Se ela quiser aprender com quem sabe e ouvir a classe , ponto prá ela. O que não dava era deixar o Ivo lá, já passou o tempo dele.