quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 22.outubro.2008

INTERNACIONAIS

BYE BYE, GALVÃO

Realmente, Galvão Bueno caiu no descrédito total na última corrida de Fórmula 1. Faltando sete voltas para acabar o GP da China, Felipe Massa estava em terceiro e Kimi Raikonnen, também da Ferrari, vinha em segundo. Alguns segundos (uma eternidade na F1) os separava. Aí a equipe mandou que Raikonnen deixasse Massa passar. Até aí tudo bem. No milionário circo da F1, os interesses estão acima da esportividade.

Fiquei atento para ouvir o que Galvão iria dizer, pois quando Rubinho teve de deixar Schumacher passar anos atrás, fez um escarcéu, ficou indignado, falou alhos e bugalhos. Agora, mudou totalmente de discurso. “Não foi na última volta como daquela vez”, foi sua desculpa. Quase rolei de tanto rir. Deveria ir pro Fantástico.


NACIONAIS

CASO ELOÁ. SURREAL

Pronto! A mídia nacional tem um outro Caso Isabela para falar durante mais de mês. Mas que o caso merece algumas considerações, isso merece. É um caso surreal. Senão, vejamos:

1. Um jovem apaixonado provoca o cárcere privado da ex-namoradinha.
2. Ela não sossega. Ao invés de tentar sobreviver, desafiava o rapaz com palavras.
3. A polícia não atira no “rapaz apaixonado” quando tem chance. Põe em risco as vítimas.
4. A amiga que também estava no cárcere é liberada, mas resolve voltar.
5. Todo mundo dá palpite na negociação e muitos falam com o rapaz por celular.
6. O cara coloca a camiseta do São Paulo na janela. Grande torcedor!

7. A ação da PM na invasão é digna de risadas. Mais desorganizada, impossível.
Para encerrar o rol de barbaridades e trapalhadas:
8. A amiga baleada e sobrevivente pede a visita de Alexandre Pato, o jogador, no hospital.
9. O pai de Eloá, a vítima que morreu baleada, é foragido da Justiça. Ex-PM, é acusado do assassinato de um delegado em seu estado natal.

Se contar, ninguém acredita.


DESPREPARO

Que a PM foi hilária em sua atuação, não há dúvidas. As cenas do capitão dizendo que não atirou por tratar-se de um “rapaz apaixonado” e da tentativa de arrombar a porta e entrar pela janela para liberar as reféns, são dignas dos Três Patetas (lembram deles?). Mas tão despreparada quanto a PM é a imprensa nacional. Tratou o caso – e ainda trata – o tempo todo como seqüestro, coisa que não aconteceu. Nem tecnicamente, nem juridicamente, nem popularmente. E continuam a chamar o cara de seqüestrador quando se sabe que foi ele quem matou Eloá. É homicida.

O 4º. PODER

Quem já viu o filme O 4º. Poder, com John Travolta e Dustin Hoffmann, viu o que a exposição à mídia fez com o pobre vigia que, meio por acaso, impôs cárcere privado a um grupo de pessoas num museu. Tudo bem, é filme.

Mas até que ponto a ampla cobertura em rede nacional do caso Eloá, dando voz, vez e fama ao perturbado rapaz que não era ouvido nem pela ex-namorada, fez com que o homicida gostasse da situação, prolongasse o cárcere e se enrolasse de tal jeito a ponto de não saber mais como voltar em sua ação? Afinal, o rapaz via suas fotos na tevê, o prédio cercado, suas conversas por celular sendo exibidas no vídeo... momentos de pura fama.

Será que a menina Naiara, que foi liberada do cárcere e voltou para dentro do apartamento colocando sua vida em risco (levou apenas um tiro no rosto), não sentiu o gostinho da fama em rede nacional enquanto estava lá dentro, a ponto de preferir mais algumas horas de exposição na mídia do que o anonimato de sua vidinha normal?

Enfim, será que a cobertura não beirou a espetacularização da desgraça em busca de audiência, mexendo com a cabeça de pessoas simples que, de uma hora para outra, viraram assunto nacional? Se assim não fosse, poderíamos ter outro desfecho deste caso?

São perguntas que não serão respondidas... mas deveriam ser feitas.

NÃO DIVULGADOS

Esta foi a melhor. No programete de notícias da RBS TV logo após o Bom Dia Brasil, uma notícia no mínimo curiosa: numa fuga da colônia penal de Palhoça, dois detentos vazaram. “Os nomes não foram divulgados”, disse o apresentador. Fogem dois e não há nomes? Não deveria ser ao contrário? Dar nomes e fotos? A quem interessa não divulgar? Como telespectador e como jornalista, custei a acreditar no que vi e ouvi.

FUTSAL

Falcão, o jogador da Malwee e da seleção, na decisão (da Copa do Mundo da categoria, contra a Espanha), arrumou outra confusão. Rimou. Mas não é novidade. O que tem de bom futebol, falta de espírito esportivo. O futsal de Blumenau sabe disso.

Ô, PORTUGA

Perguntinha: quantos milhões de reais serão gastos para as inócuas mudanças na língua portuguesa tupiniquim? Tão inócuas que os quatro tipos de porquês ainda continuarão existindo... Ah, é para nos adequarmos aos patrícios além-mar (cuja palavra deve manter o hífen, senão ficará horrível). Que lindo! Chamaremos fila de “bicha” também???


LOCAIS

OKTOBERCHUVA

Mas que sina, hein?... Chuva a Oktoberfest inteira. Pois só quando os portões da Vila Germânica fecharem no dia 26, o estafe do prefeito reeleito João Paulo Kleinübing vai começar a conversar sobre o novo governo.

NA FURB FM

Estreou no último dia 18 o programa Clube Anos 80, na Furb FM (107,1 ou furbfm.furb.br) Os comentários são ótimos. Com a boa repercussão, fica o convite: vai ao ar todos os sábados das 22h à meia noite. Mais detalhes em
www.clubeanos80.com.br.

DE QUATRO

Para quem gosta de um blog mais... picante, fica a dica:
www.dquatro.wordpress.com. As meninas que o fazem estão arrebentando.

Chega por hoje. Até a próxima!


2 comentários:

Anônimo disse...

Depois que começou esse oba-oba em torno do caso Eloá, simplesmente evitei ouvir ou falar qualquer coisa sobre isso. Objetivamente pq tua análise foi ótima Fabrício, o negócio todo beira ao surreal. É meio Salvador Dalí mesmo. E o filme 4° Poder é digno de nota neste sentido. Me lembrei de um outro filme com o Dustin Hoffman da mesma época: Mera Coincidência (http://www.terra.com.br/cinema/comedia/wagthedog.htm). Veja como a mídia cria os fatos e tira a atenção das coisas importantes do dia-a-dia. O pior é ver os bonecos desta manipulação, Naiara e os milhares que foram ao velório tirando fotos com seu celular do cadáver da Eloá só para postar em seus fotologs e no orkut. Coisa de alienado mesmo. Vão prum show do Padre Marcelo Rossi que é mais divertido...hehehe...

Agora vamos falar de coisas mais importantes: DQuatro!! Fantástico!!

Anônimo disse...

È...esse caso Eloá seria cômico se não fosse trágico.

Mas sobre o estafe de JPK começar a trabalhar eu ainda acho que além do oba-oba da Oktober ainda vem o oba-oba do Natal,o oba-oba do Ano-novo....(nada contra as festas)e aí depois quem sabe...