quarta-feira, 8 de junho de 2016

LIDERAR É UMA ARTE. PARA POUCOS.


Liderar com eficiência é saber deixar o orgulho de lado. Talvez esta não seja uma dica para sua carreira, mas sim para sua vida. (Rafael Russon)


A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns. (Abraham Lincoln)

As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia. (Franklin Roosevelt)


Quem quiser ser líder deve ser primeiro servo. Se você quiser liderar, deve servir. (Jesus Cristo)


Liderança está diretamente associada à competência na construção de relacionamentos com valores nobres e sobre bases sólidas. (Alfredo Martini Junior)


Apenas um líder extremamente vil ou imensamente imbecil pode levar adiante a estúpida idéia de que a guerra promove a paz. (Augusto Branco)


Um líder não é alguém a quem foi dada uma coroa, mas a quem foi dada a responsabilidade de fazer sobressair o melhor que há nos outros. (Jack Welch)


Um líder que só se preocupa com sua autoridade e sua posição provoca aversão e abandono de seus súditos.(Helgir Girodo)


Em algumas situações, um líder poderá precisar ser duro com seus liderados, porém com respeito e justiça. Com o tempo, as pessoas entendem a dureza, mas nunca aceitarão injustiças e desrespeitos. (Alfredo Martini Junior)


Não se é líder batendo na cabeça das pessoas - isso é ataque, não é liderança. (Dwigth Eisenhower)

Um líder é um vendedor de esperança. (Napoleão Bonaparte)


São muitas as frases que tentam definir o que é um líder, algumas delas ditas por homens que exerceram incontestável liderança, como Jesus Cristo. A liderança é um dom, uma escolha e uma prática. Eles existem, mas geralmente não estão no lugar em que deveriam atuar. O caso mais emblemático é o caso do próprio Brasil. A população não elege líderes, não os reconhece. Escolhe pessoas comuns para liderar um país. Talvez este seja o início de nossos problemas. Mas o problema não está só no ente público. Está, também, nas empresas privadas.

A liderança é muito diferente do que um cargo de chefia. “Liderança é ação, e não posição” (Donald McGannon). Chefes temos aos montes por este Brasil afora. Geralmente mandam em pessoas, não lideram equipes. Não o fazem porque não sabem. Não tem o dom, nem sempre foi uma escolha e não entendem como praticar a liderança. Ética, respeito a todos e especialmente aos liderados e um extremo senso de justiça são atributos e práxis fundamentais para um líder. “É difícil liderar uma cavalaria se você não sabe montar a cavalo” (Adlai Stevenson).

Muito comumente as pessoas que tentam, mas não conseguem liderar, não o sabem por quê. Não são suficientemente maduras, não são suficientemente seguras para serem líderes.A primeira pessoa que você lidera é a si próprio” (Jonh Maxwell). Se o pretenso líder não tiver em si a auto-suficiência própria dos líderes, nunca o será. Aliado a esta auto-suficiência, o líder nato precisa ter um senso apurado de humildade, capacidadade de resiliência. É fato que “um bom líder toma um pouco mais de sua parte na culpa e um pouco menos de sua parte no crédito” (Arnold Glasgow). Particularmente, eu diria que o líder é aquele que assume as responsabilidades, divide os méritos, constrói relacionamentos, colabora com o crescimento de seus seguidores e age, sempre, com apurado senso de justiça. Não da “sua” justiça, mas daquilo que é efetivamente justo para os seus colaboradores.

O líder de verdade precisa ter um desprendimento aguçado. Precisa buscar o bem do todo e os objetivos a serem alcançados, relevando o tempo todo o bem de seus seguidores. O líder se sacrifica como exemplo, não como moeda de troca ou possibilidade de cobrança. “Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar” (Sam Waltom). O líder de verdade reconhece o erro, pede desculpas se necessário. Líder é aquele que lidera ao natural, que provoca naqueles que o cercam o sentimento de união, de grupo, de família. Um líder se torna líder porque os que o cercam o admiram, muito especialmente pelo bom senso, amplo olhar humano e pelo senso de justiça.
 
