terça-feira, 2 de setembro de 2008

Cotidiano - Blumenau, 02.setembro.2008

LOCAIS

ESQUENTANDO

A campanha eleitoral começou a esquentar. Depois de 15 dias de programas na tevê e no rádio, já acontecem os primeiros cutucões de lado a lado, entre os dois principais candidatos a prefeito de Blumenau. A divulgação da próxima pesquisa feita junto ao eleitorado mostrará quem acertou melhor o discurso que o público quer ouvir. Será a primeira pesquisa depois do início do Horário Eleitoral Gratuito. Na anterior, feita antes da exposição oficial na mídia, havia empate técnico.

ESTRATÉGIA

O resultado apertado daquela primeira pesquisa empresta mais importância a esta nova consulta popular. Não só apontará qual discurso está agradando mais, mas também poderá mudar a estratégia do candidato que ficar atrás. O que não é bom, pois nenhum dos candidatos quer sair batendo primeiro. Pode causar ainda mais estragos na própria campanha.

CONSCIÊNCIA

Aliás, a figura do sr. Consciência, colocada pela campanha de Décio Lima, causa rejeição do público. Barba, fundo preto, roupa preta, voz soturna, parece o capeta. Estrategicamente, penso que foi um mau negócio.

TEM DE TUDO

Não é Loja Millium, mas na campanha de vereador tem de tudo. Candidato do PSol com texto rimadinho (se não for vereador, pode tentar a carreira de poeta), do PDT que vai “de encontro” aos interesses da comunidade (será um choque e tanto), do PP que usa a trilha musical do ex-senador falecido Evilásio Vieira, o Lazinho (criatividade zero), e até candidato que quer “separar da política a educação, saúde e segurança” e trazer para a região a Copa de 2014. É muita abobrinha pra pouca panela.

APELIDOS

Os apelidos, então, são dos mais criativos e inusitados: tem Tutu, Seco, Sapo da Celesc, Bafo, Soró, Pão de Mel e Gibi. Já dá um time de soccer. Dos mais engraçados. Fora outros apelidos mais ‘light’.


Esta coluna foi tão curta quanto os 30 segundos dos candidatos a vereador. Até a próxima postagem...

Um comentário:

Anônimo disse...

falou pouco mas se posicionou. É isso que vale