Ligações insistentes todos os dias, inclusive aos sábados: assédio moral.
Às
vezes me pego pensando na teoria (e prática) da relação comercial. Toda empresa
que vende um produto ou serviço, deveria ter um atendimento de excelência.
Deveria ter, também, um pós venda eficiente. Afinal, fidelizar o cliente é a
melhor estratégia para continuar vendendo. Porém, o que vemos na prática, na
grande maioria dos estabelecimentos, é o contrário. Mesmo em tempos de crise
econômica, onde o relacionamento e o conceito valem mais do que próprio
produto/serviço, pois são eles que conquistam o cliente e catapultam o negócio,
muitas empresas fazem exatamente o contrário.
Impressiona,
no entanto, quando a empresa que comete as barbaridades é uma multinacional.
Grandes empresas deveriam ter todo o conhecimento teórico e recursos
suficientes para investir no bem estar do cliente. Não é isso, por exemplo, que
a operadora de telefonia celular Vivo faz. Não bastasse a total inconveniência
do telemarketing que liga várias vezes para oferecer a mesma coisa demonstrando
total desorganização de seu sistema, agora a operadora deu para autorizar uma
empresa de cobrança efetuar ligações gravadas para os clientes. Mas o que é
incrível: as ligações vão também para clientes que nada devem à operadora.
Conforme
mostra a imagem acima, as ligações são insistentes, várias a cada dia,
inclusive (mas não só) nos horários mais impróprios como almoço e tarde da
noite. No caso específico, o cliente, preocupado, ligou para a Vivo e...
recebeu a informação (que já sabia) que não tem qualquer débito com a
operadora. Quem atendeu na “Central Vivo” (8486) ainda informou que isto está
acontecendo recorrentemente com bons clientes, que mantém suas contas em dia. Diante da
informação que comprova a lambança e desrespeito da Vivo com seus clientes, era
de se esperar que as ligações cessassem, certo?
Que nada... continuam a chegar e a importunar bons clientes, que estão
ficando de saco cheio de serem clientes.
A
visão que se passa a ter da operadora Vivo com este tipo de caso: é uma empresa
bagunçada, que não tem o mínimo controle das contas daqueles que sustentam o
negócio (os clientes que pagam suas contas), e que não possuem o mínimo
respeito por eles. Diante do fato, acredito que cabem ações judiciais por
assédio moral, visto que os clientes são ininterruptamente importunados e
pressionados sem qualquer razão legal. Se todo mundo que é importunado pelo
abuso de desorganização deste tipo de empresa fizessem com que tivessem
prejuízo financeiro, quem sabe as coisas não mudariam?... Até porque se
dependermos da Anatel para agir e coibir este tipo de prática, estamos, nós
clientes, ferrados.
Quem sabe faz a hora não espera acontecer, já
dizia a música de Geraldo Vandré. Se o consumidor não agir de verdade, de pouco
adiantará ficar reclamando aos quatro ventos. É preciso se fazer respeitar,
exercer a cidadania. Ou ser explorado para sempre por empresas que oferecem um
serviço relaxado, sustentam-se com os milhões arrecadados de um povo
complacente e despreparado.
FRIO DE OUTONO
Esses
últimos dias mais frios de outono mostram que o inverno voltou. Depois de uns
dois anos de trégua aqui na região, os comerciantes voltam a vender produtos
para aquecer mãos, corpos, casas... Para quem gosta do frio, como eu, tudo bem.
Mas para quem sofre com doenças respiratórias mais facilmente, ou mesmo não tem
como se proteger do frio mais intenso, é um problema.
SEM CORAÇÃO
Aliás,
a notícia de que um cãozinho morreu de frio em Benedito Novo porque
seu dono não quis colocá-lo para dentro de casa, deixando-o no relento na madrugada,
surpreende pela falta de humanidade. Dizem que até uma ONG tentou intervir, mas
o dono sem coração não permitiu. Espero que seja uma informação fora do
contexto, mal explicada, sei lá. Mas a gente ouve e vê tanta coisa...
Tem
gente que não deveria jamais ter um animal de estimação. Quanto mais um filho.
FORA DA CURVA
A
violência do assassinato de 50 pessoas em uma boate nos EUA demonstra a
insanidade de alguns. A mesma insanidade, guardadas as proporções, de bandidos
da torcida organizada Macha Azul, do Avaí, que invadiram uma casa, agrediram
pessoas e quebraram pertences, só porque tinha gente com a camisa do rival
Figueirense na residência. Em Joinville, possíveis “neonazistas” agrediram
integrantes de uma banda de punk rock em um bar.
A
intolerância crescente de nossos dias exige ação mais enérgica das autoridades.
A QUEDA
Ok,
a participação da seleção na Copa América foi um fiasco e Dunga caiu. Mas... e
daí? A incompetência e vitaliciedade dos
dirigentes permanece. Enquanto não houver mudança de verdade, com
profissionalização da direção do futebol em seus cargos mais altos,
continuaremos neste troca-troca de técnicos que pouco resolve.
MOTORISTAS DE BLUMENAU
Dia
desses, dirigindo-me ao Ibes Sociesc para dar aulas, mais uma vez verifiquei a
total falta de educação de boa parte de nossos motoristas. Na rua Sete de
Setembro, via de quatro pistas, bastou o cidadão à minha frente sinalizar que
ia trocar de pista para o carro que vinha logo atrás acelerasse, impedindo a
manobra natural. E depois reclamam que o trânsito não anda... mas com este tipo
de atitude, não vai mesmo. Todo mundo vive com o pé no freio, sem contar com a
colaboração do outro.
É
por essas e outras que a capital São Paulo, de trânsito intenso, tem vias
rápidas onde se anda (tirando o horário de
rush, claro). Lá todos aceleram e quando um vai mudar de pista, o outro
alivia para permitir a manobra.
MAIS UMA ETAPA
Sábado
é dia de mais uma etapa do campeonato do Kart Clube Blumenau/Vale Europeu. Mais
um dia para encontrar os amigos que também curtem a emoção da velocidade. É a
5ª etapa, metade do campeonato, e os pegas acontecerão no kartódromo de Ascurra
a partir das 16h.
Vamos
brincar. E também competir. Será show! Sempre é.
FACE DO KART CLUBE
O
Kart Clube Blumenau/Vale Europeu tem um facebook com algumas postagens muito
legais. Uma delas essa aí, de uma chegada emocionante na Nascar... https://www.facebook.com/Kart-Clube-Blumenau-1667898500156867/?fref=ts.
Pra
quem curte, vale a pena dar uma olhada lá.
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