Talvez, por isso tudo, estejamos tão carentes de líderes de verdade.


PAIS OMISSOS

Com todo o respeito à dor das pessoas que sofrem a violência de uma perda... aquele caso do menino de 10 anos que roubou arma, carro, trocou tiros com a PM e foi morto por um policial merece a prisão dos pais. Que tipo de educação e atenção deram a esta criança?  Falta liderança familiar também aí.


Parece que a imprensa nacional e especialmente o povo dos Direitos Humanos aponta para o foco errado.


OUTRO CASO

No caso da adolescente vítima de estupro coletivo no Rio de Janeiro, a omissão dos pais também deveria ser razão de preocupação. Prisão e punição exemplar a todos os bandidos que a estupraram. Mas se os pais passarem ilesos no processo, casos como este podem se repetir. Os pais são omissos, não educam e nem sabem por onde e com quem os filhos andam. Assim é fácil botar filhos no mundo.

A falta de estrutura da instituição família é clara em ambos os casos. O papo até pode parecer careta, mas o resultado está aí para avaliação, infelizmente.


RODÍZIO

Brusque acaba de inventar um novo tipo de rodízio: de prefeitos. A cada ano entra um. Primeiro foi o do PT, reeleito, que caiu porque teria exagerado nas verbas de publicidade. Depois entrou um interino, do PSD, que acaba de cair. Agora assume um do PP. Todas as quedas judiciais, claro. Se descontinuidade realmente prejudicar o trabalho como dizem...


EXAGERO

A manchete no Facebook de que “Planalto corta pelo menos R$ 8 milhões de sites simpáticos ao PT” assusta. Que amigos sempre foram beneficiados com os favores da lei, todos sabemos. Mas que toda esta quantia de nossos impostos eram utilizados para este fim... ah!, isso assusta.  http://istoe.com.br/planalto-corta-pelo-menos-r-8-milhoes-de-sites-simpaticos-ao-pt/


PRA MIM O QUÊ?


Esta imagem está rodando nas redes sociais. Engraçadinha, a cara da menina diz tudo...

Erros de português são sempre mal vindos (e está cheio por aí... nas placas, cartazes, nos textos, na fala), mas alguns extrapolam o bom senso. Quem não ouviu a professora dizer, lá no início na escola, que a gente não é índio?  Logo, não existe a expressão MIM antes de verbo (“pra mim fazer”, ”pra mim jogar”, “pra mim comer”, “pra mim entregar”, “pra mim falar”...). A não ser que seja separada por uma vírgula, mas aí já é outra história.

Alguns erros, como este, doem nos ouvidos.


TRIO PARADA DURA

Nem cheguei a comentar pós evento, mas a mesa redonda em que reuni, pela disciplina de Ética Jornalística do Ibes Sociesc, da qual sou professor, os colegas Alexandre Gonçalves, Carlos Tonet e Francisco Fresard (Pancho) para debater a ética nos dias atuais, foi show de bola. Tema sempre intrigante em momento mais do que oportuno. Alunos e profissionais que compareceram, curtiram. O debate virou até questão de prova, ontem.


Obrigado aos amigos pela disposição. O jornalismo local ganhou com isso.


BEM VINDO, INVERNO!


Há quem não goste. Há quem reclame do calor intenso do verão e também quando o frio pega. Eu, particularmente, sinto-me bem melhor quando as temperaturas caem. Quando mais, melhor. O inverno começou antes do calendário com sol e temperaturas bem baixas nesta quarta, 8. Mas vai cair mais, segundo a meteorologia. O ápice desta friaca é prevista para sexta-feira. Que venha!

Aliás, nunca entendi porque a palavra meteorologia tem seu radical em meteoro. Vale uma pesquisa.

Dia claro e frio em Blumenau. Previsão de mais frio ainda.

Nenhum comentário: