quarta-feira, 2 de julho de 2008

Lei Seca ou CPMF travestida?

Tudo bem. É simplificar demais a coisa. Mas o Governo Federal está adorando o apoio da mídia (veículos de comunicação) aos decretos que compõem a denominada Lei Seca e que poderia ter muitos outros nomes semelhantes... Lei Burra, Lei da Hipocrisia, etc.

Há os que vão dizer que a Lei Seca só pune os que bebem e depois dirigem, que multa não é imposto, e outras desculpas assim. Mas que a multa (pesada) de quase R$ 1 mil para quem for pego dirigindo depois de ingerir um mísero copo de cerveja ou uma taça de vinho, é um ótimo remendo nos cofres públicos federais contra o fim da CPMF, isso é.

Os governantes sabem que é muito difícil que o brasileiro mude sua cultura de uma hora para outra e que é impossível ir a um restaurante, por exemplo, e comer massas sem uma boa taça de vinho. Que é praticamente impossível uma pessoa adulta combinar pizza com guaraná. Que um encontro num barzinho não precisa servir para encher a cara, mas que dois ou três copos são quase indispensáveis. Então, o que fazem? Inventam uma tolerância zero para arrecadar recursos financeiros em cima da população. Com a conivência da mídia e de um monte de gente que forma a chamada opinião pública (geralmente formada por uma grande maioria de pessoas que não têm opinião própria).

Aí sim, dá para dizer que se aproveitando de pessoas normais que tentam ter um pouco de lazer (não apenas dos bêbados que provocam acidentes de trânsito) o Governo Federal quer compensar a extinção da CPMF e a não aprovação - ainda -da CSS com a nova lei. Quer faturar em cima dos trouxas que acreditam que viver não é simplesmente ir do trabalho para casa e esperar o trabalho do dia seguinte.

Pois se quisesse dar jeito na questão dos bêbados no trânsito, bastaria fiscalizar efetivamente a lei que já existia. Poderia até aumentar o valor da multa, como fizeram, caso o cidadão viesse a exceder os 0,6 decigramas de álcool por litro de sangue. Isso equivale a três copos de cerveja e nunca vi alguém com três copos de cerveja "na cabeça" matar ninguém no trânsito. Porém, baixar este coeficiente para 0,2 é chegar à tolerância zero. Ou à burrice zero.

Alguém acredita em sã consciência que alguém que bebe dois copos de cerveja (o dobro do permitido pela nova lei), não causa nenhum acidente, nenhum prejuízo a quem quer que seja deva ser tratado como criminoso? Preso, levado à delegacia... Os governantes endoidaram e a mídia com eles. Alguém concorda que o cidadão que saiu com a família, foi ao restaurante, tomou uma ou duas taças de vinho para acompanhar o prato escolhido deva ter seu veículo retido e a carteira presa por um ano?

HIPÓCRITAS !!! Aqueles que nos roubam em Brasília e pousam de defensores da vida ao morder o bolso de quem é cidadão normal, com seus direitos e deveres, chamando a todos de bêbados.

HIPÓCRITAS !!! Aqueles que apóiam esta imbecilidade imaginando que o Brasil vai mudar com a nova lei, menosprezando o direito das pessoas de se divertirem com consciência e igualando-se aos que nos roubam em Brasília colocando todos na vala comum do alcoolismo.

O Governo Federal nunca quis fiscalizar seriamente a (boa) lei que já existia; agora arrumou uma forma de tirar dinheiro do contribuinte com os aplausos de uma platéia inata, sem opinião própria ou senso de realidade. Arrumou válvula de escape para o que perdeu com a CPMF com um bando de ignorantes batendo palmas ao léu.

Os caminhoneiros continuam tomando seus "rebites" nas estradas, Brasil afora, para manterem-se semi-acordados ao volante. Como não é alcoólico, que se explodam! Os governantes não estão nem aí para eles. Nem para suas vidas. Nem para os acidentes fatais que podem causar.

A última pergunta: alguém acredita que isso vai funcionar? Depois de duas ou três semanas de blitze intensa, como os poucos policiais, com poucos bafômetros disponíveis, vão dar conta de segurar essa pressão? A lei veio para encher as "burras" do governo e esvaziar a dos comerciantes da área alimentícia e de lazer. E ninguém tem coragem para ir para a mídia contestar, porque a mídia adotou este besteirol em sua agenda.


Hipócritas!

4 comentários:

mWolff disse...

Oi, Nô;

Ouço algumas pessoas falando que brasileiro não é civilizado, que joga lixo na rua, que na Europa sim as pessoas são cidadãs, etc. Mas uma coisa que acontece lá e não cá são leis severas e intolerantes, como esta lei seca. Então ela pode ser uma arbitrariedade que por fim trará mais consciência para nós brasileiros...

Quanto ao mísero copo de cerveja, lembra que o pai já foi atropelado por um bebum ao volante; se algumas pessoas começam a beber não sabem a medida de parar, e fazem bobagem. Então a intolerância se faz necessária. E para os apreciadores de vinho ou cerveja acho que será bom também; as pessoas poderão convidar os amigos para beber em casa, e caso seja para festar mesmo, levar no bolso o número do taxi ou se organizar previamente com caroneiros sóbrios.

É autoritário, mas pode ser positivo com o tempo. O que se tem de abrir mão não é tão importante assim...

Pelo menos assim o penso. : )

Thiago Floriano disse...

A lei não é boa, mas a intensificação da fiscalização sim. Depois vão justificar que a lei surtiu efeito, mas se a lei antiga fosse fiscalizada surtiria efeito também. De qualquer forma, penso que acreditar em uma lei de trânsito como um novo imposto é praticamente acreditar em uma teoria da conspiração. Tô fora. Abraço!

Thiago Duwe disse...

Também faço coro com os outros comentaristas. Não é novo imposto, é só o Estado tentando estar presente. O problema é que o brasileiro não está acostumado com isso, mas sim com seu compadrio, com seu feudo de interesses. Não que seja teu caso Fabrício, mas creio que o foco é desenvolver a idéia do bom senso mesmo...dos dois lados, tanto polícia, como cidadão.

Thiago Duwe.

Anônimo disse...

Não é 0.2 e sim "zero". Impraticável, o INMETRO testou 400 bafômetros e aconselhou uma tolerância de 0.1 devido a taxa de erro. No entanto não há regulamentação. Vai ser uma festa quando o cara mesmo sem ter bebido nada levar R955,00 reais de multa e perder a carteira por um ano.
Que argumento os que apoiam a lei vão colocar para o policial. Estamos no Brasil, esta lei é absurda e mais uma vez o nosso omisso estado arma palhaçada.