sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

LISTA DE PROPÓSITOS DE 2016


Quando chega o Ano Novo, é comum ouvir sobre grandes propósitos. Queremos a paz no mundo, o fim da fome, justiça – inclusive social. Acredito que se fizermos diferente e praticarmos aquilo que desejamos, unindo discurso e prática, podemos contribuir com pequenas mudanças ao mundo em nossa volta. Se conseguirmos isto, teremos mudado o que nos é possível. Se cada um fizer um pouquinho, somente aquilo a seu alcance, o mundo mudará. Aos poucos, bem lentamente, talvez nem sintamos tais mudanças... mas ele mudará.

Como já dizia Renato Russo na música Perdidos no Espaço de sua Legião Urbana, “a mudança levou tempo por ser tão veloz”. Temos uma pequena passagem pelo Universo, uma vida de um punhado de décadas e isto é muito pouco na história da humanidade. O tempo – unidade de medida que só o ser humano utiliza – é muito diferente para o indivíduo em relação à sociedade. Muito mais ainda em relação ao cosmo. Então, façamos o que nos é possível, com clarividência de que podemos mudar uma centelha do mundo se agirmos como falamos - e se tivermos bons propósitos.

Se eu fosse fazer uma listinha de como melhorar o mundo através das minhas práticas, ela seria mais ou menos assim:

1 – Não me meter na vida dos outros.

2 – Respeitar as pessoas e fazê-lo da maneira que eu considere correto.

3 – Jamais pré-julgar as pessoas e fazer todo o esforço do mundo para nunca julgá-las.

4 – Ser verdadeiro, porém sempre educado.

5 – Tentar combater a maldade sempre que possível, inclusive nas redes sociais, onde proliferam.

6 – Afastar-me dos mal humorados, ignorantes, desinteligentes e mal educados, tentando compreender suas razões, por mais que não concorde com elas.

7 – Nunca me dobrar às convenções, exceto àquelas que eu considere corretas, embora resguarde a ética em minhas ações.

São apenas 7 itens. Muitos outros poderiam ser agregados, mas resvalariam nos já enunciados, seriam desdobramentos. Embora seja uma lista curta, tenho clareza da dificuldade de cumpri-la. Há alguns anos venho repetindo-a e só na insistência do caminho é possível alcançar esses objetivos. 

Parece bobagem, não é?  Então tente fazer uma lista que afaste ao máximo possível a hipocrisia de sua vida e busque cumprir na prática sua pequena lista. Porque sem a real tentativa da prática, somos o mais comum dos comuns, pregando em discurso aquilo que não se busca, somos aquilo que muitas vezes condenamos, aquele que prega a moral de cuecas.


Feliz 2016!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente lista, meu caro. Se todos colocarem isso em prática em 2016 com certeza será um ano melhor.