sábado, 16 de janeiro de 2016

A FAVOR DA PENA DE MORTE

É necessário mudar as leis para que a Justiça possa agir.

O assunto é sério e ainda causa certa polêmica. Confesso que não entendo bem por quê. Parece-me que a vida dos assassinos têm valor e a das vítimas não. Estamos perdendo de goleada para bandidos que não dão a mínima para a vida dos outros. Sabem que as polícias mal funcionam, a Justiça é lenta e a lei é frouxa. O cara tira uma vida e ''se'' for pego e condenado, sai rapidinho pelos benefícios da pena.

Dia desses, ao ver o noticiário da GloboNews, me deparei com mais um crime onde uma vida foi tirada por nada. Uma vendedora foi morta a tiros porque se apavorou quando dois bandidos, a pé, tentaram abordar o carro dela. Os ladrões estavam fora do carro e ela, assustada, só tentou arrancar. Morreu. O vídeo está neste link: http://g1.globo.com/…/video-mostra-assalto-mulher-que-morre….

Há quem diga que com a pena de morte um inocente pode ser condenado por engano. Meia verdade. Haveria critérios (crimes com morte por motivo fútil ou violenta, por exemplo) e necessidade de provas. Ainda assim, se de 1000 condenados outros 999 fossem bandidos, talvez um erro não seja razão suficiente para o sofrimento de tantas famílias que tem a vida de seus entes queridos tiradas. É preciso dar uma basta nesta situação!

Há ainda quem argumente que ninguém pode tirar a vida de um ser humano, a não ser um Deus. Então há alguma coisa muito errada nas milhares de pessoas mortas todo ano por bandidos, em crimes sem sentido nem perdão.

Está mais do que na hora das pessoas de bem serem tratadas como pessoas de bem e pessoas que tiram a vida de pais, mães ou filhos, destruindo as famílias,serem tratadas como pessoas do mal que são.Tapar o sol com a peneira, fingir que um dia nossa malfadada estrutura educacional, legislativa e prisional dará conta de conter esta avalanche de assassinatos, é uma utopia fatal. Fatal para as comunidades, para a sociedade, para as pessoas de bem.

Sim, há muito tempo penso sobre o tema e sou a favor da pena de morte porque cansei de ver o mal vencer o bem nas ruas do meu país. Não é justo, não é correto. A vida das pessoas de bem precisa ser preservada. E a bandidagem sem coração nem escrúpulos precisa temer algo. Se não diminuírem os crimes porque não vierem a temer, o que duvido muito, pelo menos que morram!


NO FACEBOOK

O texto anterior, postado no facebook por mim, teve pouquíssimas curtidas. Achei divertido. Muito menos do que um prato de saladas ou um por do sol. Demonstra que as pessoas não curtem temas mais sérios naquela rede social. Mas demonstra, também, que há muita gente com receio de se posicionar – a favor ou mesmo contra – quando o tema é polêmico. Faz parte. Não foi postado para ter curtidas, mas para fazer pensar.


OLHOS VISTOS

Prédios crescem rápido nas ruas atrás do ginásio Galegão.

A região ao longo da rua Humberto de Campos está crescendo a olhos vistos. Para cima. Grandes prédios estão aparecendo naquela área, sempre atingida quando há enchentes em Blumenau. O sucesso da Vila Germânica, tornado um ponto turístico o ano todo, aliado ao prolongamento da rua Humberto de Campos, também deve ter contribuído para a decisão das empresas imobiliárias de se movimentar para aqueles lados. Em um futuro não muito distante, será o novo quintal dos espigões de Blumenau, tal qual o bairro Victor Konder.


ERA UMA VEZ

Difícil dizer o que está acontecendo com o Supermercado Angeloni em Blumenau. Pelo menos na loja localizada em frente ao Terminal da Proeb, onde o centro faz divisa com o bairro da Velha. Começou com a falta de alguns produtos, especialmente hortifrutigranjeiros. Alface, tomate, cenoura... quando não faltam, a qualidade costuma ser sofrível. Leite em saco, sempre adquirido abaixo da demanda. Considerado o supermercado com os preços mais altos da cidade, não oferece serviços à altura há algum tempo. Empacotadores sumiram. O ar condicionado é desligado bem antes do supermercado fechar. Se você for depois das 22h, vai passar calor feio. E o número de caixas é cada vez menor, provocando grandes filas.

Não era assim. Por isso, a impressão de que algo está estranho por aquelas bandas...

Apenas 4 caixas rápidos em pleno dia de sexta-feira (15).

FINAL DE FÉRIAS



Férias é sempre especial. Tempo de descansar, recarregar as baterias e viver um pouco mais intensamente as horas fazendo aquilo que se quer. Este ano foi show. Mas é hora de voltar a acelerar rumo a 2016. É agora que o ano começa pra valer.


Nenhum comentário: