domingo, 18 de maio de 2008

Cotidiano - Blumenau, 18.maio.2008

Minhas desculpas ao pessoal que visita constantemente o blog e sentiu falta de novas postagens na semana que passou. É que o período foi punk, não deu tempo mesmo... mas a partir desta, tudo volta ao normal.


NACIONAIS

LIVRES

Estamos livres do "Caso Isabela". Quem sabe agora possamos debater sobre cartões corporativos, inflação, eleições municipais, reforma tributária e outros tantos assuntos que fazem parte do dia a dia do país e do seu povo - mas que foram esquecidos pela mídia nesse tempo todo em que a briga pela audiência fez com que nos enchessem de informações (a grande maioria delas inúteis) sobre o referido caso.

DA BAHIA

Zélia Gattaes escreveu sua última página e resolveu se juntar, de novo, a Jorge Amado. Estive este ano em Ilheús e pude ver de perto a importância do casal para a cultura, o turismo e para o charme daquela cidade litorânea. Como de resto, para a literatura brasileira. Que vá em paz.

MEIO AMBIENTE

Deu pra bola de Marina Silva, nossa ilibada ministra do Meio Ambiente. Depois de cinco anos, pediu a conta. Ser governo já não é fácil; trabalhar com seriedade na área do meio ambiente, é mais difícil ainda. Chega uma hora que jogar a toalha é a saída mais digna. O novo ministro, Cesar Ming, dá boa idéia no olho do furacão: colocar o Exército para cuidar da Amazônia. Como defendê-la contraria vários interesses econômicos, inclusive de empresas internacionais que se aproveitam da exploração, a idéia é inconstitucional. Vai ver como é difícil ser sério neste país.

FAUSTÃO E LULA

Uma troca de "carícias" muito interessante. Ao cumprimentar o apresentador Faustão pelo milésimo programa chato de seu Domingão, o presidente Lula disse que quando todos acreditavam, no início da carreira, que Fausto Silva seria "apenas um radialista"... menosprezou os radialistas de todo o Brasil. Já Faustão disse que a homenagem que recebia era importante por Lula ter falado como um telespectador normal. Parece que o cargo de presidente da República já não é mais aquilo tudo...


LOCAIS

POR CIMA

Enquanto o PMDB de Blumenau conversava com o PT garantindo que as decisões aconteceriam por aqui, o governador Luiz Henrique reunia-se com o prefeito João Paulo e acertava, por cima, a tríplice aliança (PSDB também) para as próximas eleições em Blumenau. Com a força política (e administrativa) do cargo, LHS manda. E ponto final.

O VICE

As especulações sobre quem será o vice de JPK já começaram... porém, faltam nomes de peso. Rufinus Seibt e José Gaspar Clereci, os únicos dois vereadores do PMDB, são citados. E as opções param por aí. É de se estranhar que Paulo França, o secretário regional, não apareça nas especulações. Nome de peso do partido, de verdade, Renato Vianna dificilmente aceitaria a vice. Mas seria uma chapa para fazer correr os adversários.

E O PP?

Apesar da preferência de JPK e o D25 por Édson Brunsfeld (PP), abrir mão do parceiro atual vice-prefeito, talvez tenha sido a única maneira de evitar que o PMDB juntasse os trapos com o PT. E de receber os recursos financeiros para obras já conveniadas com o Governo do Estado de forma mais rápida e certeira. O PP vai deixar barato? Ou o deputado Pizolatti, aliado do PT federal, leva o partido para o lado de lá?

QUE INAUGURAÇÃO!

A reinauguração do ginásio Galegão dará o que falar na semana. Foi quase tudo perfeito em termos de organização, exceto pelas informações desencontradas de algumas pessoas que trabalhavam no local, naquele dia. A reserva de um espaço do setor 3 que, a princípio, estaria liberado para o público, causou vai-e-vem desnecessário do público e irritação de alguns.

APRESENTAÇÕES

Tirando isso, a festa estava realmente bonita. A apresentação de crianças que, com fitas, fizeram evoluções até formar a bandeira de Blumenau e, depois, a apresentação (fantástica!) do grupo Tron, de Pelotas-RS, emocionou a todos. Uma inauguração de qualidade, digna da marca Blumenau.

GRAN FINALE

No que era para ser um "gran finale", mais uma pisada de bola. Mas desta vez a organização não teve culpa. Foi o time de futsal da Malwee que mostrou não ter preparação para grandes momentos. Não é à toa que, por mais que joguem futebol, não conseguem ganhar o campeonato mundial. Falta personalidade, caráter.

MAL - WEE

Com tudo o que joga, Falcão deu show para o público com a bola. Mas mostrou ter problemas ao encarar o número 9 do time da Hering. Depois de falar umas bobagens, tentou humilhar o menino aplicando dribles (daqueles desconcertantes que o atleta Falcão sabe fazer). Quando o número 9 da Malwee começou a sambar em sua frente para driblá-lo, um imbecil de número 21 da Malwee (se soubesse o seu nome não escreveria aqui, para não manchar meu blog) levantou o rapaz com uma falta desleal. Coisa de moleque. Foi expulso. Merecia apanhar do público.

MAL VISTA

Além deste, outro desequilibrado é o número 14, tal de William, da Malwee. Reserva, quando entrava tentava só arrumar confusão. Mas é este o time brilhante? É este o time que dá show? O público não queria só o show de bola, queria show de atletas honrados. O que não se viu. Particulamente acho que a marca Malwee tem tudo para ficar mais mal vista com este pessoal do que ao contrário. E não adianta investir milhares no marketing esportivo desta forma, se em cada cidade que os caras vão deixam uma marca negativa. Dinheiro jogado fora.

EXAGEROU NA DOSE

O PT, que é muito bom no marketing político nos morros e periferia, errou ao tentar aproveitar politicamente o ato. Duas faixas na frente do ginásio, seguradas por duplas, agradeciam a Lula (nominalmente) pelo ginásio recuperado. No momento dos discursos, a senadora Ideli Salvatti, que falaria em nome do Governo Federal, exagerou ao ressaltar o nome do presidente de forma politiqueira. Tomou uma vaia tão sonora, que constrangeu a todos. Não se conseguiu ouvi-la nos próximos minutos até o final do discurso. Poderia ter ido embora sem essa.

FALTOU SENSIBILIDADE

Todos sabem que na obra tem dinheiro federal, estadual e municipal. Então não havia porque fazer menção política tão direta. Se a senadora ressaltasse a participação importante do Governo Federal na obra, teria feito seu comercial e passado incólume. Pisou fundo na chuva, derrapou e deu com a cara no muro. Sensibilidade, prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém...

Um comentário:

Thiago Duwe disse...

Bah, perdí dois eventos importantes nesse final de semana: vídeorock e o galegão. Tenho certeza que foram ótimos.

E Fabrício, pq um jornalista do quilate do Moacir Pereira não faz a mesma afirmação que tu? Todo mundo sabe que LHS manda e o PMDB obedece. Se o Renato Vianna ainda tivesse voto, até poderia contestar. Mas, o Badesc tá bom né. E para o França é melhor ainda ser Secretário Regional.
Quanto as vaias no Galegão, fica uma pergunta: será que os mesmos que vaiaram a senadora são eleitores do Décio??

Thiago Duwe.