quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

OS “DONOS DA VERDADE”


Todo país, todo lugar, todo momento tem os seus “donos da verdade”. São aquelas pessoas para quem só a opinião deles está correta, eles são absolutos no que dizem, o que os outros pensam está errado, é mentira ou não conta. São ditadores travestidos de pessoas normais. São cabeças psicologicamente perturbadas, que não conseguem ver além do próprio umbigo.

Na história da humanidade muitos desses tornaram-se conhecidos: Hitler talvez seja o exemplo mais emblemático. Mussolini, Idi Amin, Stálin, Pinochet, Mobutu, Mao Zedong, Papa Doc, Saddam Hussein... Todos têm em comum terem ordenado a matança de milhares, em alguns casos milhões de pessoas, pela cegueira de acreditar que somente a opinião deles era correta, que aquilo que acreditavam era a verdade absoluta.

A verdade absoluta não existe. A verdade será, sempre, uma interpretação do fato feita por alguém. O fato concreto existe, porém a forma de vê-lo depende de cada um, de suas crenças, cultura, experiências sociais. Um exemplo característico da falta de uma verdade absoluta, que dou em sala de aula, é o de um acidente em uma esquina em uma noite qualquer. Provavelmente os dois motoristas terão opiniões divergentes do fato. Testemunhas interpretarão diferente o ocorrido dependendo do ponto em que se encontravam. Até a luminosidade interferirá. O fato é absoluto, a verdade não.

Diante desta realidade prático-filosófica, continuamos vendo pessoas querendo ser “donos da verdade” por aí, nas ruas, nas redes sociais. Criam uma versão para o fato e vendem sua “verdade” com ímpeto fundamentalista. Agarram-se àquela ideia e não veem qualquer outra possibilidade. Criam uma convicção e estreitam seus horizontes. E sempre há os incautos que, por falta de capacidade intelectual para criar uma opinião própria, compram a ideia de verdade do ditador da verdade. Uma lástima.

Os donos ou ditadores da verdade esquecem que o mundo não é preto ou branco, não é sim ou não, não é a favor ou contra. É muito mais complexo. Os ditadores da verdade, cegos pela sua ideologia, tentam cegar aos demais para que creiam naquilo que ele acredita. Os donos da verdade desprezam a opinião dos outros, desprezam a ideia básica da democracia, desprezam o respeito. Por isso, nos casos mais graves, matam por seus ideais, sejam eles políticos, religiosos, futebolísticos ou xenofóbicos. Quando não matam pessoas, matam a inteligência e a possibilidade de um mundo melhor.


Pior do que os cegos “donos da verdade”, só mesmo aqueles que criam sua verdade para iludir os outros e tirar benefício com isto. Na política está cheio disto. Pior do que o fanático, só o falso profeta, o pregador do apocalipse que sabe não existir.


Nenhum comentário: