domingo, 4 de maio de 2008

Cotidiano - Blumenau, 04.maio.2008

NACIONAIS


A IMPRENSA E ISABELLA


Finalmente, passado mais de um mês do início, aos poucos este caso policial está saindo das manchetes televisivas. Além do crime em si, que deixa claro que nossa sociedade está com graves problemas psicossociais, o caso mostrou também um rastro de anti-profissionalismo na imprensa brasileira – especialmente na tevê. Programas respeitados como Fantástico mostraram sua busca por audiência a qualquer preço; profissionais como Brito Jr. (Dia a Dia, da Record), dobraram-se à falácia da polêmica barata; enfim, o jornalismo televisivo mostrou sua cara atual, ao noticiar “ao vivo”, com pompas de grande furo de reportagem, até mesmo a saída de casa da mãe da Isabella para ir trabalhar.


Deu pra bola! Definitivamente.


FINAL DE... CARREIRA


Mas que coisa esta do Ronaldo Fenômeno, não?... No auge da carreira, quer dizer, da profissão, era fotografado com as mais belas modelos da Europa. Agora, no final da carreira, vai com travestis para o motel. Sem discriminação. Cada um na sua. Mas dizer que confundiu aqueles barangas com mulheres, dá um tempo, Ronaldo. Tás é doido.


COMBUSTÃO


O preço do petróleo subiu lá fora como nunca d'antes visto. O Brasil, que há pouco tempo anunciou entusiasticamente que se tornou auto-suficiente no preto líquido viscoso, continua aumentando o preço dos combustíveis quando isso acontece. Mas se o preço do barril diminuir, os combustíveis não vão baixar, podes crer.


ELEIÇÃO


O governo Lula foi camarada com a galera que usa veículos à gasolina (grande maioria dos eleitores). Deu desconto de impostos e o aumento da refinaria não chegará às bombas. Espera-se que não seja só por causa do ano eleitoral, com reflexos logo depois. Já o aumento do diesel, só afeta ônibus e caminhões... ou seja, o transporte de tudo o que trafega no país. Só haverá aumento em todos os produtos que compramos, além do transporte público. Coisinha de nada.



LOCAIS


AMBIENSÁRIO


Nesta segunda, 05, a Acaprena (Associação Catarinense de Preservação da Natureza) está de aniversário. São 35 anos, ou seja, a segunda do Brasil a se preocupar com o meio ambiente, muito antes do assunto virar moda. Se a Acaprena nasceu porque somos abundantes em natureza, ou se ainda temos uma natureza privilegiada em Blumenau e região porque a Acaprena nasceu, é igual a história do ovo e da galinha. O importante é que existe e está de parabéns pelo seu importante trabalho.


COM RAZÃO


Os políticos, incluindo aí pré-candidatos à prefeitura de Blumenau, tem razão em não concordar com o projeto que tramita em nível federal que pretende não permitir a candidatura de quem esteja sendo processado na Justiça. Condenado é uma coisa, processado é outra. Qualquer um pode processar quem bem entender, mesmo sem razão. Quem definirá é o julgamento do processo.


NOME DIFÍCIL


Dari Diehl foi definido como pré-candidato a prefeito do Psol. Já foi na última e, pelo jeito, os eleitores não lembraram muito de seu nome. Agora arrumou um vice com nome muito mais difícil:Hartmut Kraft, um metalúrgico (virou moda...) ligado à Uniblam (entidade que congrega as associações de moradores da cidade). Empreitada difícil. Aceita apenas para ir “plantando”o nome do partido nanico.


RETORNOS E NOVIDADES


Mas a eleição a vereador também chama a atenção. Alguns nomes bem conhecidos do público estão de volta. Deusdith de Souza é um deles. Vem pelo PP e deve disputar principalmente com Célio Dias e José Marçal, dentro do partido. São muitos e muitos nomes. O D25 ataca com alguns nomes jovens e com densidade como Marcelo Schrubbe, Fábio Fiedler e até o novato Nico Wolff, diretor de cultura do município e DJ do Clube Anos 80. O PSDB traz como um de seus principais quadros o jovem advogado Napoleão Bernardes, de bela passagem pela Câmara em 30 dias como suplente, e pela terceira vez candidato a vererador.


Mas são tantos nomes, alguns com real chance na disputa, que só em alguns “cotidianos” vamos conseguir destrinchar o quadro.


Por hoje, deu. Até a próxima...


2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, para a câmara blumenauense o cenário está favorável para os jovens políticos nessa eleção. O povo parece estar cansando dos grandes figurões. Querem carne fresca, gente nova e com novas idéias.

Thiago Floriano disse...

É verdade. Tornar inelegíveis aqueles que respondem a processos seria uma afronta à própria democracia. Qualquer um pode processar alguém por qualquer coisa quando quiser. Mas outra coisa é certa. É preciso verificar os antecedentes dos candidatos. Alguém condenado por qualquer tipo de crime não pode ser representante do povo.