sábado, 6 de setembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 06.setembro.2008

LOCAIS

PESQUISA: JPK NA FRENTE

A pesquisa eleitoral Mapa/Santa, divulgada hoje, mostra os seguintes resultados:


Estimulada: João Paulo Kleinübing (DEM) 40,7%, Décio Lima (PT) 33,3%, Ivan Natz (PV) 4,2%, Dari Diehl (PSol) 0,4% e José Ouriques (PTC) 0%. JPK está 7,4% na frente de Décio. É mais que a margem de erro e mostra claro crescimento da candidatura do atual prefeito de Blumenau.



Espontânea: JPK 34,7%, DL 26,0%, IN 2,9%, DD 0,7% e JO 0%. Na primeira pesquisa, antes do Horário Eleitoral Gratuito em rádio e tevê, Kleinübing e Décio Lima revezavam a liderança. Um ganhava na estimulada, outro na espontânea, ambos dentro da margem de erro, o que se convenciona chamar de “empate técnico”. Agora a vantagem de JPK é clara. Na espontânea chega a subir para 8,7%. A margem de erro é de 3,5%.

REJEIÇÃO

Os números podem ser comemorados pela coligação de JPK. O prefeito aparece nesta segunda pesquisa como o 4º. lugar em rejeição (ou 2º. menos rejeitado), enquanto seu principal oponente é o 2º. mais rejeitado, segundo a pesquisa Mapa/Santa. Também a perspectiva de um segundo turno é favorável a JPK: 45% contra 34,5% de Lima.


Na rejeição: taí uma eleição que Latinha, o José Ouriques, ficou em primeiro.

METODOLOGIA

Foram ouvidos 805 eleitores na cidade, a mesma quantidade da primeira pesquisa encomendada pelo Jornal de Santa Catarina junto à Mapa. Sempre considero esses números pequenos, pouca gente. Mas aprendi na vida jornalística e acompanhando eleições que os números só não seriam fidedignos se a pesquisa fosse muito localizada, feita em públicos mais específicos, fato que não é comum em empresas especializadas em pesquisas eleitorais. Pulverizar o universo dos pesquisados (faixa etária, situação econômico-social, sexo, etc), garante números bem próximos da realidade das urnas.

MUDANÇAS

Os 7,4% de diferença entre João Paulo Kleinübing (DEM) e Décio Lima (PT) devem forçar uma mudança na postura do programa do candidato petista. Antes dos programas de rádio e tevê havia empate técnico. Quando isso acontece, é porque o discurso utilizado não colou, agradou menos do que o do candidato adversário. A mudança de estratégia é necessária. Mas aí vem o risco: o que fazer?

E AGORA?

Se partir para o ataque tentando mudar o quadro (pois faltam menos de 30 dias para a eleição e há pouco tempo para mudanças), pode atirar no próprio pé. Dará a chance do outro candidato se fazer de vítima e o eleitor de Blumenau não é chegado a ataques políticos. Se ficar na mesma linha, não vira o jogo.

TIRO CERTO

João Paulo Kleinübing (DEM) mostra-se menos tímido no programa de tevê do que é pessoalmente. Seus estrategistas acertaram em mostrá-lo como pessoa que fala pouco. JPK não é de fala fácil. O que poderia ser um percalço no caminho da campanha, foi transformado em uma virtude: se fala pouco, não mente, dá-se a entender. O resultado desta última pesquisa deixa sua equipe de estratégia à vontade para continuar na mesma linha. Inteligente será resistir a futuras provocações.

AMADURECENDO

Ivan Naatz (PV) parece ter acertado o rumo de seus programas eleitorais no rádio e televisão. Já tem jingle, imagens externas e apresenta, a cada programa, uma proposta de seu possível governo. Fala de maneira tranqüila e poderá melhorar sua posição numa futura pesquisa. Alcançou 4,3% nesta última.

2º. TURNO

Naatz pode levar a eleição para o segundo turno? Esta é a grande pergunta. Se fizer algo em torno de 10% dos votos, será a noiva mais querida entre outubro e novembro. Já o sonho de chegar ele próprio ao segundo turno, é bem mais difícil. Depois da eleição de Décio Lima, a zebra, em 96, nenhum dos candidatos que bipolarizam a eleição cometerá o mesmo erro de Dalírio Beber e Wilson Wan Dall. O que deixa o caminho da terceira via bem menos “freqüentado”.

NA BANGUELA

Dari Diehl, o candidato do PSol, não chama a atenção nem pelo ridículo, nem pelas propostas ou produção televisiva. É bem intencionado, mas de boa intenção... vai demarcando terreno para o seu partido, coisa que deu certo para o PT, há muito tempo atrás.

(NÃO) FALA SÉRIO!...

