segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Cotidiano - Blumenau, 02.02.2009

Olá, amigos... sei que deixei o blog abandonado no mês de janeiro, mas sabe como é... janeiro... porém estamos de volta e com firme propósito de atualizá-lo de duas a três vezes por semana a partir de agora. E nada como começar com opinião sobre uma "geral" dos acontecimentos das últimas semanas.

INTERNACIONAIS

BALELA ORTOGRÁFICA

A nossa reforma ortográfica feita para que os outros países que falam a língua portuguesa (quantos são mesmo?.. E, fora Portugal, que importância eles têm?) é a fórmula mais exata de se jogar dinheiro público fora para resultado nenhum. Dará dinheiro para editoras,livrarias e alguns pouquíssimos "estudiosos" da língua. E fará com que livros didáticos do governo (milhões) tenham que ser reimpressos.Claro que ajudará os que não dominam a língua a errar menos na escrita. Mas não resolverá o problema. Aí, só estudo de qualidade resolve.

ACABOU A FESTA

Todo mundo bateu palma. O primeiro presidente negro dos EUA assumiu o governo. Show de bola. Acho que estamos em tempos de quebrar paradigmas. Mas a recessão econômica mundial está aí e é hora de Barack Obama mostrar ao que veio. Não resolverá tudo rapidamente, mas a esperança de todo mundo (literalmente) tem o seu nome.

NACIONAIS

PLANETA ATLÂNTIDA

Considerado o maior evento do gênero do sul do país, o Planeta foi criticado pelos rockeiros (inclusive os “pop”). Pudera; com Vitor e Leo e Exaltasamba, o festival virou o “samba do crioulo doido”. No mais, muitas bandas de pouca expressão nacional. Nas internas, dizem que o público foi menor do que o esperado pela organização.

GOL A FAVOR

Pensando bem (notando bem e desdizendo o que escrevi na última Cotidiano) novo VW Gol ficou mais bonito do que o antigo modelo. Nada como a “metamorfose ambulante” de Raul Seixas. Mudar de opinião é um ato de liberdade. E coragem.

MARISCAL

A praia, no município de Bombinhas, continua uma graça – um recanto realmente mágico da natureza. Agora só falta um outro (novo) acesso. Está muito difícil entrar e sair... Perdem os veranistas (a paciência) e o turismo (divi$a$).

LOCAIS

MAU EXEMPLO

Noite dessas, na rua Hermann Hering, bairro Bom Retiro, vi uma cena decepcionante. Uma Ecosport preta trafegava lentamente para entrar na garagem de uma casa e um motorista nervosinho, atrás do veículo da Ford, tocou buzina e encheu o outro de palavrões, sem sequer saber se havia crianças no carro, por exemplo.

Só que o apressadinho dirigia uma pick-up com uma baita logomarca da Nextel na traseira. Pega muito mal para a empresa.

CARA DE PAU

Jovem de 18 anos foi a um supermercado do bairro Fortaleza pesar um tablete de aproximadamente 100 gramas de maconha na balança do açougue. Saiu de lá detido, o malaco, e vai responder processo por porte de drogas. Precisava, mané?

RIC RECORD

Substituí o pessoal de jornalismo da RIC durante suas férias e em 45 dias pude notar a grande audiência da emissora. Do Progresso à Itoupavazinha, você tem sua imagem reconhecida imediatamente. Quase assusta... aliás, a jovem (em sua maioria) equipe é competente e de alto astral.

VOLTA À TVL

Acabo de retornar à minha casa televisiva. Juntamente com Tico, ajudei a fundar a TV Legislativa no ano 2000. Agora, com a colaboração de toda a equipe, estamos reformulando o TVL Notícias e propondo novos programas. A idéia é torná-lo mais dinâmico e atrativo para o público telespectador. Infelizmente a TVL só é sintonizada na tevê a cabo: canal 16 da NET e 19 da BTV.

ACIDENTE


É verdade. Como alguns amigos já sabem, sofri acidente automobilístico no último sábado, dia 31. Fratura exposta na tíbia e outros prejuízos foram o resultado. Dias de molho, dois meses de muletas, muitos pinos na perna e trabalho via internet. Ufa! 2009 começou bem...

4 comentários:

Anônimo disse...

melhoras a'i, rapaz! e sobre a reforma da lingua portuguesa, concordo que eh uma baboseira. mas discordo sobre Portugal ser o unico de importancia.

Anônimo disse...

Ontem alguns colegas de futebol, jovens de 20 anos, chegaram com dois carros rebaixados suspensao a ar,som e toda aquela pose de BOY no nosso encontro semanal. Surpresa minha foi o som que ouviam, o tal do sertanejo Universitario (Que nivel de universitarios?????????????).Entao disse "Se fosse eu com 45 anos, ouvindo isso podia ateh ser normal, mas voces jovens tem que ouvir eh um ROCK N ROLL. Tira isso ai galera....""" E dizem que vem ai o tal do rock universitario. Estamos mal mesmo.....

Márcio Volkmann disse...

Grande !!!! Tudo bem ?

Acabei de "descobrir" seu blog. Vou coloca-lo em meus favoritos também. Vc se acidentou então? Hoje mesmo voltei novamente na ortopedia... Fiquei 3 meses de muleta tb, rompi o tendão de aquiles, no futebol, em outubro.. Bucha pura.. rss

Meu blog: http://novablumenau.blogspot.com

Abraços.

Ahhh, eu ouvi o ultimo programa dos anos 80 de vcs na radio, tá mto, mto bom. Parabens.

Unknown disse...

Gostei muito de saber que você está na TV RIC Record e TVL.

Sobre a reforma da língua portuguesa concordo plenamente com você, deveriam se preocupar em fazer um ensino de qualidade pro povo com esse dinheiro.
Vou colocar seu blog em meus favoritos.
o meu é www.tradeblog.com.br
Desejo uma boa recuperação.