domingo, 27 de abril de 2008

Cotidiano - Blumenau, 27.abril.2008

NACIONAIS


MILAGRES EXISTEM


Impressão minha ou Congresso e Governo estão tão comportados que não aconteceu mais nada de errado depois dos cartões corporativos? Será que desistiram de denunciar porque nada se apura ou o Caso Isabella tomou conta da mídia de tal forma que nada mais se enxerga?


TALVEZ NÃO


Quem precisava de um milagre era o padre dos balões de gás. Subiu com tempo ruim, não sabia ler o GPS e contava com o apoio de fé de oráculos misteriosos. Pelo menos é o que se deduz depois que um padre de Penha foi para a tevê dizer que uma pessoa, em oração, via o padre vivo e pedindo ajuda... quatro dias depois do desaparecimento, quando até os órgãos oficiais já davam as buscas por encerradas.



LOCAIS


MAIS SAÚDE


A PM já colocou policiais de bike nas ruas. Cena, no mínimo, interessante de ser observada. E uma chance para os gordinhos ou com colesterol acima dos limites, de entrarem em forma.


FRUSTRADO


Diretor de Cultura da Prefeitura de Blumenau viu frustrada sua intenção de abrir espaço para as bandas locais no 8o. FUCCA. A idéia de que bandas locais mais experientes que não participarão do concurso pudessem abrir os shows nacionais, tal como acontecia no SKOL ROCK, não foi levada em conta pela organização do festival universitário. Ruim para as bandas daqui.


BEEEEM MÉDIO


Pitty, Marcelo D2 e CPM 22... sem dúvida os shows deste FUCCA, que acontece no segundo final de semana de maio, agradarão apenas o público universitário bem jovem. Ou, quem sabe, os futuros universitários, hoje adolescentes no ensino médio...


FEDERALIZAÇÃO


No limiar de mais um aniversário da Furb, comemorado em 02 de maio, o Comitê Pró-Federalização volta à carga, inclusive com anúncios na mídia. Se na própria Universidade há restrições ao projeto, principalmente por parte de funcionários que poderiam perder benefícios, fora da Furb não há dúvidas de que a região merece e precisa de vagas gratuitas no ensino superior.


CRECHES


Deu no jornal: déficit de creches caiu 60% em Blumenau. Era um dos compromissos do prefeito e um dos calcanhares de Aquiles do município. Mas há de se abrir o olho para o outro calcanhar: a saúde, que foi forte colaboradora na derrota do candidato do PT na última eleição.


JÁ COMEÇOU


D25 (ex-DEM, ex-PFL) entrou com representação junto ao Ministério Público Federal contra Décio Lima. Quer saber com que dinheiro Décio fez um livreto propagandeando seus feitos em Brasília. Décio garante que foi com recursos do próprio bolso. Fica a certeza de que a campanha eleitoral já começou.


ENXURRADA


Blumenau viverá uma situação peculiar, já que será a primeira eleição em dois turnos para a prefeitura. Deve aumentar consideravelmente o número de candidaturas próprias (logo, de candidatos a prefeito) na cidade este ano. Cinco já anunciaram que concorrerão: o atual prefeito João Paulo (D25), Décio Lima (PT), Ivan Naatz (PV), Marcelo Greuel (PSB) e Dari Diehl (PSOL). Renato Vianna (PMDB) diz que vai concorrer, mas poucos acreditam. O PMDB quer mesmo a vice de JPK. PDT e PSDB até falam em candidatura própria, mas estão muito mais inclinados a coligações que lhes garantam espaços no próximo governo municipal.


BOM, MAS NÃO NOVO


O vereador Isaltino Pedron (PT) apresentou projeto de lei que visa permitir que a sociedade organizada, ou mesmo os cidadãos comuns, possam apresentar anteprojeto de lei à Câmara. Muito interessante. A Constituição Federal prevê a mesma coisa em nível nacional, desde 88, mas parece que a sociedade não é tão organizada assim...


DOS HOTÉIS


Muito se tem dito dos hotéis de Blumenau, mas as ações do atual presidente Emil Chartouni ficam livres de críticas. Agora fechou parceria com a CDL e cheques sem fundo, por exemplo, serão automaticamente descobertos, diminuindo o prejuízo dos hoteleiros.



Até a próxima!


3 comentários:

Thiago Duwe disse...

Pô, essa do FUCCA eu não sabia. Até parecia estar bem organizado mas não permitir as bandas locais é uma falta de bom senso. No mínimo. E concordo que essas bandinhas teen-pop...parece que o DCE perdeu a noção de que o próprio Festival tem o intuito de valorizar moedas locais. Por que não extender isso para bandas de não-acadêmicos? Afinal, a FURB é uma universidade comunitária.

De qualquer forma, a Diretoria de Cultura da FCB continua de parabéns. Ontem estive no Circo Acústico e superou minhas expectativas.

Abraço.
Thiago Duwe.

Anônimo disse...

Estou esperando para ver as enxurradas eleitorais desse ano. Algo me diz que 2008 vai ficar na história da política blumenauense. Para o bem ou para o mal.

Anônimo disse...

FUCCA - quando se falava em Festival Universitário da Canção esperavamos que fosse para revelar novos talentos, membros da universidade. Mas, agora, o FUCCA transformou-se numa festa com bandas prontas, famosas, revelar taletos ... para que precisamos dele se não é para revelar pessoas do meio ???

abraços

Ivan Naatz