O candidato José Ouriques (PTC), mais conhecido como Latinha, se dá melhor quando não se leva a sério. Dia desses o discurso era “Lá tão”. Quando voltou a querer falar sério, desandou o riso do eleitorado. Quer construir estádio para o BEC, que não existe mais. Quer colocar bonde do “Iate Clube” (???) até o Frohsin... fala sério!... Ou melhor, não fala sério. Até porque, segundo a pesquisa, ninguém leva a sério.

VOTO CONSCIENTE

Para quem ainda não decidiu o voto, os programas eleitorais de rádio e tevê são uma boa oportunidade. São o verdadeiro “comício eletrônico”, já que os antigos comícios ficaram demodé. Quem realmente quiser votar consciente, é bom pesquisar, também, sobre o passado dos candidatos. Principalmente público, mas o pessoal também dá uma idéia de quem é quem.

VEREADORES

Além do "comício eletrônico", o trabalho dos candidatos a vereador soma - e muito - para a definição do eleitor indeciso por um ou por outro candidato a prefeito. E nessa barca parece que a nominata da coligação de JPK rema bem mais forte.


Na próxima Cotidiano, uma leitura também sobre as candidaturas de vereadores... Até!


4 comentários:

Anônimo disse...

eu nao sou mto de confiar em numeros de pesquisas. elas mais influenciam do que demonstram a real vontade do cidadão. e ainda por cima, os numeros podem ser traduzidos de diversas formas diferenciadas. Como vc traduziu todos os resultados como favoráreis ao JPK, um blogueiro de outro candidato pode fazer o mesmo para outro lado. Mas as analises são interessantes e sempre representam um ganho aos eleitores.

Anônimo disse...

acho que o Decio exagerou na dose, substimou a inteligencia do povo, exagerou e agora paga o preço. JPK esta na frente sim e Naatz deve crescer certamente, deve receber os votos de quem não quer nenhum nem outro, além de estar se consolidando como um bom nome para o futuro. Tomara que teu irmao (nico) tenha sorte.

Anônimo disse...

muito cedo para tecer comentários. na pesquisa do dia 17, a coisa já mudou...

Unknown disse...

As pesquisas não mostram nada além do que podemos ver na cidade. A grande coligação dos partidos que apoiam o atual prefeito João Paulo Kleibubing (DEM) faz diferença em todos aspectos, seja em número de eleitores partidários e também em número de candidatos a vereador, como concordo com o comentário acima que cita esse uma grande vantagem do candidato.
A respeito do Décio Lima (PT) tenho a visão de que seus votos serão de eleitores que estão marcados pelo nome do candidato, pois 4 anos atrás o mesmo estava apoiando Edson Adriano (PT), que disputava o mesmo cargo, e sua votação acabou por ser menor do que o esperado, afinal era do partido que estava no poder.
Os programas de Ivan Naatz (PV) já parecem mais "comerciais" em relação aos antigos e também ao dos outros dois candidatos, Dari D. (PSol) e José Ouriques (PTC). Como o próprio candidato já esclareceu nas últimas eleições a prefeito de Blumenau em 2004, o objetivo de Ivan Naatz (PV) é aumentar gradativamente a aceitação do Partido Verde na cidade de Blumenau, tendo conquistado 4 anos atrás cerca de 5% dos votos para prefeito.
O objetivo de Naatz deve ser o mesmo agora, mas com uma responsabilidade maior. Como nosso amigo classificou acima Naatz como "a noiva mais querida entre outubro e novembro", concordo plenamente. Sendo ele levando em torno de 8% a 10% dos votos no 1º turno, o suposto candidato que ele apoiar no indeciso 2º turno ganhará muito com isso. Talvez ali saia uma grande virada.
Sobre os outros dois não tenho muito o que dizer. Dari D.(PSol) vem publicando um partido que acaba de ser formado, e trás Heloísa Helena (PSol) como "garota propaganda" de suas propagandas na TV. Creio que a iniciativa é boa mas o caminho ainda é longo.
E quando o assunto se refere ao glorioso José Ouriques (PTC), a conversa acaba por sair da mesmisse. O discurso de candidato eleito do popular Latinha, desde o início me parece que perturba o eleitorado. Talvez a queda de 0,1% para 0% nas pesquisas de intenção de voto e o alto índice de rejeição podem demonstrar isso.
Creio que deveríamos ter mais algum candidato a prefeito, podemos contar com apenas 2 em potencial. Isso se deve às coligações, com destaque à "tríplice alinaça" que desde algum tempo atrás está na moda.
POr enquanto é isso, quem sabe no futuro venho comentar algo sobre os candidatos a vereadores assim que nosso amigo publicar algo sobre o assunto.
Tenho interesse em saber se alguma pesquisa referente aos candidatos a vereadores foi publicada, por enquanto não achei nada. Se alguém souber, favor me avise.

Obrigado a todos.

silva.aurelio.silva@gmail.com