terça-feira, 3 de junho de 2008

Cotidiano - Blumenau, 03.junho.2008

INTERNACIONAIS

CHINA

Quatro milhões de crianças órfãs. Este é o saldo mais trágico e triste do terremoto na China. Tanto que o governo chinês mudou sua política de controle familiar. Resta saber quem adotará tantos pequenos órfãos...

É NOSSA

O presidente Lula mostrou firmeza, na Itália, quando o assunto era a Amazônia: é nossa. Aqui ninguém mete a mão, nem dá pitaco. Estou com ele nessa. Então só falta o governo endurecer o jogo naquela área, para que continuemos a ter Amazônia no futuro.


NACIONAIS

POLÍCIA, A DÚVIDA

A atitude da Polícia Militar recifense no jogo Náutico versus Botafogo chamou a atenção e causou indignação na imprensa esportiva carioca, o que espalha-se pelo país. Não é novidade. Ano passado, a mesma PM prendeu o técnico Lori Sandri. Em 2005, quando do jogo contra o Grêmio, Náutico e a PM de lá fizeram os maiores absurdos já vistos na história do futebol. São daqueles que vestem a farda e acham que mandam no mundo. Serão policiais mesmo ou bandidos com salvo conduto?

POLÍCIA, A CERTEZA

Já no Rio de Janeiro, a história da milícia que tortura jornalistas mostra que a situação está fora de controle. Nos guetos dominados pelas milícias, que têm policiais e ex-policiais em seus quadros, não há lei, nem mesmo democracia. Não se pode fazer reportagem, divulgar os fatos. Tal qual no tempo da ditadura militar, tentam calar à base de tortura. São bandidos, com certeza.

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

Depois de cinco anos (isso mesmo: 5 anos) de tramitação no Congresso Nacional, foi sancionada ontem, pelo presidente da República em exercício José Alencar a lei que torna obrigatório o ensino das disciplinas de Filosofia e Sociologia nas escolas de ensino médio das redes pública e privada. Demorou! Quem sabe assim, além de todo o conteúdo, muitas vezes de utilização futura bem duvidosa, a escola consiga ensinar a galera a pensar também. É isso que faz a diferença no mundo real.

MAIS LEVE

Para quem gosta de viajar pela Internet e se amarra em curtir sites originais, fica a dica:
www.danilogentilli.com. O site do humorista stand up paulistano é muito legal. Diferente mesmo.


LOCAIS

EMBRÓLIO JORNALÍSTICO

Danilo Gomes e Nei Silva, nomes bastante conhecidos em Blumenau, e que de uns tempos para cá andam pela capital Floripa, estão envolvidos em investigação policial por extorsão contra o Governo do Estado. Mas será que chegamos a este ponto?

ASFALTO

Sempre me perguntei porque as administrações públicas de Blumenau não asfaltavam ruas de pequena extensão mas que são ligações importantes entre corredores de serviço ou mesmo bairros. Agora aconteceu: rua Paraíba, entre a Sete e a São Paulo; rua Dona Emma, que liga a Benjamim Constant à Stanislaw Schaette e rua Antônio Haffner, ligação entre a Stanislaw Schaette e rua Gustavo Budag, que desemboca na João Pessoa, foram providenciais para os atalhos que o trânsito conturbado da hora de rush nos impõe.

NADA DE NOVO

Então não é notícia, diria um amigo meu... mas foi: o PMDB de Blumenau confirmou presença na aliança com João Paulo Kleinübing (D25) à reeleição - o que todo mundo já sabia, afinal o governador assim determinara. Plantado como possível vice, o vereador Rufinus Seibt anda animado. Mas quem vem correndo por fora – e aposto em seu nome pelo peso que tem nas internas do partido – é o secretário regional Paulo França. Deve ficar com a vaga.

BLUMENAU E A CSS

Quem diria, hein?!? Estão ressuscitando a CPMF depois de tanta confusão para extingui-la. Vem com nome novo e tudo. E nossos deputados federais, como votarão? João Pizzolatti (PP) diz que vota a favor, Décio Lima (PT) não abre o voto, mas defende o novo imposto. Ambos votaram a favor da manutenção da CPMF, na época. Cada um tem seus argumentos e isso não se discute. Estranho apenas que o eleitor que neles votou nunca seja consultado para votações importantes como essas. Nem por eles, nem por ninguém.


2 comentários:

Anônimo disse...

sou um fanático pelo Danilo e pela Stand Up Comedy como um todo. Acho que já vi todos os videos que estão no Youtube, tá louco!
até já preparei o meu próprio material, hehehee.

Unknown disse...

Só quero fazer uma correção em relação ao Autor do Livro BASTIDORES CÔMICOS DA POLÍCIA: ele não é Policial Militar e sim Policial Civil