quarta-feira, 15 de junho de 2016

VIVO É MORTE PARA O CLIENTE

Ligações insistentes todos os dias, inclusive aos sábados: assédio moral.

Às vezes me pego pensando na teoria (e prática) da relação comercial. Toda empresa que vende um produto ou serviço, deveria ter um atendimento de excelência. Deveria ter, também, um pós venda eficiente. Afinal, fidelizar o cliente é a melhor estratégia para continuar vendendo. Porém, o que vemos na prática, na grande maioria dos estabelecimentos, é o contrário. Mesmo em tempos de crise econômica, onde o relacionamento e o conceito valem mais do que próprio produto/serviço, pois são eles que conquistam o cliente e catapultam o negócio, muitas empresas fazem exatamente o contrário.

Impressiona, no entanto, quando a empresa que comete as barbaridades é uma multinacional. Grandes empresas deveriam ter todo o conhecimento teórico e recursos suficientes para investir no bem estar do cliente. Não é isso, por exemplo, que a operadora de telefonia celular Vivo faz. Não bastasse a total inconveniência do telemarketing que liga várias vezes para oferecer a mesma coisa demonstrando total desorganização de seu sistema, agora a operadora deu para autorizar uma empresa de cobrança efetuar ligações gravadas para os clientes. Mas o que é incrível: as ligações vão também para clientes que nada devem à operadora.

Conforme mostra a imagem acima, as ligações são insistentes, várias a cada dia, inclusive (mas não só) nos horários mais impróprios como almoço e tarde da noite. No caso específico, o cliente, preocupado, ligou para a Vivo e... recebeu a informação (que já sabia) que não tem qualquer débito com a operadora. Quem atendeu na “Central Vivo” (8486) ainda informou que isto está acontecendo recorrentemente com bons clientes, que mantém suas contas em dia. Diante da informação que comprova a lambança e desrespeito da Vivo com seus clientes, era de se esperar que as ligações cessassem, certo?  Que nada... continuam a chegar e a importunar bons clientes, que estão ficando de saco cheio de serem clientes.

A visão que se passa a ter da operadora Vivo com este tipo de caso: é uma empresa bagunçada, que não tem o mínimo controle das contas daqueles que sustentam o negócio (os clientes que pagam suas contas), e que não possuem o mínimo respeito por eles. Diante do fato, acredito que cabem ações judiciais por assédio moral, visto que os clientes são ininterruptamente importunados e pressionados sem qualquer razão legal. Se todo mundo que é importunado pelo abuso de desorganização deste tipo de empresa fizessem com que tivessem prejuízo financeiro, quem sabe as coisas não mudariam?... Até porque se dependermos da Anatel para agir e coibir este tipo de prática, estamos, nós clientes, ferrados.

Quem sabe faz a hora não espera acontecer, já dizia a música de Geraldo Vandré. Se o consumidor não agir de verdade, de pouco adiantará ficar reclamando aos quatro ventos. É preciso se fazer respeitar, exercer a cidadania. Ou ser explorado para sempre por empresas que oferecem um serviço relaxado, sustentam-se com os milhões arrecadados de um povo complacente e despreparado.


FRIO DE OUTONO

Esses últimos dias mais frios de outono mostram que o inverno voltou. Depois de uns dois anos de trégua aqui na região, os comerciantes voltam a vender produtos para aquecer mãos, corpos, casas... Para quem gosta do frio, como eu, tudo bem. Mas para quem sofre com doenças respiratórias mais facilmente, ou mesmo não tem como se proteger do frio mais intenso, é um problema.


SEM CORAÇÃO

Aliás, a notícia de que um cãozinho morreu de frio em Benedito Novo porque seu dono não quis colocá-lo para dentro de casa, deixando-o no relento na madrugada, surpreende pela falta de humanidade. Dizem que até uma ONG tentou intervir, mas o dono sem coração não permitiu. Espero que seja uma informação fora do contexto, mal explicada, sei lá. Mas a gente ouve e vê tanta coisa...

Tem gente que não deveria jamais ter um animal de estimação. Quanto mais um filho.


FORA DA CURVA

A violência do assassinato de 50 pessoas em uma boate nos EUA demonstra a insanidade de alguns. A mesma insanidade, guardadas as proporções, de bandidos da torcida organizada Macha Azul, do Avaí, que invadiram uma casa, agrediram pessoas e quebraram pertences, só porque tinha gente com a camisa do rival Figueirense na residência. Em Joinville, possíveis “neonazistas” agrediram integrantes de uma banda de punk rock em um bar.

A intolerância crescente de nossos dias exige ação mais enérgica das autoridades.  


A QUEDA

Ok, a participação da seleção na Copa América foi um fiasco e Dunga caiu. Mas... e daí?  A incompetência e vitaliciedade dos dirigentes permanece. Enquanto não houver mudança de verdade, com profissionalização da direção do futebol em seus cargos mais altos, continuaremos neste troca-troca de técnicos que pouco resolve.


MOTORISTAS DE BLUMENAU

Dia desses, dirigindo-me ao Ibes Sociesc para dar aulas, mais uma vez verifiquei a total falta de educação de boa parte de nossos motoristas. Na rua Sete de Setembro, via de quatro pistas, bastou o cidadão à minha frente sinalizar que ia trocar de pista para o carro que vinha logo atrás acelerasse, impedindo a manobra natural. E depois reclamam que o trânsito não anda... mas com este tipo de atitude, não vai mesmo. Todo mundo vive com o pé no freio, sem contar com a colaboração do outro.

É por essas e outras que a capital São Paulo, de trânsito intenso, tem vias rápidas onde se anda (tirando o horário de rush, claro). Lá todos aceleram e quando um vai mudar de pista, o outro alivia para permitir a manobra.


MAIS UMA ETAPA

Sábado é dia de mais uma etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu. Mais um dia para encontrar os amigos que também curtem a emoção da velocidade. É a 5ª etapa, metade do campeonato, e os pegas acontecerão no kartódromo de Ascurra a partir das 16h.

Vamos brincar. E também competir. Será show! Sempre é.

Vídeo "caseiro" promocional da 5a etapa, by Cris Baifus.


FACE DO KART CLUBE

O Kart Clube Blumenau/Vale Europeu tem um facebook com algumas postagens muito legais. Uma delas essa aí, de uma chegada emocionante na Nascar... https://www.facebook.com/Kart-Clube-Blumenau-1667898500156867/?fref=ts.


Pra quem curte, vale a pena dar uma olhada lá.

Nenhum comentário: